Início » Viagens » Conheça o Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro
Conheça o Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro
28 de janeiro de 2017

Conheça o Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro

Com temperaturas amenas e colonização suíça, Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo, situada a 28 km da cidade e a 150 km do Rio de Janeiro, capital. Considerada um dos pontos turísticos do estado, localiza-se na região serrana do estado do Rio, e é próxima ao também distrito São Pedro da Serra, o 7° de Nova Friburgo.

Uma vila de características bucólicas e voltadas à vida no campo, Lumiar é acessível através da rodovia RJ 142, com cerca de 700 metros de altitude. Suas características naturais são também responsáveis por suas temperaturas mais amenas no verão, e mais frias durante o inverno, atraindo turistas.

Distrito de LumiarDistrito de Lumiar

Lumiar fica situada na área de mata atlântica, presente na Reserva Florestal de Macaé de Cima, onde também se localiza a nascente do Rio Macaé. É envolta também pela Serra do Mar do Estado do Rio de Janeiro, que é envolta por belezas naturais e ecológicas. Com a configuração da geografia do local, muitas cachoeiras acabaram por se formar na vila de Lumiar, o que são alguns dos principais pontos turísticos da tranquila localidade.

Centro de LumiarCentro de Lumiar

Colonizada por fazendeiros franceses, a região conta com diversos atrativos e até mesmo piscinas naturais. Conheça também a Pedra Riscada, o Encontro dos Rios e as corredeiras do Rio Macaé. Outra opção que atrai muitos visitantes são as mais de 30 trilhas que podem ser percorridas à pé, de bicicleta ou de jipe.

Lumiar oferece entretenimento para qualquer tipo de turista. Durante o dia, os visitantes podem aproveitar lindos passeios nas belezas naturais do local. À noite, apesar da paz do local, a vila oferece uma ativa vida noturna que pode animar e embelezar a estadia dos turistas de todo o país.

Praça com Coreto de LumiarPraça com Coreto de LumiarPraça com Coreto de LumiarPraça com Coreto de Lumiar

Com localização estratégica, Lumiar foi beneficiada pela pavimentação da Estrada Serramar. Com a nova estrada, o vilarejo agora faz parte do circuito que se forma entre Nova Friburgo e a Região dos Lagos, se tornando assim mais visitadas por turistas que buscam as belezas do local e suas localidades vizinhas.

Dicas importantes: 

Ao visitar a vila de Lumiar, tome alguns cuidados, pois enquanto pequena concentração urbana, o vilarejo não dispõe de uma sofisticada estrutura de apoio. Desta forma, o local não oferece caixas eletrônicos 24 horas, o sinal de celular pode ser dificultado e o atendimento médico também não é constante.

No entanto, as opções turísticas não faltam na vila. Empresas realizam passeios diários de rafting, caminhadas e trilhas às cachoeiras, não deixe de conhecer. Boas sugestões são as cachoeiras de Poço Feio, São José, Indiana Jones e Poço Verde. Vale ressaltar também que algumas cenas de novelas da Rede Globo foram gravadas neste local, dada a sua natural e exuberante beleza.

Os passeios de Lumiar podem ser uma magnífica opção para quem quer conhecer inesquecíveis paisagens naturais com a paz e a harmonia que apenas ambientes calmos como uma vila podem oferecer. Consulte sua agência e conheça essa maravilha com aspectos de grandeza natural e em pleno desenvolvimento.

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *