7 Cumes, as Montanhas mais Altas e Cobiçadas pelos Montanhistas no Mundo.

0
8.122 visitas
7 cumes

Os 7 Cumes são as montanhas mais altas em cada um dos Sete Continentes do mundo. Subir todos eles é considerado um dos desafios mais notáveis ​​do montanhismo, antes que possamos falar das montanhas é importante entender a história de como tudo começou, no fim do artigo vamos deixar algumas referências e dicas de livros para você que curti montanhismo.

A história dos Sete Cumes nasce com o sonho de um norte americano chamado Dick Bass. Aos 51 anos, Bass era um homem que se pode dizer bem sucedido. Era dono de um resort de ski em Utah, Snow Bird, além de vários outros negócios. Mas, ainda com muita energia, resolveu criar um desafio para si mesmo: “escalar a montanha mais alta de cada continente“. Estava criado o desafio dos Seven Summits! (Sete Cumes) No entanto, em 1983 cumprir este desafio era muito mais complicado do que “apenas” escalar as montanhas. Não existia estrutura alguma para a escalada do Vinson na Antártica.

Mais do que as dificuldades inerentes a esta montanha, era quase impossível chegar ao seu campo base. A solução encontrada foi comprar um DC3 (avião bimotor), conseguir um bom piloto com extensa experiência no Ártico e voar até a base da montanha. Em 1983, com a ajuda de vários dos melhores escaladores da época Bass conseguiu chegar no cume de seis dos sete cumes. Mas o Everest se provaria mais difícil. Bass só consegue o cume do Everest em sua terceira tentativa. Na época apenas cinco permissões para escalar o Everest eram dadas a cada ano e a fila para conseguir uma dessas permissões durava anos. A solução encontrada por Bass foi financiar a expedição norueguesa e, com isso, conseguir um lugar juntamente com Breashears que o guiou. Em 30 de abril de 1985 Dick Bass se torna o primeiro homem a escalar os Sete Cumes. No ano seguinte seu principal competidor para o título do primeiro Sete Cumes, o canadense Patrick Morrow, escalara os Sete Cumes com a chamada Lista de Messner, que inclui a Pirâmide Carstensz e não o Kosciuszko. (Fonte do texto: Livro Sete Cumes uma vida nas Montanhas)

Dick Bass
Dick Bass (Faleceu em 2015 aos 85 anos)

 

Abaixo segue a lista das montanhas mais altas de cada continente, com uma breve descrição, foto e vídeo para você ter noção de como é cada montanha. E porque não se inspirar para um dia conquistar cada cume?

1) MONTE EVEREST 8.848 METROS:

Monte Everest

O Monte Everest fica no Continente da Ásia, também conhecido no Nepal como Sagarmāthā e no Tibete como Chomolungma, é a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar. O monte está localizado na cordilheira Mahalangur Himal, no Nepal. A fronteira internacional entre a China (Região Autônoma do Tibete) e o Nepal atravessa o ponto preciso do cume do Everest. Seu maciço inclui picos vizinhos, como Lhotse (8.516 m); Nuptse (7.855 m) e Changtse (7.580 m).

O Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada.

Os primeiros escaladores bem sucedidos do Everest foram Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953. Estima-se que há mais de 200 cadáveres no Everest , todos eles provavelmente bem preservados devido às temperaturas extremamente frias. (Fonte: Wikipédia)

2) MONTE ACONCÁGUA 6.191 METROS:

MONTE ACONCÁGUA

O Monte Aconcágua é a montanha mais alta fora da Ásia e fica na América do Sul, com 6.961 metros de altitude é o ponto mais alto tanto no Hemisfério Ocidental quanto no Hemisfério Sul. Ele está localizado na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, Argentina, e está situado 112 quilômetros a noroeste de sua capital, a cidade de Mendoza. O cume também está localizado a cerca de 5 km da Província de San Juan e a 15 quilômetros da fronteira internacional com o Chile.

A primeira tentativa de chegar ao cume foi feita por um europeu em 1883 por um grupo liderado pelo geólogo e explorador alemão Paul Güssfeldt. A rota que ele usou é agora o itinerário normal até a montanha. A primeira subida registrada foi feita em 1897 por uma expedição europeia liderada pelo alpinista britânico Edward FitzGerald, que não conseguiu atingir o cume ao longo de oito tentativas entre dezembro de 1896 e fevereiro 1897, mas o guia da expedição suíço, Matthias Zurbriggen, alcançou o cume em 14 de Janeiro.

O Aconcágua possui três vias de acesso a Normal, o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. A mais frequentada é a rota normal ou noroeste, que apresenta menos obstáculos técnicos – mesmo assim, não é recomendada para aventureiros não aclimatados ou não experientes. As outras duas requerem escalada em gelo e rocha. (Fonte Wikipédia)

3) MONTE DENALI 6.190 METROS:

DENALI

Denali (significa ” O Grande”), também conhecido pelo seu nome oficial antigo Monte McKinley, é a montanha mais alta na América do Norte, com um cume que chega a 6.190 metros acima do nível do mar. Com cerca de 5.500 m, a altura da base ao cume é a maior entre todas as montanhas situadas inteiramente acima do nível do mar. Com uma proeminência topográfica de 6.144 m e um isolamento topográfico de 7.450 km, o Denali é o terceiro pico mais proeminente e o terceiro mais isolado, após o Monte Everest e Aconcágua. Localizado na Cordilheira do Alasca no interior do estado do Alasca, nos Estados Unidos, o Denali é a peça central do Parque Nacional e Reserva de Denali.

Em 1903, James Wickersham registrou a primeira tentativa de subir o Denali, que não teve sucesso. Em 1906, Frederick Cook reivindicou a primeira subida, que mais tarde foi provada ser falsa. A primeira ascensão verificável ao cume do Denali foi alcançada em 7 de junho de 1913, pelos alpinistas Hudson Entalado, Harry Karstens, Walter Harper e Robert Tatum, que passaram pela rota sul. Em 1951, Bradford Washburn foi pioneira na rota oeste, considerado o caminho mais seguro e mais fácil e, portanto, o mais popular em uso atualmente. (Fonte: Wikipédia)

4) MONTE KILIMANJARO 5.895 METROS:

MONTE KILIMANJARO

O Monte Kilimanjaro fica no no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia, é o ponto mais alto da África, com uma altura de 5.895m no Pico Uhuru. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único.

A ascensão é tecnicamente fácil, mas longa e penosa pelo frio e pela altitude. A via mais frequentada é a via Marangu. As outras vias praticadas são as vias Machame, Mweka, Lemosho, Rongai, Umbwe, Northern Circuit e Shira. Aproximadamente 20.000 pessoas tentam todos os anos alcançar o topo. Este número é controlado pelas autoridades da Tanzânia.

Em 1883, o inglês Joseph Thomson, seguido do Conde Teleki, atacam o pico, mas não passam dos 5.300 m. Após dois fracassos, Hans Meyer, em 6 de Outubro de 1889, consegue alcançar o topo do Kilimanjaro, acompanhado de seu amigo Ludwig Purtscheller e do guia Chagga Lauwo. (Fonte: Wikpédia)

5) MONTE ELBRUS 5.642 METROS:

MONTE ELBRUS

O Monte Elbrus está situada nas montanhas do Cáucaso, na fronteira sul da Rússia com a Geórgia, Elbrus é a montanha mais alta da Europa. Embora os especialistas discordem há muito sobre o que constitui a fronteira entre os continentes da Europa e da Ásia, a maioria das pessoas agora concorda que essa linha é representada pela bacia hidrográfica do Cáucaso; o que significa que Elbrus é europeu em virtude de estar no lado norte da divisão.

O Monte Elbrus não tem um, mas dois picos, ambos cúpulas vulcânicas adormecidas. O cume ocidental, que é o pico mais alto da montanha, tem uma altitude de 5.642 metros e foi inicialmente escalado por uma expedição britânica de 1874 liderada por F. Crauford Grove. A cúpula oriental, por outro lado, está a 5.621 metros acima do nível do mar e foi ensacada pela primeira vez por Khillar Khachivor em 1829. (Fonte: Mpora.com)

6) MONTE VINSON 4.892 METROS:

MONTE VINSON

O Monte Vinson ou Maciço Vinson, ao qual é atribuída a altitude de 4.892 metros é o ponto culminante do continente antártico e a oitava montanha do mundo em proeminência topográfica. Situa-se no maciço homônimo que faz parte de um dos ramos (a Cordilheira Sentinela), da cordilheira Ellsworth, no extremo sul da Península Antártica.

A ascensão do Vinson não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climáticas extremas fazem com que a sua ascensão constitua um sério empreendimento. Não é raro a temperatura descer abaixo de -40ºC, mas esta pode atingir valores bem mais baixos, especialmente quando a região é varrida por fortes ventos.

A primeira ascensão do Vinson foi realizada, em 1966, pela expedição americana liderada por Nicholas B. Clinch e patrocinada pela National Geographic Society, National Science Foundation e American Alpine Club. (Fonte: Wikpédia)

7) PIRÂMIDE DE CARSTENSZ 4.884 METROS:

Pirâmide Carstensz

Pirâmide de Carstensz, também conhecida como Puncak Jaya, tem uma altitude de 4.884m. É tipicamente considerada a montanha mais alta da Oceania. É também o ponto mais alto entre os Andes e o Himalaia, e é o pico mais alto da ilha em qualquer parte do mundo.

Alguns argumentam que, como Puncak Jaya está na metade ocidental da ilha da Nova Guiné, na província indonésia de Papau, não é correto dizer que a montanha é a montanha mais alta da Oceania, porque a Indonésia é na verdade parte da Ásia. Isso, no entanto, não é realmente uma visão predominante nos círculos de montanhismo, pois é mais baseada na política do que na geofísica.

A primeira ascensão bem-sucedida da montanha ocorreu em 1962, quando uma expedição liderada pelo alpinista austríaco Henrich Harrer, chegou à cúpula. Os outros três membros de sua equipe de expedição eram o neozelandês Philip Temple, o escalador australiano Russell Kippax e o patrulheiro holandês Albertus Huizenga. (Fonte: Mpora.com)

8) MONTE KOSCIUSZKO 2.228 METROS:

MONTE KOSCIUSZKO AUSTRÁLIA

O Monte Kosciuszko, localizado nas Montanhas Nevadas, no Parque Nacional Kosciuszko, é o ponto mais alto da Austrália enquanto ilha. Note-se que a Austrália administra territórios com pontos de maior altitude, como a ilha Heard (pico Mawson, 2745 m, ou o Território Antárctico Australiano (monte McClintock, 3490 m). O seu nome foi dado em 1840 pelo explorador da Polônia, conde Paul Strzelecki, em homenagem ao herói nacional general Tadeusz Kościuszko.

Como outros picos australianos, o monte não é difícil de ser escalado. Há uma estrada para o Passo de Charlotte, de onde uma trilha de sete quilômetros liga ao topo. Qualquer um com nível médio de forma física é hábil para subir. (Fonte: Wikipédia)

OBSERVAÇÃO DO ARTIGO:

Se você leu o artigo até aqui percebeu que existem 8 picos nessa lista que colocamos, a primeira lista dos Sete Cumes foi criada por Richard Bass, que escolheu a montanha mais alta do continente da Austrália, o Monte Kosciuszko (2.228 m). Reinhold Messner postulou outra lista substituindo o Monte Kosciuszko, pelo Puncak Jaya na Indonésia, ou Pirâmide Carstensz (4.884 m). As listas de Bass e Messner não incluem o Mont Blanc. Do ponto de vista do montanhismo, a Lista Messner é a mais desafiadora.

PIONEIRO A TENTAR OS 7 CUMES:

Em 1956, William Hackett foi a primeira pessoa a alcançar “Cinco dos Sete Cumes“. Ele subiu o Monte McKinley (1947), Aconcágua (1949), Kilimanjaro (1950), Monte Kosciuszko (1956) e Mont Blanc (1956, que não abordamos nesse artigo). Naquela época, o Mont Blanc era considerado a montanha mais alta do continente europeu. Hackett fez uma tentativa de escalar o Monte Vinson e obteve uma permissão para o Monte Everest em 1960, mas devido a várias circunstâncias (congelamento, falta de fundos, etc.) ele nunca fez mais do que cinco.

DICAS DE LEITURA:

Livro: 7 Cumes, uma vida nas Montanhas
Site em Português: www.extremos.com.br
Site em Inglês: www.mpora.com

Após ler o Livro “7 Cumes, uma vida nas Montanhas” do brasileiro Manoel Morgado fiquei muito curioso em saber mais sobre as montanhas, no livro ele detalha muito bem como foi alcançar os 7 cumes (e eu por alguns instantes vivi durante a leitura desse livro essas aventuras com ele) resolvi criar esse artigo para informar as pessoas que estão conhecendo agora esse mundo novo das montanhas, procurei deixar um vídeo abaixo de cada descrição para que possamos ter uma noção dos desafios que essas pessoas enfrentaram, espero que o artigo tenha sido informativo e tenha esclarecido algumas dúvidas, até o próximo artigo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui