Alto do Gaia é considerado o ponto mais alto da cidade de São Gonçalo com 538 metros de altura, está localizado na área rural do bairro Santa Isabel, a trilha tem aproximadamente 6km (considerando ida e volta) você consegue chegar ao cume por volta de 1:40h de caminhada moderada, partindo da porteira.
O Alto do Gaia é a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de São Gonçalo e lá do seu cume é possível observar as cidades de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, as montanhas da Serra do Órgãos e muito mais.
O Alto do Gaia está localiza dentro da propriedade particular da Fazenda Santa Edwiges, no bairro de Santa Isabel, está aberto para visitação pública, porém existem algumas regras que devem ser seguidas de como não deixar o seu lixo na trilha, não tocar nos animais no pasto, não tocar nas plantações dentro da propriedade, sempre que passar por uma porteira fechar para os animais não saírem, respeitar o espaço dos moradores e principalmente pense em preservar o lugar para as futuras gerações, confira abaixo parte do trajeto.
Dessa parte em diante o trajeto deixa de ser plano e começa a ficar íngreme mas não se assuste, não é um desnível grande, caso você seja iniciante em trilhas basta subir bem devagar respeitando seus limites, e se você já for uma pessoa acostumada a fazer trilhas vai tirar de letra, confira parte do trajeto.
Após andar por uns 40 minutos chegamos nessa placa com a seta mostrando a direção para o cume do Gaia, essa parte é um pouco mais íngreme, mas nada difícil de superar, confira abaixo parte do trajeto.
Após passar por esse trajeto vamos chegar na plaquinha que informa que estamos próximos a Pedra do Tamanduá, nessa placa informa que a pedra está a 450 metros de altura, basta andar por alguns metros, passar pela parte da cerca e chegar na Pedra do Tamanduá como podemos ver nas fotos abaixo.
Bom amigos como vocês podem ver na foto acima, é mais um ângulo estilo Pedra do Telégrafo, Pedra do Gavião, Pedra do Raio na Gávea onde simulamos estar no precipício, mas na realidade não estamos, basta usar a imaginação e tirar suas fotos, confira abaixo algumas fotos que tirei.
Até aqui na Pedra do Tamanduá já vale a visita, nesse ponto se tornou o principal ponto para visitar e tirar fotos, mas caso queira explorar mais o Alto do Gaia você vai continuar subindo e pode fazer mais uma trilha até o outro lado, passando por um caminho bem fechado, eu fui até a entrada da trilha e não quis continuar estava bem fechado o trajeto e já estava super satisfeito até aqui, confira as fotos lá do alto que tirei e a entrada para outros pontos do Gaia.
Nessa parte do alto tem um balanço improvisado com fio e um pneu que rende algumas boas fotos por causa da vista.
Atrás desse balanço está a entrada para acessar as outras partes do Alto do Gaia, mas estava tão fechado por causa da vegetação que não quis tentar, confira na foto abaixo.
Se no futuro eu voltar e a trilha estiver com esse caminho mais aberto e tiver passagem eu atualizo esse artigo, segundo o Guia lá na outra parte temos uma vista mais ampla para a Cidade do Rio de Janeiro e Maricá de fundo.
O Alto do Gaia é muito grande e tem vários pontos legais para tirar foto, na descida o Guia nos levou para tirar uma fotos na Pedra do Transformers que ele apelidou, é uma bom mirante para tirar fotos, confira.
Gostando do artigo até aqui? vamos ser sinceros nem parece São Gonçalo né? Eu mesmo como morador sempre achei chato o município não ter opções de lazer e de uns anos para cá surgiu essa beleza em nossa cidade nas redes sociais que me animou a visitar e ADOREI! abaixo vou deixar o vídeo que postei no meu canal no YouTube de minha visita ao Alto do Gaia, o vídeo ficou bem legal, confira.
Informações Sobre o Alto do Gaia:
- O Local é uma área particular, mas pode ser visitado numa boa durante qualquer dia da semana.
- Não precisa de autorização para entrar, basta respeitar os moradores e não entrar nas propriedades que tem antes da porteira.
- Ao começar a trilha alguns cães bem simpáticos que moram no local vão te seguir até o cume, eles são mansos e carinhosos, por gentileza não maltratar eles.
- O local está sinalizado, não tem risco de se perder.
- O maior medo da gente que mora em São Gonçalo é entrar em uma área de risco, lá pode ir tranquilo que é seguro, a fazenda Santa Edwiges está localizada em uma área rural de São Gonçalo que faz fronteira com a área rural de Itaboraí, vai ter muitas chácaras e fazendas em volta, não tem comunidade próximo.
- O Local é bem afastado de tudo e deserto, não tem lugar para comprar nada em volta, então leve água, lanche, seus remédios de uso particular, embora a trilha não seja longa é bem exposta ao sol.
- A Trilha do Alto da Gia é para quem? Eu indico para iniciantes, crianças e até idosos, partindo da porteira da fazenda a trilha tem por volta de 3km para chegar ao cume em um trajeto bom de caminhar, existe parte íngreme mas não é muito puxado, meu grupo levou por volta de 1:40h para chegar ao cume indo em um ritmo bem calmo.
- A Palavra “Gaia” tem origem do Grego que significa “Terra” o nome caiu bem para o ponto mais alto do município de São Gonçalo, então traduzindo fica algo parecido como “Alto da Terra”.
Como Chegar no Alto do Gaia de Ônibus ou de Carro?
De Carro (é a melhor opção):
Você pode optar em ir pela zona rural de Itaboraí que vai chegar numa boa, esse foi o trajeto que fiz com o Guia, ele chegou sem problemas na entrada da fazenda, parte do trajeto é de rua de barro e outra parte é de asfalto, ajustando pelo GPS vai chegar numa boa.
Também é possivel ir por Santa Isabel, pelo que pesquisei você deve ir até a Praça de Santa Isabel e seguir pelo caminho da Pedreira, mas não sei informar como está as condições do trajeto, pesquise antes de ir para saber se o local é seguro e se é fácil chegar por esse trajeto.
Indo de Ônibus:
Existem duas linhas de ônibus que passam na frente da rua que entra para a fazenda Santa Edwiges, as linhas são: 700M – Alcântara X Curuzu / 430M – Niterói X Curuzu.
Você deve pegar uma dessas duas opções de ônibus e saltar na Estrada São José que faz esquina com a Rua Francisco Pinheiro Rodrigues, tem um ponto de ônibus na frente, você pode pedir para o motorista te deixar nessa parte ou salvar o trajeto no celular e monitorar o trajeto com o GPS até chegar próximo, (CLIQUE AQUI) para ver a entrada da rua no Google Street View, abaixo vou deixar uma foto de onde você deve entrar.
OBS: Não existe linha de ônibus que passe por dentro de Santa Isabel e chegue na entrada Rua Francisco Pinheiro Rodrigues. Da Praça de Santa Isabel até o Alto do Gaia é muito longe leva em média 2:30h de caminhada, e não sei dizer se está sinalizado o trajeto, pelo que pesquisei você deve caminhada até a Pedreira o melhor trajeto para ir de ônibus é indo pelo Alcântara ou Niterói (em Niterói você pega o ônibus no Terminal Rodoviário João Goulart próximo as Barcas), o Ponto final desse ônibus no Alcântara é na frente do Pam Alcântara (CLIQUE AQUI) para ver onde pegar o ônibus, esse ônibus demora a passar, então caso vá de ônibus chegue sedo para esperar e fica de olho na hora de voltar também.
Precisa de Guia para te levar ao Alto do Gaia?
Eu fui nessa aventura com o Allan Macabú, ele é morador de Itaboraí e sempre está fazendo evento para o Alto do Gaia com transporte incluso, você pode consultar agenda dele no Instagram: @itaborai_bike_tour.
O Allan é de confiança e tem profundo conhecimento na região tanto na parte histórica como geológica.
Dicas de Artigo:
Se você curti Trilhas, vou deixar um Guia com as 7 principais trilhas da Cidade de Niterói, nesse Guia você vai conhecer as seguintes Trilhas com mais informações: Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Morro do Santo Inácio, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal, Morro do Morcego, Morro da Peça, CLIQUE AQUI e veja o artigo completo!
Finalizando o Artigo sobre o Alto do Gaia:
Bom amigos esse artigo sobre o Alto do Gaia vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor do trajeto, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.
vc e incrivel cara gostei muito do seu conteudo parabens,todo sucesso do mundo..
Obrigado Irmão!!!! Gosto de compartilhar com Vcs para estimular as pessoas conhecerem nosso próprio Estado, Cidade e Brasil…. as vezes por falta de conhecimento as pessoas não vão aos locais e o intuito do Blog é estimular Vcs a irem!!! Boa aventura amigo!!!!
ameiii o site .Usei site para fazer um trabalho para escola da minha filha achei que tinha muitas enformações legais e fotos incríveis tenho certeza que eu vou
Fico feliz em saber que o Blog ajudou :), quando for possivel aproveita para explorar alguns locais com sua filha, tem dicas bem legais aqui no Blog…
Quando fui, partimos da praça de Santa Izabel, é bem longe até chegar a pedreira para a entrada da trilha. Levamos 5 horas pra ir e 5 pra voltar, por causa da distância da entrada da trilha e o centro da Praça de Santa Izabel. Levem água pois a trilha não tem muita sombra quando fomos estava bem quente, demoramos também porque queríamos registrar tudo todo o trajeto é muito lindo e rendem lindas fotos, mas a trilha não é pra qualquer um não vi muitas pessoas desistindo, acho que ser for de carro até a entrada da trilha fica mais suave, é o que eu faria da próxima vez, mas não deixem de ir é lindo, um espetáculo escondido em São Gonçalo
Olá Juliana como vai? Fico grato em nos passar sua experiência indo por Santa Izabel, quando fui, acabei indo por Itaboraí que foi mais rápido, até para ir de ônibus é melhor já que salta a frente da estrada que leva a fazenda, eu adorei visitar o Alto do Gaia e recomendo a todos, abraços e ótima aventuras+++