O Morro da Peça é uma trilha leve com menos de 1 km de extensão, sua altitude máxima chega a 198 metros de altura e fica no Bairro de Itaipu na Cidade de Niterói.
Do alto do Morro da Peça podemos contemplar toda a Beleza do Parque Estadual da Serra da Tiririca o (PESET) em 360 graus, avistando do seu cume boa parte das montanhas famosas do PESET como Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante entre outros pontos turísticos muito bonitos como iremos ver no artigo abaixo.
A Trilha para o Morro da Peça de Niterói é indicada para iniciantes em trilhas e o melhor de tudo é de fácil acesso, “eu achei muito parecida com o Costão de Itacoatiara, porém não é íngreme como o Costão”, a subida e o trajeto são mais suaves, seu acesso se dá na Portaria da “Associação Recanto Bela Vista”, (um pequeno condomínio) e sua visitação necessita de identificação na Portaria, o horário de visitação são das 08:00h as 17:00h, todos os dias.
Após se identificar na Portaria vamos entrar no condomínio e fazer uma caminhada de no máximo 10 minutos até o inicio da trilha, onde vamos ter outra placa mostrando a entrada da trilha.
Após passar pelo portão vamos fazer uma caminhada de 5 minutos e vamos encontrar uma bifurcação, o caminho pela direita vai levar a um mirante mais baixo voltado para o Bairro de Itaipu (com muito mato) e o caminho da esquerda vai dar acesso ao mirante principal do Morro da Peça.
Saindo do mirante baixo, voltando para bifurcação e pegando o outro caminho vamos ter acesso ao Mirante Principal que é mais limpo e fácil de subir, com uma vista muito mais bonita como podemos ver nas fotos abaixo.
Ao chegar nesse trecho já temos uma boa vista do lado esquerdo voltado para boa parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca, como podemos ver na foto abaixo.
Após andar por mais alguns minutos chegamos no cume e vamos ter uma vista de 360 graus de boa parte da Serra da Tiririca, do centro da serra como podemos ver nas fotos abaixo.
Eu visitei o Morro da Peça de Itaipu duas vezes, fui em um Domingo com o tempo Nublado e 3 dias depois em uma Quarta Feira voltei para ver como era a vista com o tempo aberto, abaixo segue uma panorâmica que fiz para você ter uma ideia da vista.
Dica de Artigo:
Se você curti as Trilhas de Niterói, vamos deixar um Guia com as principais trilhas da Cidade de Niterói, nesse Guia você vai conhecer as seguintes Trilhas com mais informações: Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Morro do Santo Inácio, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal e Morro do Morcego, CLIQUE AQUI e veja o artigo completo!
Vídeo de nossa visita ao Morro da Peça de Niterói:
Confiras as imagens aéreas que fiz com o drone no Morro da Peça, lá do alto podemos ter uma noção de como é a vista e o tamanho do Morro da Peça.
Ficha Técnica do Morro da Peça:
Tempo Médio: 30 minutos
Distância: 1 quilômetro
Altura: 198 metros
Dificuldade: Leve
Pontos Positivos da Trilha:
A trilha é fácil de fazer, para Adultos e Crianças;
Não precisa de Guia para te levar;
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.
Como Chegar:
De Ônibus: Basta pegar a linha 46 Várzea Das Moças x Centro de Niterói que sai do Terminal de Niterói e saltar próximo ao endereço Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8632 no bairro de Itaipu e entrar na Rua Dr Rovane Tavares Guimarães, pegar a primeira rua a direita a Rua Procurador Afrânio Moreira, (rua ao lado do Mercado Diamante), entrar na rua e virar a direita e caminhar até a entrada do condomínio, tem placas informando a direção. (Para ver no Google Maps CLIQUE AQUI)
De Carro: Basta Ajustar o GPS para Morro da Peça em Itaipu que não vai ter problemas, o carro pode deixar na rua lá próximo ao condomínio.
Bom amigos esse artigo do Morro da Peça vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, caso tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.
Muito legal!
Gostei muito!
Olá Wilson como vai? fico feliz em saber que gostou do artigo, pretende visitar o Morro da Peça?
É seguro fazer sozinha essa trilha?!
Oiii Iane como vai? Essa trilha fica dento de um condomínio fechado e todos que entram são obrigados a se identificar na portaria, eu achei o lugar bem tranquilo fui duas vezes, em um Domingo e tinha algumas pessoas lá visitando e voltei na mesma semana com o tempo melhor para fotografar e fui sozinho e não apareceu ninguém lá, fiquei umas três horas lá e não apareceu ninguém lá (bem deserto)… eu não aconselho as pessoas fazerem trilhas sozinhas, pode ocorrer um acidente ou precisar de ajuda e não ter a quem recorrer. Aconselho ir com alguém, mas se for sozinha acredito que não vai ter problemas…