Parque Estadual de Jalapão terá taxa de visitação em 2018

0
1.055 visitas
Parque Estadual de Jalapão

A região leste do Estado de Tocantins vem recebendo cada vez mais turistas graças as belezas e atrações que o Parque Estadual de Jalapão abriga. O local teve um aumento de turistas notável logo após a estreia da telenovela “O Outro Lado do Paraíso”, trama da rede globo que teve alguns episódios gravados no destino.

Com o atual crescimento do turismo no município de Mateiros (local que concentra a grande maioria das atrações do parque), a prefeitura da cidade estabeleceu uma nova lei que permite a cobrança de uma taxa de R$20,00 por turista para cada dia de permanência no destino.

A lei que entra em vigor em 2018, também irá atingir as pessoas que exploram as atrações turísticas do município, que serão obrigadas a pagar R$300 referente à Taxa Anual de Fiscalização e Fomento ao Turismo Sustentável, que estará atrelada à emissão de licença para o funcionamento dos atrativos turísticos.

De acordo com alguns moradores e profissionais do turismo, a medida tem gerada grande insatisfação a população e turistas que vem a taxa como algo negativo para a economia da região. Diferente de Fernando de Noronha, que também cobra taxas de permanência no parque nacional, Mateiros ainda não possui uma infraestrutura adequada para receber turistas. A cobrança, além de ser desproporcional à estrutura oferecida pela prefeitura, tem preocupado os profissionais do município que temem uma queda no número de visitantes no próximo ano.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Heberson Martins, a taxa irá valorizar a mão de obra local e fazer com que o recurso monetário permaneça na cidade. O dinheiro da taxa será destinado para o custeio do seguro de visa obrigatório ao visitante e para a preservação e manutenção do meio ambiente.

Fonte da Notícia: www.guiaviajarmelhor.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui