Embora o Brasil não seja conhecido no mundo do montanhismo por ter as maiores montanhas do mundo, temos belas formações rochosas espalhadas por todo território nacional, resolvi criar esse artigo para listar as 10 maiores montanhas do Brasil, no artigo abaixo listo cada uma com uma breve descrição, foto e vídeo para você que almeja um dia conquistar cada cume ter noção do que vai encarar.
1) Pico Da Neblina (2.995 metros de altura)
O Pico da Neblina, localizado no norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2.995,30 metros de altitude (medição revista pelo IBGE em 2015).
O nome do pico origina-se do fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Por sua vez, o pico dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a zona urbana mais próxima é a de São Gabriel da Cachoeira. Embora o maciço do Pico da Neblina esteja situado na fronteira com a Venezuela e a maior parte da área do maciço esteja nesse país, o cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro. (Fonte da Informação: Wikipédia)
Confira no vídeo abaixo a expedição da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai uma vez ao ano trocar a Bandeira do Brasil que fica no Cume da Montanha.
2) Pico 31 de Março (2.974 metros de altura)
O Pico 31 de Março é o segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.974,18 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2016). Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela e o estado do Amazonas. No lado brasileiro, pertence ao município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira, a cerca de 140 km em linha reta.
Situa-se a apenas 687 metros de distância do Pico da Neblina, ponto mais alto do território brasileiro, que é apenas 21 metros mais alto, de cujo maciço o Pico 31 de Março faz parte e do qual pode ser considerado um cume secundário. Os dois picos são ligados por uma curta crista de serra. Ao contrário da forma piramidal e pontiaguda de seu vizinho mais alto, o Pico 31 de Março tem uma forma mais suave e arredondada, e pode ser difícil de distinguir do pico da Neblina em fotografias, dependendo do ângulo e da distância.
Os picos 31 de Março e da Neblina estão localizados no Parque Nacional do Pico da Neblina e também nas terras demarcadas dos ianomâmis. Portanto, o acesso à área é restrito e depende de autorização do ICMBio. (Fonte da Informação: Wikipédia)
3) Pico da Bandeira (2.891 metros de altura)
O Pico da Bandeira é a terceira maior montanha do Brasil com 2.891,32 metros de altitude e fica na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais dentro do Parque Nacional do Caparaó, que foi criado no ano de 1961 em uma área de aproximadamente 33.000ha, com a principal finalidade de proteger os recursos naturais existentes e proporcionar atividades ecoturísticas em sua área, existem duas formas de acessar o Pico da Bandeira, uma pelo Espírito Santo na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto e outra pelo lado de Minas Gerais na cidade do Alto Caparaó, eu tive a oportunidade de fazer o Pico da Bandeira em 2018, e foi uma ótima aventura, para ter mais detalhes dessa aventura (CLIQUE AQUI) e visite o artigo completo com mais informações e fotos, abaixo segue o vídeo dessa aventura ao Pico da Bandeira.
4) Pedra da Mina ( 2.798 metros de altura)
A Pedra da Mina, ou ocasionalmente o Pico da Pedra da Mina, é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros de altitude.
Localiza-se na serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente ao seu norte e sul, e seu cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz. O cume é ainda o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e do Estado de São Paulo, e a segunda montanha mais alta de Minas Gerais. (Fonte da Informação: Wikipédia)
5) Pico das Agulhas Negras (2.790 metros de altura)
O Pico das Agulhas Negras, com 2.790,94 metros de altitude, é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, o terceiro ponto mais alto do estado de Minas Gerais, e o quinto mais alto do Brasil.
Apesar de se situar em uma zona tropical, o pico costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno e ocasionalmente neve em anos excepcionalmente mais úmidos.
O Pico das Agulhas Negras está localizado na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, no maciço de mesmo nome, parte da serra da Mantiqueira, entre o município mineiro de Bocaina de Minas e os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende. (Fonte da Informação: Wikipédia)
6) Pico do Cristal (2.769 metros de altura)
O Pico do Cristal é o sexto mais alto pico brasileiro, com 2.769,05 metros de altitude, localiza-se na serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó, Estado de Minas Gerais.
O Pico do Cristal é um ponto maciço que possui essa denominação devido à suas abundantes formações rochosas de quartzo, no qual apresenta paisagens de extrema beleza, sendo considerado por alguns o local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira, onde a vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos, sendo o local parte da zona de maiores altitudes do parque.
Para quem parte do acampamento Tronqueira, em Minas Gerais, sobe-se a trilha em direção ao Pico da Bandeira, onde, próximo deste, segue-se ao sul para o Pico do Calçado e depois para o oeste.
Já para quem está vindo pelo lado da Casa Queimada que fica do lado do Espírito Santo pode chegar ao Pico do Cristal subindo a trilha para o Pico da Bandeira e seguir a leste antes de subir o Pico do Calçado. Do seu cume é possível avistar o imponente Pico da Bandeira, com seu característico abismo do lado do Espírito Santo e encostas mais suaves no lado de Minas Gerais. (Fonte da Informação: Wikipédia)
7) Monte Roraima (2.734 metros de altura)
O Monte Roraima é a sétima maior montanha do Brasil e está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu planalto apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras, que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2.810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2.772 metros, localiza-se ao norte do planalto, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países e ao norte do planalto, a 2.734 metros de altitude, encontra-se o marco da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. (Fonte da Informação: Wikipédia)
8) Morro do Couto (2.680 metros de altura)
O Morro do Couto é a oitava maior elevação rochosa brasileira, com 2.680 metros de altitude, fica no Parque Nacional do Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
O Morro do Couto é a primeira montanha que se alcança a partir da portaria do parque, e pode ser vencido em duas horas de caminhada fácil. A montanha é frequentada por muitos escaladores em busca das diversas vias com variados graus de dificuldade. Outra rota para se atingir o cume, é saindo do Pico das Prateleiras e seguindo pela crista da montanha até o alto. Do topo tem-se uma vista incrível do Pico das Agulhas Negras e da Serra Fina. Apesar de ser um dos parques mais visitados do país, ainda existem várias trilhas inexploradas e vias a serem conquistadas. (Fonte da Informação: Wikipédia)
9) Pedra do Sino de Itatiaia (2.670 metros de altura)
A Pedra do Sino de Itatiaia é a nona maior montanha do Brasil localizada na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional de Itatiaia, próxima ao Pico das Agulhas Negras. Seu cume está a 2.670 metros de altitude.
Suas formas arredondadas no topo fazem com que a montanha pareça um grande sino sobreposto ao platô. O desafio físico e a ausência de turistas pelo caminho tornam a ascensão atraente para aventureiros. A qualificação “de Itatiaia” serve para diferenciá-la da Pedra do Sino mais conhecida, ponto culminante da Serra dos Órgãos no estado do Rio de Janeiro. (Fonte da Informação: Wikipédia)
10) Pico dos 3 Estados (2.665 metros de altura)
O Pico dos Três Estados é a décima maior montanha do Brasil, uma montanha em cujo topo está o ponto onde se encontram as divisas geográficas dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, possui a altitude de 2.665 metros de altura e encontra-se localizado na extremidade oriental da Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, próximo à Pedra da Mina e ao Pico das Agulhas Negras. O ponto tríplice das divisas é marcado no cume por um pequeno tripé de ferro lavrado com os nomes dos três estados, nas respectivas direções. (Fonte da Informação: Wikipédia)
Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui eu como muitas pessoas adoro esse mundo de montanhas e resolvi fazer esse pequeno resumo das 10 maiores montanhas do Brasil, espero que esse artigo tenha te ajudado a tirar alguma duvida e caso queira fazer alguma pergunta use o campo de mensagem abaixo ou use as redes sociais pára fazer contato, navegue no Blog, aqui tem várias dicas de trilhas e passeios para fazer pelo estado do Rio de Janeiro, abraços e até o próximo artigo.
MUITO LEGAL . EU JA ESTIVE EM CAPARÒ. MG. NA CRUZ NO CUME,
Olá Sebastião como vai? Subiu o Pico da Bandeira? lugar incrível né? eu também estive lá e achei um desavio muito grande, abraços e não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais… 🙂