Início » Destaques » Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói, Como Chegar, Dicas, Fotos e Vídeo

Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói, Como Chegar, Dicas, Fotos e Vídeo

23 de janeiro de 2017
206 visitas

A Trilha do Morro das Andorinhas tem 196 metros de altura, fica localizada em Itaipu, Niterói, Rio de Janeiro, e faz parte do Parque Estadual Serra da Tiririca, a trilha é bem simples de fazer, não requer grandes esforços e em uma média de 40 minutos de caminhada consegue chegar ao topo.

Para chegar ao início da trilha basta ir direto para a Praia de Itaipu, se for de ônibus basta pegar o 38 no terminal de Niterói e saltar no ponto final que fica na praia, após saltar andar até a rua São Vicente Pallotti, subir a rua até a Paróquia de São Sebastião de Itaipu e seguir pela rua que fica em frente a Paróquia, (a direita de quem está subindo a rua), para quem vai de carro é possível estacionar próximo a Paróquia.

Paróquia de São Sebastião de ItaipuParóquia de São Sebastião de Itaipu

Na foto abaixo fica a escadaria para iniciar a trilha, nesse caminho você vai passar por algumas casas, a entrada pode chamar atenção um pouco, por ser diferente das trilhas de Niterói, mas não existe outro caminho, pode subir o local é seguro.

Escadaria que leva a trilhaEscadaria que leva a Trilha

Após uns 20 minutos de caminhada e passar pelas casas você vai chegar onde inicia as trilhas, vai encontrar uma placa informando sobre o local como mostra na imagem abaixo e basta seguir pela direita e passar o portão.

Início da trilha do Morro das Andorinhas NiteróiInicio da Trilha do Morro das Andorinhas Niterói

A trilha não é sinalizada, mas não é complicada de se fazer, após entrar na área das trilhas, por falta de sinalização pode perder alguns mirantes, mas seguindo cada trilha até o final vai encontrar 4 mirantes, dois voltados para a Lagoa e Praia de Itaipu e dois voltados para a Praia de Itacoatiara com vista para o Costão de Itacoatiara e Pedra do Elefante.

Primeiro Mirante voltado para a Praia de ItacoatiaraPrimeiro Mirante voltado para a Praia de Itacoatiara

Voltando para a trilha e caminhando por alguns minutos vamos encontrar o segundo Mirante voltado para a Lagoa e Praia de Itaipu, como mostra na foto abaixo, quando chegar no segundo mirante existe uma pequena trilha que vai levar você para o terceiro Mirante que tem uma vista mais ampla das praias de Itaipu e Camboinhas.

Segundo Mirante voltado para a Lagoa e Praia de ItaipuSegundo Mirante voltado para a Lagoa e Praia de ItaipuTerceiro Mirante voltado para as Praias de Itaipu, Camboinhas e PiratiningaTerceiro Mirante voltado para as Praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga

Agora que você já viu os três primeiros Mirantes e voltou para a trilha onde iniciou a entrada para o segundo Mirante, vai pegar o único caminho que não pegou e vai seguir em frente, até chegar ao topo do Morro das Andorinhas, não vai andar mais do que 10 minutos e vai ter uma vista incrível voltada para a Praia de Itacoatiara.

Quarto Mirante do Morro das AndorinhasMorro das Andorinhas

Pontos Positivos da Trilha:

A trilha é fácil de fazer, para Adultos e Crianças;
Não precisa de Guia para te levar;
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.

Pontos Negativos:

A Trilha do Morro das Andorinhas não é sinalizada, pelo fato de não ser sinalizada pode perder alguns mirantes e se confundir um pouco, mas nada que possa fazer você se perder lá, mas seguindo cada trilha até o fim vai conseguir chegar em cada mirante sem problemas.

Dicas importantes:

Leve bastante água para você beber, vá de tênis bem confortável, leve algo para lanchar e repor as energias na hora de descer, como os mirantes são bem expostos se proteja ao máximo do sol, vá de óculos escuro, chapéu, protetor solar e o mais importante suba no seu ritmo sempre respeitando sua condição física.

Vídeo da Trilha do Morro das Andorinhas:

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *