Após conhecer as principais trilhas de Niterói resolvi criar esse Guia das Trilhas mais visitadas na Cidade de Niterói, para ajudar você que curte trilhas e contato com a natureza a conhecer cada trilha e se programar para conquistar cada cume.
Cada lugar abaixo tem o seu próprio artigo aqui no Blog do Quebrando a Rotina, vou abordar de forma rápida cada lugar e deixar o link para o artigo completo caso queira ter mais informações como endereço, como chegar, ver mais fotos e vídeo completo de cada lugar listado abaixo.
1) Costão de Itacoatiara
Ficha Técnica do Costão de Itacoatiara:
Tempo Médio: 40 minutos
Distância: 2 quilômetros
Altura: 217 metros de altura
Dificuldade: Moderada
Vamos iniciar esse artigo com o Costão de Itacoatiara, que é a trilha mais famosa da cidade Niterói e geralmente é a primeira trilha de quem mora do lado de cá da Ponte Rio x Niterói, o acesso para a trilha fica no bairro de Itacoatiara, nas redes sociais é muito comum ver as fotos do Costão fazendo grande sucesso, com seus 217 metros de altura não exige muito esforço para se chegar ao cume embora seja um pouco íngreme a subida por isso é considerada uma trilha moderada, em média você consegue fazer essa trilha em pouco mais de 40 minutos, e vai ter uma vista surpreendente como mostro na imagem acima, caso queira mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo do Costão de Itacoatiara, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar.
2) Pedra do Elefante
Ficha Técnica da Pedra do Elefante:
Tempo Médio: 3 horas
Distância: 4 quilômetros
Altura: 412 metros
Dificuldade: Difícil
A Pedra do Elefante é a segunda trilha mais visitada na Cidade de Niterói, tem uma das vistas mais bonitas para as cidades de Niterói e Maricá, a Pedra do Elefante tem aproximadamente 412 metros de altura, a trilha tem por volta de 4 quilômetros (considerando ida e volta) é um pouco cansativa é considerada uma trilha Pesada, para chegar ao cume se faz uma escalaminhada bem longa e cansativa, se você não tem o hábito de fazer trilhas não recomendamos que vá sozinho ou que essa seja a sua primeira trilha, mas mesmo assim queira arriscar procure alguém experiente que vá com você, devido o grande risco de acidente. Caso queira mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo da Pedra do Elefante, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
3) Morro das Andorinhas
Ficha Técnica do Morro das Andorinhas:
Tempo Médio: 40 Minutos
Distância: 2,6 Quilômetros
Altura: 196 Metros
Dificuldade: Leve
O Morro das Andorinhas é a terceira trilha mais visitada na Cidade de Niterói, tem por volta de 196 metros de altura é considerada uma trilha leve, fica localizado no Bairro de Itaipu, a trilha é bem simples de fazer, não requer grandes esforços e em uma média de 40 minutos de caminhada você consegue chegar ao mirante principal que é voltado para a Praia de Itacoatiara com a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara de fundo (como pode ver nas fotos acima), essa trilha conta com vários mirantes espalhados por ela, para mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo do Morro das Andorinhas, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
4) Morro do Santo Inácio
Ficha Técnica do Morro do Santo Inácio:
Tempo Médio: 1:30h (um hora e trinta minutos)
Distância: 2,5 quilômetros
Altura: 348 metros
Dificuldade: Moderada
O Morro do Santo Inácio é uma trilha moderada e pouco visitada, tem por volta de 348 metros de altura. Por falta de divulgação muita gente nem sabe que essa trilha existe mas vale apena se aventurar nessa trilha que fica entre os bairros de São Francisco e Maceió em Niterói, a forma mais fácil de chegar ao início da trilha é indo pelo caminho do Parque da Cidade, preparamos um artigo completo do Morro Santo Inácio com mais fotos, dicas e vídeo, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo completo, acima segue a foto do mirante principal.
5) Travessia Tupinambá
Ficha Técnica da Travessia Tupinambá:
Tempo Médio: 3 horas
Distância: 7,5 quilômetros
Altura: 270 metros
Dificuldade: Moderada
A Travessia Tupinambá é maior trilha da cidade de Niterói, com cerca de 7,5 Km de extensão liga o Parque da Cidade em São Francisco ao Bairro de Piratininga, contando com dois pontos oficiais de observação, os mirantes da Pedra Quebrada e da Tapera, proporcionando ao visitante belas paisagens de ângulos diferentes para a Orla de Niterói e Serra Carioca no Rio de Janeiro, como podemos ver na foto acima. Para mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo da Travessia Tupinambá, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
6) Enseada do Bananal
Ficha Técnica da Enseada do Bananal:
Tempo Médio: 40 Minutos
Distância: 1 quilômetros
Dificuldade: Leve
A próxima trilha que irei abordar é a trilha para a Enseada do Bananal, ela é muito conhecida pelo pessoal que faz rapel e é bem simples de se fazer, você vai caminhar em uma trilha sinalizada e bem protegida do sol por causa da vegetação, se torando um passeio bem agradável, por ser de fácil acesso e ficar na mesma trilha que leva ao Costão de Itacoatiara sugiro fazer ela no mesmo dia, da bifurcação que sai do Costão para o Bananal leva em média uns 20 minutos de caminhada. Para mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo da Enseada do Bananal, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
7) Morro do Morcego
Ficha Técnica do Morro do Morcego:
Tempo Médio: 1:20h (uma hora e vinte minutos)
Distância: 1,5 quilômetros
Altura: 138 metros
Dificuldade: Moderada
O Morro do Morcego é uma formação rochosa de aproximadamente 138 metros de altura e fica localizado no Bairro de Jurujuba na Cidade de Niterói, a trilha tem em média 1,20h de duração para chegar ao cume o terreno é bem irregular, o início dessa trilha fica na Praia de Adão e Eva, porém essa trilha é meio que abandonada, não tem marcação, o mato é alto e se você não conhece o trajeto vai perder horas procurando o melhor caminho para chegar ao cume, na minha opinião é uma das vistas mais bonitas para a Cidade do Rio de Janeiro. Para mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo do Morro do Morcego, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
8) Morro da Peça
Ficha Técnica do Morro da Peça:
Tempo Médio: 30 minutos
Distância: 1 quilômetro
Altura: 198 metros
Dificuldade: Leve
O Morro da Peça é uma trilha leve com menos de 1 km de extensão, sua altitude máxima chega a 198 metros de altura e fica no Bairro de Itaipu na Cidade de Niterói.
Do alto do Morro da Peça podemos contemplar toda a Beleza do Parque Estadual da Serra da Tiririca o (PESET) em 360 graus, avistando do seu cume boa parte das montanhas famosas do PESET como Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante entre outros pontos turísticos da cidade de Niterói. Para mais detalhes de como fazer essa trilha preparamos um artigo completo do Morro da Peça, basta “CLICAR AQUI” para acompanhar esse artigo.
Confira o vídeo que fizemos das principais trilhas da Cidade de Niterói:
Essas são as principais trilhas da Cidade de Niterói que tive oportunidade de fazer, no vídeo que deixei acima mostro de forma rápida algumas trilhas abordadas aqui nesse artigo, nesse guia tentei apenas mostrar o básico e deixando um link com o artigo completo de cada trilha com mais informações, vídeo e fotos. Caso não tenha feito alguma ainda veja os relatos de cada uma no link do artigo completo, junte amigos e vá se divertir. Lembrando que o ideal se você não tiver o hábito de fazer trilhas é contratar um Guia para te levar com segurança.
Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.
Excelente Guia de trilhas de Niterói, gostaria de receber informes do guia pois pretendo conhecer algumas,e saber se tem grupos que de praticantes, sugiro que faça um guia sobre a Ilha do Pontal, a única que conheço, pois moro no Cafubá.
Olá Lédio como vai? fico feliz que o artigo tenha te ajudado e despertado a vontade de conhecer alguns lugares, Algumas trilhas você pode fazer com amigos sem a necessidade de Guia como Costão de Itacoatiara, Enseada do Bananal, Morro das Andorinhas que são lugares bem movimentados e são trilhas de leves a medianas, no momento não estamos fazendo eventos, uma dica que te dou, faça uma busca em eventos no Facebook lá existe bastante agência fazendo esse Guiamento a partir de R$: 20,00, eu mesmo já fiz várias com essas agências, e valeu pela dica da Ilha do Pontal, vou fazer uma pesquisa pois não conheço… Abraços e boa trilha 🙂
Fala Vinícius, blz? Parabéns pelo Guia das Trilhas de Niterói, já começo a me planejar para percorrê-las todas, quando o verão dos infernos se for DE VEZ, o que só ocorrerá lá pra Abril…já li também o que respondeu a um leitor acima, e procurarei guias no Facebook. Mas queria saber de você: para as trilhas mais fáceis que você listou – e que não precisam de guia especializado – é seguro deixar o carro, de boa, fazer a trilha e voltar sem surpresas? Ou é melhor buscar algum estacionamento PAGO e COBERTO? Se for este o caso, você indica algum ( nas proximidades dessas trilhas mais fáceis)? Valeu, cara. Abs, Ney Telles ( Copacabana, Rio de Janeiro, RJ)
Olá Ney como vai? fazer trilha nesse verão do Rio de Janeiro é tenso mesmo e muito desgastante, rss… Fico feliz que tenhas gostado do artigo e que o artigo tenha te inspirado a conhecer as trilhas de Niterói… 🙂
A maioria das trilhas de Niterói ficam próximas a praias ou em reservas ambientais, são lugares bem movimentados, na Praia de Itaipu onde fica o Morro das Andorinhas você pode deixar o carro na Praia, ali é ponto final de ônibus também… Costão de Itacoatiara você pode deixar o carro na praia também, caso o estacionamento na rua esteja cheio vai ter que deixar no estacionamento particular OBS: Niterói adora multar, então se os estacionamentos de rua estiverem lotados melhor pagar para estacionar… Os únicos lugares que acho deserto para deixar o Carro é a Pedra do Elefante e na Entrada da Trilha do Morro Santo Inácio, são lugares que se eu fosse você não deixaria o carro…
Caso vá no Morro Santo Inácio pode deixar o carro no Parque da Cidade de Niterói e ir caminhando até a entrada da trilha e caso vá na Pedra do Elefante, pode deixar o carro na Praia de Itacoatiara e ir andando até a entrada da trilha ou pegar uma van, chamar um Uber (a subida é bem ingrime, rss)
Abraços e caso tenha alguma duvida estou a disposição. 🙂
Muito Obrigado, Vinícius. Já estive no Parque da Cidade fazendo fotos – voltarei lá mais vezes, fora do verão escaldante, rs – e seguirei teus conselhos. E a idéia é fazer estas trilhas sempre aos sábados, já que aos domingos devem ficar bem mais cheias – inclusive os estacionamentos que você mencionou.
E sim, tua coletânea de artigos sobre as Trilhas de Niquiti é EXCELENTE, ainda mais pra quem curte, como eu, unir Fotografia e Trekking, rs. Ainda mais aqui no nosso Estado e, no caso, a no máximo uma hora de casa! Valeu mesmo, cara. Abraços
Abraços meu Amigo e boa trilha 🙂
Olá boa noite
Parabéns pelo blog me animou a começar
Gostaria de saber em quais dessas trilhas pode levar cachorro ??
Obrigada
Oii Aline como vai? Fico feliz em saber que gostou do artigo!!! pelas regras não é aconselhável levar para trilhas, devido o animal pegar alguma doença nesse habitat que ele não está acostumado a conviver, mas caso queira levar algumas trilhas que já vi as pessoas com os animais são: Morro da Peça, Morro do Santo Inácio, Morro das Andorinhas o Morro das Andorinhas e o Morro da Peça são as trilhas mais leves… Nesses locais tem muito mosquito e pode ocorrer de contrair filária, veja se as vacinas do Dog estão em dia…. qualquer dúvida estou a disposição!!! Boa Aventura….
Expetacular, gostei muito já estou pensando em fazer algumas.
Olá Carlos como vai? fico feliz que o artigo tenha te animado a fazer algumas trilhas, aproveite o Blog porque está repleto de lugares para conhecer, Abraços e Sucesso nas Trilhas 🙂