A Trilha da Pedra do Elefante ou Alto Mourão é uma das trilhas com a vista mais bonita para as cidades de Niterói e Maricá, a Pedra do Elefante tem aproximadamente 412 metros de altura e pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A trilha tem 4 quilômetros (considerando ida e volta) é um pouco cansativa, se você não tem o hábito de fazer trilhas não recomendo ir sozinho, procure alguém experiente que vá com você, devido o grande risco de acidente.

A trilha tem uma duração em média por volta de 3 horas considerando ida e volta, a trilha inicia em uma mata fechada mas sinalizada na beira da pista, existe um estacionamento pequeno no mirante á alguns metros a frente da entrada da trilha, você vai percorrer por volta de 1 hora a trilha até chegar o ponto principal de escalada na rocha, não é necessário levar equipamentos como corda (se você já tiver o hábito de fazer escalaminhadas e não for iniciante), tem como subir pelas fendas nas pedras numa boa, lembrando que é sempre bom respeitar os seus limites para que não ocorra um acidente.

Estacionamento da Pedra do Elefante (Alto Mourão)
Estacionamento da Pedra do Elefante
Inicio da Trilha da Pedra do Elefante
Início da Trilha da Pedra do Elefante
Caminho da Pedra do Elefante
Caminho da Pedra do Elefante

Após você andar pela trilha por volta de uns 50 minutos vai encontrar o primeiro mirante voltado para o Costão de Itacoatiara a esquerda, no meio a Praia de Itacoatiara e do lado direito um morrão pouco conhecido apelidado de Pedra do Telégrafo, esse local rende boas fotos além de ser um bom lugar para parar repor as energias já que você está a uns 10 minutos do ponto de escalaminhada.

Costão de Itacoatiara e Pedra do Telégrafo
Costão de Itacoatiara e Pedra do Telégrafo

Agora chegamos no ponto mais critico e perigoso da trilha o inicio da escalaminhada da Pedra do Elefante, essa escalaminhada é longa e deve durar uns 20 minutos até o cume, então preste atenção onde vai pisar e por as mãos, suba com as mãos livre, preste muita atenção nos pontos de apoio e nas pausas para descansar curta um pouco da vista que antes de chegar ao cume é incrível, no vídeo que está no inicio do artigo eu mostro melhor essa parte da subida.

Início da escalada da Pedra do Elefante
Início da escalada da Pedra do Elefante
Escalada na Pedra do Elefante
Escalada na Pedra do Elefante
Trilha do Alto Mourão
Vista do meio da subida

Pedra do Elefante Trilha

Trilha da Pedra do Elefante

Quando se chega ao cume temos uma vista incrível da parte de Niterói, fazendo o Costão de Itacoatiara ficar minúsculo, além disso podemos ver toda orla das praias de Niterói como, Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga o Morro das Andorinhas, com o tempo limpo sem nuvens também é possível ver as praias da zona sul do Rio de Janeiro e algumas montanhas famosas e pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Pico da Tijuca, Morro dois Irmãos e Pedra Bonita, confira as fotos abaixo.

Pedra do Elefante Niteroi

Pedra do Elefante Niterói

Até aqui a vista é incrível né? ainda temos mais fotos, agora voltada para a parte de Maricá podemos ver toda a Praia de Itaipuaçu, as Ilhas Maricas, e toda extensão da praia que vai até Saquarema que é outro Município na Região dos Lagos, confira nas fotos abaixo.

Trilha do Alto Mourão Niterói

Pedra do Elefante

Trilha Pedra do Elefante

Nas fotos abaixo vamos ver como é a vista da Pedra do Elefante (Alto Mourão) da Praia de Itaipuaçu, que é essa praia de baixo que conta com um belo calçadão e uma extensa faixa de areia.

Praia de Itaipuaçu
Praia de Itaipuaçu
Pedra do Elefante vista da Praia
Pedra do Elefante vista da Praia

Confira o vídeo de nossa visita a Pedra do Elefante:

Pôr do Sol na Pedra do Elefante

Uma outra atração da Pedra do Elefante é curtir o Pôr do Sol, que em dias abertos nos proporciona belas imagens com o Sol se pondo atrás da Serra Carioca, no vídeo abaixo de menos de 2 minutos você vai ter noção de como é presenciar um dos fenômenos mais bonitos da natureza.

Nascer do Sol na Pedra do Elefante:

Para quem acompanha as minhas publicações sabe como eu gosto de registrar Nascer e Pôr do Sol, e claro que eu não iria perder a oportunidade de registrar o Nascer do Sol na Pedra do Elefante que nasce do lado voltado para parte de Maricá, confira no vídeo abaixo como é o Nascer do Sol no Alto Mourão.

Dica de Artigo:

Se você curti as Trilhas de Niterói, vamos deixar um Guia com as principais trilhas da Cidade de Niterói, nesse Guia você vai conhecer as seguintes Trilhas com mais informações: Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Morro do Santo Inácio, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal, Morro do Morcego, Morro da Peça, CLIQUE AQUI e veja o artigo completo!

Curiosidades sobre o Alto Mourão:

Olhando para o Alto Mourão da Praia de Itaipuaçu realmente lembra um Elefante, até mesmo para quem olha do Costão de Itacoatiara faz essa associação. Já o nome Alto Mourão segundo a história, navegantes do Século XVI confundiam a Pedra do Elefante com o Pão de Açúcar. O Alto Mourão aparece em mapas como Falso Pão de Açúcar. O formato lembrava as caixas que levavam o açúcar para Portugal na época. Por volta de 1800, a “Carta Topográfica da Capitania do Rio de Janeiro”, de Manuel Vieira Leão, apresentou o morro como Alto Mourão.

Pontos Positivos da trilha:

O local é sinalizado;
Não precisa de Guia para te levar (caso não seja iniciante em trilhas);
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.

Pontos Negativos:

A trilha da Pedra do Elefante é um pouco perigosa e tem risco de acidente, o local é deserto, a trilha é sinalizada, mas em alguns pontos não tem marcação mas seguindo a trilha vai conseguir chegar até o ponto de escalada, outro detalhe que queria abordar é o risco de escorregar nas pedras, embora o risco seja pequeno, “pode ocorrer”, por isso eu insisto da pessoa não ir sozinha.

Dicas importante:

Leve bastante água para beber, vá de tênis confortável, leve algo para lanchar e repor as energias na hora de descer, como a segunda parte da subida é bem exposta se proteja ao máximo do sol, vá de óculos escuro, chapéu, protetor solar e o mais importante suba no seu ritmo sempre respeitando sua condição física.

Como Chegar:

Para chegar não é muito complicado, se você for de ônibus basta pegar no Terminal de Niterói o ônibus 38 Itaipu e saltar um ponto antes da entrada da Praia de Itacoatiara, e subir a rua do posto de gasolina Alê, a subida é bem íngreme e por volta de 15 minutos você chega até a entrada, tem uma placa no local informando o início da trilha.

Se você for de carro basta configurar o GPS para a Pedra do Elefante ou Alto Mourão, alguns metros após a entrada da trilha tem um mirante e é possível estacionar, tem mais ou menos 6 vagas para estacionar.

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei no acima vocês tem uma visão melhor da trilha da Pedra do Elefante (Alto Mourão), caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa noite. Excelente blog. Você conhece grupos que farão trilha em Setembro? Vou ao Rio nesse período e quero muuuito fazer uma. Essa do Elefante me chamou muito a atenção, mas sou iniciante e tenho certo receio de não conseguir escalar até o cume rsrsrs. Obrigada.

    • Olá Fabiana como vai? fico feliz que esteja curtindo o Blog, as dicas estão ai para vocês aproveitarem as belezas que nosso estado oferece 🙂 me envia uma mensagem lá no Direct do Instagram ou via Facebook que te indico uns Guias ou agências de confiança para fazer essa trilha da Pedra do Elefante, abraços…

  2. b noite,
    muito bom, Gostei das informações.
    Moro em Curitiba, e sou apaixonado por montanhismo. Passarei por Niterói em janeiro pra visitar um amigo.
    ele me falou deste lugar.
    Gostaria de saber se pra quem não conhece a trilha consegue subir na madrugada para ver o nascer do sol.

    • Olá João como vai? Rapaz se vc tem experiência acredito que consiga fazer, mas seria ideal Vocês irem durante o dia para ver o trajeto, e se familiarizar com a escalaminhada, pode ocorrer de vcs se confundirem em alguns trechos até chegar no ponto de escalaminhada…

      Abraços e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para receber nossas dicas totalmente grátis no seu e-mail.

    • Olá Jeferson como vai? o fato de não poder acampar lá é uma norma criada dos parques administrados pela cidade de Niterói, porém lá não tem fiscalização no cume o acesso é muito ruim para chegar lá e quase raro encontrar um carro na subida da trilha da prefeitura que faz a fiscalização, a subida da trilha fica no meio de uma estrada, não tem guarita… eu já vi pessoas acampando lá, eu mesmo subi durante a madrugada para ver o Nascer do sol… Qualquer duvida estou a disposição…

  3. Amei o seu blog. Você está de parabéns! Lindas imagens, ótimo conteúdo e excelente texto!
    Ainda vou fazer uma trilha com você! Bjao

    • Fico feliz em saber que gostou do artigo! Eu já fui várias vezes no Elefante, gosto de sempre que possível voltar nas trilhas e contemplar a vista de um olhar diferente, sempre acabo me surpreendendo com a vista!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui