Início » Trilhas » Trilha da Pedra do Elefante, Como Chegar, Dicas, Fotos e Vídeo

Trilha da Pedra do Elefante, Como Chegar, Dicas, Fotos e Vídeo

20 de janeiro de 2017
575 visitas

A Trilha da Pedra do Elefante ou Alto Mourão é uma das trilhas que tem a vista mais bonita para as cidades de Niterói e Maricá, a Pedra do Elefante tem aproximadamente 412 metros de altura e pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A trilha tem 4 quilômetros (considerando ida e volta) e é um pouco cansativa, se você não tem o hábito de fazer trilhas não recomendo ir sozinho, procure alguém experiente que vá com você, devido o grande risco de acidente.

Fizemos a trilha por volta de 1:30h até chegar ao topo, a trilha inicia em uma mata fechada mas sinalizada, você vai percorrer por volta de 1 hora a trilha até chegar o ponto principal de escalada na rocha, não é necessário levar equipamentos como corda, tem como subir pelas pedras numa boa, lembrando que é sempre bom respeitar os seus limites para que não ocorra um acidente.

Início da Trilha da Pedra do ElefanteInicio da Trilha da Pedra do ElefanteInício da escalada da Pedra do ElefanteInicio da escalada da Pedra do Elefante

Quando se chega ao topo temos uma vista incrível da parte de Niterói, fazendo o Costão de Itacoatiara ficar minúsculo, além disso podemos ver toda orla das praias de Niterói como, Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas o Morro das Andorinhas que é outro local para se fazer trilha.

Vista para o Costão e a Praia de Itacoatiara e ao fundo o Morro das AndorinhasVista para o Costão e a Praia de Itacoatiara e ao fundo o Morro das AndorinhasChegando ao Topo da Pedra do ElefanteChegando ao Topo da Pedra do Elefante

Já da parte de Maricá podemos ver toda a Praia de Itaipuaçu, as Ilhas Maricas, e toda extensão da praia que vai até Saquarema que é outro Município na Região dos Lagos.

Vista para Itaipuaçu – MaricáVista para Itaipuaçu - MaricáVista para a Praia de Itaipuaçu – MaricáVista para a Praia de Itaipuaçu - Maricá

Pontos Positivos da trilha:

O local é sinalizado;
Não precisa de Guia para te levar;
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.

Pontos Negativos:

A trilha da Pedra do Elefante é um pouco perigosa e tem risco de acidente, o local é deserto, a trilha é sinalizada, mas em alguns pontos não tem marcação mas seguindo a trilha vai conseguir chegar até o ponto de escalada, outro detalhe que queria abordar é o risco de escorregar nas pedras, embora o risco seja pequeno, “pode ocorrer”, por isso eu insisto da pessoa não ir sozinha.

Dicas importantes:

Leve bastante água para beber, vá de tênis confortável, leve algo para lanchar e repor as energias na hora de descer, como a segunda parte da subida é bem exposta se proteja ao máximo do sol, vá de óculos escuro, chapéu, protetor solar e o mais importante suba no seu ritmo sempre respeitando sua condição física.

Como Chegar:

Para chegar não é muito complicado, se você for de ônibus basta pegar no Terminal de Niterói o ônibus 38 Itaipu e saltar um ponto antes da entrada da Praia de Itacoatiara, e subir a rua do posto de gasolina Alê, a subida é bem íngreme e por volta de 15 minutos você chega até a entrada, tem uma placa no local informando o início da trilha.

Se você for de carro basta configurar o GPS para o Mirante da Estrada de Itaipuaçu (RJ-102), no mirante é possível estacionar, mas tem apenas 4 vagas se não me engano.

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *