Início » Destaques » Pedra do Sino em Teresópolis, como chegar, trilha, fotos e vídeo.
19 de agosto de 2017

Pedra do Sino em Teresópolis, como chegar, trilha, fotos e vídeo.

Quero iniciar essa postagem falando de minha alegria em conquistar esse cume da Pedra do Sino, cerca de um ano atrás fui ao PARNASO com um amigo fazer a trilha do Cartão Postal que é uma trilha leve de se fazer no parque de aproximadamente 1 hora, o mirante dessa trilha fica de frente para a Serra dos Órgãos a 1200 metros de altura, onde podemos ver o Dedo de Deus e outras montanhas do parque. Essa tinha sido a minha segunda trilha na vida, enquanto estava lá fiquei me imaginando no cume dessas montanhas e fiquei sabendo que era possível chegar ao cume de boa parte das montanhas, de lá para cá me empenhei em ganhar experiência fazendo as trilhas urbanas até que chegou o grande dia! E digo que foi sensacional, aconselho a todos os amantes de trilhas a provar essa experiência de estar na montanha mais alta do parque na Pedra do Sino a 2275 metros de altura, segue abaixo algumas dicas e relatos de nossa aventura.

A nossa aventura inicia na portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis, como a gente foi fazer o bate e volta no mesmo dia o melhor caminho é por Teresópolis.

Portaria do PARNASOEntrada do PARNASO Teresópolis

Após comprar o ingresso e nos identificar na guarita partimos para parte alta do parque onde inicia a trilha, se você estiver de carro suba até o estacionamento da parte alta, caso tenha indo de ônibus se prepare que da portaria até o inicio da trilha são quase 3km de subida.

Estacionamento da parte altaEstacionamento do PARNASO parte alta

Início da trilha da Pedra do SinoInicio da trilha Pedra do Sino

O trecho inicial até a Cachoeira é considerado o trajeto mais puxado dessa trilha, ela é a mais íngreme porém fácil de superar, aproveite o primeiro ponto de parada de descanso porque ainda tem muito pela frente, dependendo do seu ritmo você consegue chegar na cachoeira em 1 hora.

Cachoeira Véu da Noivacachoeira véu da noiva parnaso

Saindo da Cachoeira partimos em direção ao próximo ponto de parada onde era usado como uma base de camping, da cachoeira em diante o trajeto fica agradável, não iremos encontrar pontos tão íngremes, vamos caminhar por várias trilhas em zigue zage e contemplando uma bela vista.

caminhada ate pedra do sino

caminhada ate pedra do sino

2º ponto de paradacaminhada ate pedra do sino

Saindo do segundo ponto de parada, partimos para o Abrigo do Sino onde vai ser nosso terceiro ponto de parada, você vai ter uma vista diferente do que viu ao longo do caminho, a vegetação vai mudar, a trilha fica mais exposta ao sol e vai contemplar uma vista diferente do parque.

montanhas da serra dos órgãos

Sensação de alegria ao ver a Pedra do Sino na minha frente, após horas de caminhada e enfrentar temperaturas diferentes ver o Cume logo ali anima você a prosseguir, tão peto e dependendo apenas de você para chegar lá…caminhada ate a pedra do sino

Após muito caminhar chegamos ao abrigo do Sino, onde é possível alugar uma beliche dentro do Abrigo ou alugar uma barraca de Camping para passar a noite, outra opção é levar a sua barraca de Camping, mas é necessário contratar esses serviços com antecedência, pelo site do PARNASO .

abrigo da pedra do sino

Chegando ao abrigo do Sino tem mais uma caminhada de uns 20 minutos até a Pedra do Sino, segue abaixo mais algumas fotos do trajeto até o Cume.

trilha da pedra do sino

trilha da pedra do sino

Finalmente após quase 5h de caminhada e 11km percorridos, chegamos ao ponto mais alto da Serra dos Órgãos que fica na Pedra do Sino, com seus 2275 metros de altura te proporciona uma vista incrível em 360° de toda Região Serrana, no ponto mais alto da Serra dos Órgãos, a vista é deslumbrante para qualquer lado que se olhe. O fantástico Vale da Morte, a Baía de Guanabara, Pedra da Gávea, Teresópolis, Petrópolis… De cima, outras montanhas da cadeia, como Garrafão, Dedo de Deus, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Nariz e Verruga do Frade… É fácil ficar horas encantado com as belezas e o clima desse local, como fomos em um dia nublado acabamos pegando o famoso tapetão de nuvens abaixo da gente, dificultando bastante em ver os pontos citados acima, confira as belas imagens registradas abaixo.

pedra do sino

pedra do sino teresopolis rj

pedra do sino teresopolis rj marco zero

pedra do sino teresópolis

Essa foto abaixo foi tirada no Marco Zero, um bloco de concreto que marca o ponto mais alto da Pedra do Sino e de todo parque, a uns anos atrás esse bloco foi parcialmente destruído por um raio, mas para a minha surpresa ao chegar lá vi que ele foi reconstruído e aproveitei para tirar a foto clássica sobre ele.

marco zero da pedra do sino

SOBRE O PARQUE:

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura. (Fonte histórica retirada do site do PARNASO)

COMO CHEGAR:

Ônibus: Saem ônibus com muita frequência da Rodoviária Novo Rio, para Teresópolis (pedir para descer na Sede do Parque, um pouco depois da entrada da cidade – não confundir com a sub-sede, bem abaixo, antes mesmo de subir a serra).

Carro: A partir do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) até Teresópolis, após entrar na cidade seguir até sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na própria BR-116.

Se você entrar na BR-116 pela AV Brasil, zere seu hodômetro assim que entrar na BR-116, e depois de 74km você estará de frente para a entrada do Parque PARNASO em Teresópolis, o local possui estacionamento pago.

DICAS IMPORTANTES:

Para você que mora na Região metropolitana do Rio de Janeiro como Niterói, São Gonçalo, Magé, Itaboraí e Grande Rio e deseja visitar a Pedra do Sino com segurança e transporte incluso, indicamos a Four Adventurers eles preparam um roteiro muito legal e atendem toda essa região com facilidade, link da página deles no Facebook: https://www.facebook.com/fouradventurers/

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *