Início » Viagens » Sana de Macaé: o Paraíso das Águas da Serra Macaense

Sana de Macaé: o Paraíso das Águas da Serra Macaense

31 de janeiro de 2017
290 visitas

O Distrito de Sana de Macaé fica localizado entre os municípios de Casimiro de Abreu, Nova Friburgo e Trajano de Moraes. Permanece com temperaturas agradáveis durante o ano todo (entre 18° e 24°). Com legislação e conselho próprios, o 6° Distrito de Macaé é um local em franco desenvolvimento para melhor receber turistas e visitantes.

Com acesso à Rodovia Serramar (RJ 142), que já está asfaltada, o Distrito de Sana possui uma localização muito adequada, estando próximo aos municípios de Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Campo dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, além de estar ainda em proximidade com toda a Região dos Lagos.

Entrada do Portal do Sana MacaéPortal do Sana Macaé

As pessoas que frequentam Sana estão em busca de profundo contato com a natureza, e o distrito oferece a melhor infraestrutura da região serrana, contando com várias opções de hospedagem, bares, restaurantes, áreas de camping e hotéis fazenda que oferecem serviços de alta qualidade a seus visitantes.

Locais para se visitar em Sana:

O Distrito de Sana possui três regiões distintas. Na Barra do Sana, o Rio Sana se encontra com o Rio Macaé. No Arraial do Sana é onde se concentra a maioria da população do distrito, enquanto que na Cabeceira do Sana nasce o rio que dá nome e que corta todo o distrito localizado na região serrana.

Ao longo do Rio Sana, os turistas poderão visitar as cachoeiras de Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega e a Cachoeira das Andorinhas. Visite também os diversos córregos que contam inclusive com piscinas naturais, como os córregos de São Bento, Boa Sorte e Glória.

Destaque para a Cachoeira do Escorrega, uma das mais visitadas do local. Possui esse nome pois sua formação inclinada lembra um toboágua natural, com pouca correnteza, o que faz com que o atrativo seja também seguro para crianças e toda a família. O ponto turístico fica a uma distância de 20 minutos do distrito, em uma trilha limpa e bem sinalizada.

Cachoeira das Sete QuedasCachoeira Sete Quedas SanaCachoeira MãeCachoeira Mãe SanaCórrego Boa SorteCórrego Boa Sorte Sana

Vale a pena também conhecer a Pedra do Peito do Pombo. Faça uma exuberante caminhada com guias credenciados para a formação rochosa que, de certos ângulos, lembra a ave que dá nome ao ponto turístico. Dentre a ida e a volta, leva-se cerca de sete horas de uma proveitosa caminhada. O Peito do Pombo é o ícone ecológico do Distrito de Sana.

Pedra do Peito do PomboPeito do Pombo SanaNascer do Sol no Peito do PomboNascer do Sol no Peito do Pombo

Sana não possui apenas cachoeiras tranquilas como o Escorrega. Para quem procura mais emoção e é fã de esportes radicais, é possível realizar rafting e canoagem na forte correnteza do Rio Macaé, em uma descida que faz bater forte o coração!

Para realizar uma boa visita ao Distrito de Sana, seguem algumas dicas importantes para evitar problemas e aproveitar o máximo de sua viagem:

– Respeite as regras e as ordens dos guias credenciados. Por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental, os passeios no distrito tem que ser supervisionados por profissionais da área, obrigatoriamente.

– Leve dinheiro e todos os remédios que julgar necessário, pois não há muitas opções para bancos e farmácias no distrito. O lugar oferece boa estrutura, mas não deixa de ser um pequeno vilarejo, portanto, tenha sempre precaução.

– O acesso para algumas cachoeiras a partir de Janeiro de 2017 estão sendo cobradas taxas no valor de R$: 10,00, as cachoeiras em sua grande maioria ficam em áreas particulares.

Em Sana o sinal de celular não é dos melhores, e só funciona com a Oi. Da mesma forma, são poucos os pontos com acesso à internet no distrito. Mas esqueça estas coisas e aproveite tudo o que a natureza, os bares e os restaurantes do local podem te oferecer.

Considerações finais:

Algumas imagens foram cedidas pela Quezia Carvalho do canal no YouTube Aventuras da Magrela no Blog dela tem várias fotos e dicas para você aproveitar ao máximo o Arraial do Sana em Macaé, para mais dicas e fotos acessem: http://aventuradamagrela.blogspot.com.br/

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *