Início » Curiosidades » As 10 Maiores Montanhas do Mundo
As 10 Maiores Montanhas do Mundo
1 de dezembro de 2017

As 10 Maiores Montanhas do Mundo

A maioria das pessoas já sabem que a montanha mais alta do mundo é o Monte Everest, mas  vamos ser realistas por alguns segundos, você sabe informar qual seria a segunda maior montanha? a terceira ou quarta? difícil lembrar né? se você é montanhista provavelmente lembra de algumas mas para a grande maioria não vai se lembrar, graças ao Google hoje podemos obter essas informações de forma rápida, confira no artigo abaixo.

1) Monte Everest:

O Monte Everest é a maior montanha do mundo

O Monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarmāthā e no Tibete como Chomolungma, é a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar. O monte está localizado na cordilheira Mahalangur Himal, no Nepal. A fronteira internacional entre a China (Região Autônoma do Tibete) e o Nepal atravessa o ponto preciso do cume do Everest. Seu maciço inclui picos vizinhos, como Lhotse (8.516 m); Nuptse (7.855 m) e Changtse (7.580 m).

Os primeiros escaladores bem sucedidos do Everest foram Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Estima-se que há mais de 200 cadáveres no Everest , todos eles provavelmente bem preservados devido às temperaturas extremamente frias. (Fonte: Wikipédia)

2) K2

O K2 é a segunda maior montanha do mundo

O K2 (também conhecida como monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang ou Qogir Feng) é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do Monte Everest, a 8.611 metros acima do nível do mar. Ele está localizado na fronteira China-Paquistão entre Baltistão, na região de Gilgit-Baltistão do norte do Paquistão, e o Condado Autônomo Tashkurgan em Xinjiang, China. O K2 é o ponto mais alto da cordilheira de Caracórum e o ponto mais alto no Paquistão e de Xinjiang.

O monte é conhecido como “montanha selvagem” devido à extrema dificuldade de subida. Ele tem a terceira maior taxa de mortalidade entre as montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Com cerca de 300 ascensões bem-sucedidas de sucesso e 77 mortes, cerca de uma pessoa morre na montanha a cada quatro que chegam ao cume. É mais difícil e perigoso atingir o pico do K2 pelo lado chinês; assim, o lado paquistanês é mais popular para os alpinitas.

A primeira tentativa profissional de ascensão ocorreu em 1902, mas apesar de cinco tentativas infrutíferas e mortais, seu topo não foi atingido até que uma expedição italiana realizou este feito em 31 de Julho de 1954. A expedição era liderada por Ardito Desio, e os dois alpinistas que atingiram o topo foram Lino Lacedelli e Achille Compagnoni. (Fonte: Wikipédia)

3) Kangchenjunga

O Kangchenjunga é a terceira maior montanha do mundo.

O Kanchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo, com 8.599 metros de altitude. Está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia. É a montanha mais alta da Índia.

De 1838 até 1849, acreditava-se que o Kanchenjunga era a mais alta montanha do mundo, pois desconhecia-se a altitude do monte Everest e do K2. É uma enorme massa montanhosa com muitos cumes satélite emergindo da sua aresta gelada. Está situada na fronteira do Nepal e Sikkim, a apenas 46 milhas a noroeste de Darjeeling. É a mais oriental das grandes montanhas de 8.000 metros dos Himalaias.

Várias são as origens do nome Kangchenjunga, mas na sua tradução literal corresponde à expressão Os 5 Tesouros da Grande Neve, como referência aos seus cinco picos que nascem dos seus glaciares, ou aos cinco tesouros que os deuses guardam nesta montanha: ouro, prata, cobre, trigo e os livros sagrados.

Esta montanha só foi escalada com sucesso em 1955, por Joe Brown e George Band (expedição britânica) tendo sido tentada pela primeira vez logo em 1905, onde quatro membros de uma expedição internacional morreram numa avalanche. (Fonte: Wikipédia)

4) Lhotse

O Lhotse é a quarta montanha mais alta do mundo

O Lhotse é a quarta montanha mais alta do mundo com 8.516 metros de altura, possuindo ligação com o monte Everest pela coluna sul. Dada a proximidade com o Everest, tem um baixo valor de proeminência topográfica. Até outubro de 2003 haviam subido ao topo do Lhotse 243 alpinistas, sendo que 11 morreram, os primeiros alpinistas a atingirem o seu cume foram os suíços chefiados por Albert Eggler em 18 de maio de 1956.

O flanco ocidental do Lhotse é conhecido como a face de Lhotse. Todos os alpinistas que vão pela coluna sul do Everest devem escalar esta parede de 1.125 metros constituída de gelo glacial. Essa face levanta-se em declives de 40 e 50 graus com protuberâncias ocasionais de 80 graus. (Fonte: Wikipédia)

5) Makalu

Makalu é a quinta montanha mais alta do mundo

Makalu é a quinta montanha mais alta do mundo, possuindo 8.462 metros de altitude, está localizada a 22 km a leste do monte Everest. É um pico isolado cuja forma lembra uma pirâmide de quatro faces.

O Makalu é considerada uma das montanhas mais difíceis de se escalar em todo o mundo. A montanha é conhecida por suas subidas íngremes e seus cumes afiados, os sul africanos Otto Guilherme Gerstenberger Junior e John Karl Villabranch atingiram o cume em 13 de maio de 1980 sem recursos de oxigênio.

No dia 11 de Maio de 2008, às 11 horas da manhã, os alpinistas Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda, da primeira expedição brasileira (Brasil Makalu 2008) alcançaram o cume do Makalu. (Fonte: Wikipédia)

6) Cho Oyu

Cho Oyu, sexta maior montanha do mundo

Cho Oyu (ou Cho Oyo ou Zhuoaoyou) é a sexta montanha mais alta do mundo com 8.201 metros de altura, está localizada na cordilheira do Himalaia, a 20 km a oeste do monte Everest. Seu nome significa a melhor turquesa no idioma tibetano.

O Cho Oyu foi escalado pela primeira vez em 19 de Outubro de 1954, através do lado noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama, participantes de uma expedição austríaca. A primeira tentativa de escalada foi em em 1952, por uma expedição conduzida por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6.650 m provaram ser além de suas habilidades.

Essa montanha é considerada a menos difícil de se escalar entre todas as montanhas com mais de oito mil metros de altitude. O Cho Oyu foi o quinto pico com mais de 8.000 m a ser escalado, após o Annapurna em junho de 1950, o monte Everest em maio de 1953, o Nanga Parbat em julho de 1953 e o K2 em julho de 1954. Na montanha cho oyu ja foi registradas cerca de 40 mortes e 15 desaparecidos. (Fonte: Wikipédia)

7) Dhaulagiri

Dhaulagiri

Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta do mundo e a mais alta do Nepal sem se localizar numa fronteira. Está localizada na cordilheira do Himalaia, na parte centro-norte do Nepal. Seu nome significa a montanha branca.

Após a sua descoberta em 1808 pelo mundo ocidental, o Dhaulagiri foi tido como a montanha mais alta no mundo. Este desconhecimento durou vários anos, até o Dhaulagiri ter sido ultrapassado pela estimativa da altitude do cume do Kangchenjunga em 1852.

O Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, por Kurt Diemberger, Peter Diener, Ernst Forrer, Albin Schelbert, Nyima Dorji e Nawang Dorji, componentes de uma expedição helvético/austríaca. (Fonte: Wikipédia)

8) Manaslu

Manaslu, oitava montanha mais alta do mundo

O Manaslu (também conhecido como Kutang) é a oitava montanha mais alta do mundo com 8.156 metros de altitude. Está localizada na cordilheira do Himalaia. Seu nome deriva da palavra Manasa, que em sânscrito significa a montanha do espírito.

O Manaslu foi escalado primeiramente em 9 de maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, membros de uma expedição japonesa. (Fonte: Wikipédia)

9) Nanga Parbat

Nanga Parbat, a nona maior montanha do mundo

Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, com 8.125 m de altitude, localiza-se na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão, e mais especificamente na região da Caxemira. O seu nome significa “montanha nua” em urdu. Outros nomes, com os quais esta montanha é conhecida, são “Diamir” (rei das montanhas) e “killer mountain” (a montanha assassina). De fato é uma das montanhas mais mortíferas dos Himalaias com uma percentagem ao redor de 28% entre tentativos de acesso e acidentes mortais. Até 2009 a montanha foi escalada com sucesso 326 vezes (22 foram mulheres), por enquanto 68 pessoas morreram.

A montanha foi escalada completamente pela primeira vez em 3 de julho de 1953 pelo alpinista austríaco, Hermann Buhl, e sua equipe alemã de alpinistas. Essa escalada representa um dos feitos mais impressionantes na história do alpinismo, porque foi a única vez, na qual a primeira acensão de um oito mil foi realizada por um alpinista só, em um assalto solitário desde o último campo até o topo. (Fonte: Wikipédia)

10) Annapurna

Annapurna, a décima montanha mais alta do mundo

A Annapurna e a décima mais alta montanha da Terra com 8.091 metros de altura e pertence a cadeia de montanhas do Himalaia, foi a primeira montanha com mais de 8.000 metros de altitude a ser escalada. Annapurna é um nome sânscrito que significa “Deusa das colheitas”.

Em 3 de Junho de 1950 Maurice Herzog e Louis Lachenal atingem o topo, uma expedição da qual participavam também Lionel Terray, Gaston Rébuffat, Marcel Schatz, Jean Couzy, Marcel Ichac, Jacques Oudot e Francis de Noyelle.

Historicamente, Annapurna, e os picos de apoio no maciço, são algumas das montanhas mais difíceis e perigosas do mundo para escalar. O índice de mortalidade ao cume em Annapurna, por exemplo, é algo por volta de 32% segundo o site Mpora,a montanha está localizada no centro-norte do Nepal. (Fonte: Wikipédia)

Os Himalaias são a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Paquistão, Índia, China (que inclui o Tibete), Nepal e Butão), por estarem tão presentes nesse artigo das 10 maiores montanhas do mundo coloquei essa foto abaixo para termos uma noção das localizações dos picos.

montanhas do Himalaya

Tentei apenas listar e colocar as principais informações das montanhas, fonte das imagens são da Getty Images, a maioria das informações foram colhidas no Wikipédia, se você leu até aqui e curtiu o Artigo ou acredita que algo deveria ser acrescentado ou está errado use o campo de mensagem abaixo, e não esqueça de seguir a gente nas redes sociais para acompanhar os próximos artigos.

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *