A Enseada do Bananal fica no bairro de Itacoatiara em Niterói, seu acesso é pelo mesmo lugar de onde se inicia a trilha do Costão de Itacoatiara, a trilha tem por volta 1km para se chegar ao ponto principal e você consegue fazer essa trilha por volta de 20 minutos.

A trilha para a Enseada do Bananal é bem simples de se fazer, você vai caminhar em uma trilha sinalizada e bem protegida do sol por causa da vegetação, se torando um passeio bem agradável de se fazer, por ser de fácil acesso e ficar entre o Costão de Itacoatiara e Pedra do Elefante leva várias pessoas nos fins de semana para se aventurarem no rapel de aproximadamente 30 metros de altura, com um cenário deslumbrante de fundo, confira nas fotos abaixo um pouco do trajeto dessa trilha.

Entrada para a Enseada do Bananal
Entrada para a Enseada do Bananal e Costão

Trilha do Costão de itacoatiara

Placa informando a direção para a Enseada do Bananal
Placa informando a direção para a Enseada do Bananal

Setas direcionando para Enseada do Bananal

Caminho para Enseada do Bananal em Itacoatiara

Após passar por todos os pontos mostrado nas fotos acima você vai chegar na Praia das Pedras e vai curtir um visual diferente com o Costão de Itacoatiara de fundo, como podemos ver na foto abaixo:

Praia das Pedras
Praia das Pedras

Chegando na Praia das Pedras você vai pegar um caminho a esquerda e vai andar por mais uns dois minutos e se dirigir para o alto da rocha de onde fazem o Rapel, vai fazer uma pequena escalaminhada na rocha e subir até o vão central e de lá do alto vai ter um bela vista como podemos ver nas fotos abaixo.

Enseada do Bananal
Garganta
Trilha da Enseada do Bananal
Garganta

Esse local onde estou sentando é apelidado de “Garganta“, por causa dessa fenda enorme que separa as duas rochas, nesse ponto é feito o Rapel, nas fotos abaixo vou mostrar a Agulha George Guarischi apelidada de “Pedra da Tartaruga” que fica colada na Pedra do Elefante e a Praia das Pedras vista de cima.

Agulha George Guarischi ou Pedra da Tartaruga
Agulha George Guarischi ou Pedra da Tartaruga
Praia das Pedras em Itacoatiara
Praia das Pedras em Itacoatiara

DICA DE ARTIGO:

Se você curti as Trilhas de Niterói, vamos deixar um Guia com as principais trilhas da Cidade de Niterói, nesse Guia você vai conhecer as seguintes Trilhas com mais informações: Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Morro do Santo Inácio, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal, Morro do Morcego, Morro da Peça, CLIQUE AQUI e veja o artigo completo!

Confira o vídeo de nossa visita a Enseada do Bananal em Niterói:

PONTOS POSITIVOS DA TRILHA:

O local é bem sinalizado;
Não precisa de Guia para te levar;
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.

PONTOS NEGATIVOS:

Na parte final onde se sobe para o Vão Central da Garganta é íngreme e não tem corda para ajudar a subir, mas tem como subir pelas fendas, é bom avaliar a situação antes de subir para que não ocorra um acidente.

DICAS:

A Enseada do BananalCostão de Itacoatiara tem o mesmo acesso, ambas as trilhas pertencem ao Parque Estadual Serra da Tiririca, e existe um horário de visitação que é das 08:00h as 17:00h, com um limite de 200 pessoas por vez, fins de semana e feriados o local fica cheio para evitar fila chegue cedo.

COMO CHEGAR:

De Ônibus: Pegar no Terminal de Niterói o ônibus Nº 38 Itaipu e saltar na Praia de Itacoatiara e andar até a entrada que tem uma guarita.

De Carro: Ajustar o GPS para Rua das Rosas, nº 24, Itacoatiara, Niterói, RJ você pode deixar o carro no estacionamento na Praia.

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei no início do artigo vocês tem uma visão melhor da trilha da Enseada do Bananal, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui