A Travessia Tupinambá é maior trilha da Cidade de Niterói, com cerca de 7,5 Km de extensão liga o Parque da Cidade em São Francisco ao Bairro de Piratininga, contando com dois pontos oficiais de observação, os mirantes da Pedra Quebrada e da Tapera, proporcionando ao visitante belas paisagens de ângulos diferentes para a Orla de Niterói e Serra Carioca no Rio de Janeiro.

Inaugurada em Agosto de 2017 a Travessia Tupinambá tem atraído muita gente para percorrer esse belo trajeto em meio a Mata Atlântica, um ponto muito importante para abordar é a marcação da trilha, que conta com setas nas árvores, no chão e placas informando a direção, fazendo você se sentir orientado em parte do trajeto, como iremos ver no decorrer do artigo.

Parque da Cidade Niterói
Rampa principal de Salto do Parque da Cidade
inicio da travessia tupinamba
sinalização da travessia tupinamba
Sinalização da Travessia Tupinambá

Após caminhar por uns 20 minutos vamos encontrar uma placa informando um pequeno desvio para ter acesso ao Mirante da Pedra Quebrada, que é bem simples de chegar e subir, de lá vamos ter uma vista para toda vegetação do parque e ao fundo a Serra Carioca e vamos poder observar todo o trajeto que iremos fazer até terminar a travessia.

mirante da pedra quebrada travessia tupinamba
Placa informando o mirante da Pedra Quebrada
pedra quebrada tupinamba
Pedra Quebrada
Mirante da Pedra Quebrada
O Morro de fundo é o que vamos ultrapassar

Voltando para a trilha vamos nos dirigir para o Mirante dos Tamoios, você vai passar por vários tipos de terrenos como nas fotos abaixo eu mostro, sempre com as placas e marcações informando o caminho que deve fazer.

Sinalização da Travessia
Recando do Ziki
sinalização mirante dos tamoios
Sinalização Mirante dos Tamoios

Após chegar nessa plaquinha você vai notar uma seta apontando para o caminho para trás dessa placa em 2017 quando fui pela primeira vez não tinha esse acesso, nesse ponto abriram um novo mirante chamado Mirante dos Tamoios, voltado para região oceânica de Niterói e dá para ver a rampa de salto do Parque da Cidade bem distante, o local ainda conta com mesas de madeira.

Mirante dos Tamoios

mirante dos tamoios niteroi

Mirante voltado para Região Oceânica de Niterói
Vista do Mirante dos Tamoios

Saindo do Mirante dos Tamoios e seguindo a trilha vamos continuar a descer pela trilha e vamos nos deparar com um mirante natural abaixo do mirante dos Tamoios com uma vista voltada para a Lagoa de Piratininga.

trajeto travessia tupinamba-1

mirante voltado para lagoa de Piratininga
Mirante voltado para lagoa de Piratininga

Saindo desse mirante natural voltado para a Lagoa de Piratininga vamos seguir a sinalização e o trajeto da trilha marcado pela trilha.

sinalização travessia tupinambá

Córrego no meio da travessia
trajeto travessia tupinamba
Bambuzal no meio do caminho

Após passar pelo bambuzal vamos caminhar por mais alguns minutos vamos subir por algumas pedras e vamos encontrar esse outro córrego pequeno, vamos ultrapassar ele e seguir sempre pela esquerda e vamos começar a subir a montanha até encontrar a placa abaixo.

Quando você chegar nessa placa vai ter duas opções, pelas esquerda vai te levar para o final da travessia, (esse trajeto vai levar mais 40 minutos para descer) e o caminho pela direita vai te levar para mais dois mirantes, essa subida vai levar entre 15 a 20 minutos. Já que você chegou até aqui sugiro subir e comtemplar o mirante principal que é muito bonito.

Eu levei 1:20h para chegar nessa placa, e seguindo pela direita vamos pegar mais uma subida moderada até a primeira bifurcação, dá bifurcação em diante não tem sinalização e o mato está alto, mas seguindo as minhas orientações vai chegar nos mirantes.

sinalização travessia tupinambá
Seta mostrando a direção para os mirantes
trajeto travessia tupinamba
Subindo até os mirantes

Após 10 minutos de subida vamos encontrar a primeira bifurcação, o caminho da esquerda vai te levar para o mirante voltado para a Lagoa de Piratininga e o caminho da Direita vai te levar para o mirante da Tapera, já que estamos aqui vamos pegar primeiro o caminho da esquerda que é mais curto e depois seguir para o mirante da Tapera que é uma pouco mais distante, confira as fotos abaixo do mirante voltado para a Lagora de Piratininga.

travessia tupinamba
Mirante voltado para a Lagoa de Piratininga
travessia tupinamba niteroi
Mirante voltado para Região oceânica de Niterói

Agora que você conheceu o mirante voltado para a Lagoa de Piratininga com a Serra da Tiririca de fundo, vamos voltar pela trilha e seguir para o Mirante do Tapera, vai andar por mais alguns minutos, passar pela vegetação, passar por umas ruinas antigas, continuar pela vegetação alta e chegar no mirante.

Depois de tento caminhar chegamos ao mirante principal da Travessia Tupinambá, na foto abaixo vamos ter uma vista incrível para as Praias de Niterói, como Piratininga, Camboinhas e Itaipu, ao fundo na serra podemos ver o Morro das Andorinhas, o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante.

Mirante do Tapera
Mirante da Tapera com vista para Região oceânica de Niterói de fundo

E no outro ponto do mirante vamos ter uma vista muito bonita para os Fortes de Niterói como, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Forte Barão do Rio Branco que abriga o Forte São Luiz e o Forte do Pico, e ao fundo a Serra Carioca onde podemos ver o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Morro dois Irmãos de um ângulo inédito.

travessia tupinamba niteroi
Mirante do Tapera

tupinamba niteroi

Para finalizar a Travessia Tupinambá, voltamos para trilha e vamos caminhar até o final dela no bairro do Jardim Imbuí em Piratininga, o trajeto até a saída da Travessia leva por volta de 40 minutos, confira abaixo algumas fotos do trajeto até a saída.

jardim imbuí
Placa mostrando a direção da saída da travessia
finalizando a travessia
Parte do trajeto para finalizar a travessia
Placa do final da travessia
final da travessia tupinamba jardim imbui
Final da Travessia Tupinambá no Jardim Imbui

Espero que esse artigo tenha tirado algumas dúvidas sobre a Travessia Tupinambá, embora a trilha tenha 7,5km não é uma trilha puxada de se fazer, caminhar por ela é até muito agradável, o tempo médio de travessia leva por volta de 3h dependendo do seu ritmo, é indicada para iniciantes, começando a travessia pelo Parque da Cidade, vai encarar em quase todo o momento um terreno sempre descendo ou plano e alguns pontos com subidas leves.

Vídeo da Travessia Tupinambá

O artigo ainda não acabou, vou deixar abaixo o vídeo que fiz de minha ultima visita na Travessia Tupinambá em Fevereiro de 2023 e vocês vão poder ter noção de como está a trilha atualmente, esse vídeo ficou bem detalhado e mostro o trajeto e sinalização.

A Travessia Tupinambá foi inaugurada em 2017 e Eu estive lá assim que inaugurou e fiz o vídeo mostrando, vou deixar ele aqui abaixo assim caso tenha interesse pode comparar com o vídeo atual de 2023 e ver o que mudou na trilha nesse período.

Dicas de Artigo além da Travessia Tupinambá:

Se você curti as Trilhas de Niterói, vamos deixar um Guia com as 7 principais trilhas da Cidade de Niterói, nesse Guia você vai conhecer as seguintes Trilhas com mais informações: Costão de Itacoatiara, Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Morro do Santo Inácio, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal, Morro do Morcego, Morro da Peça, CLIQUE AQUI e veja o artigo completo!

Como Chegar na Travessia Tupinambá?

Ônibus: Para chegar até o Parque da Cidade é bem simples, basta se dirigir para a Praia de São Francisco, do Terminal de Niterói existem várias linhas que vão te deixar na Praia (38, 38A e 46), e de lá você pode ir a Pé, a subida é um pouco cansativa e é algo em torno de 2 quilômetros, uma boa alternativa é solicitar um Uber na Praia de São Francisco.

Carro: Para quem vai de carro basta se dirigir ao Parque da Cidade no local conta com estacionamento, não é muito grande dependendo da hora pode não ter vagas, por isso aconselho ir bem cedo, endereço: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco – Niterói – RJ (OBS: melhor opção é ir de ônibus, lembrando que se você for até o o final da travessia vai ter que voltar todo o percurso a pé ou voltar para o Parque da Cidade de Ônibus.)

Finalizando o Artigo da Travessia Tupinambá

Bom amigos esse artigo sobre a Travessia Tupinambá vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor do trajeto, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

11 COMENTÁRIOS

1. Boa noite!
    Tentei finalizar hoje a Travessia Tupinambá, porém não a concluí já quase chegando ao seu final.
    Segundo vendo nos mapas e comparando com o meu Tiava, tive que retornar a Travessia num ponto bem próximo ao acesso a Pedra da Tapera.
    Nesse ponto a trilha desapareceu, sendo fechada pela mata.
    Havia passado por um bambuzal, depois umas subidinhas, trechos com pequenos riachos, solo umido e com lama, um pouco mais de subida, e num trecho parecendo ter uma grande pedra e coberta por alguns finos sipos, a trilha desapareceu.
    Mesmo eu insistindo e tentando achar a trinha, não à encontrei.
    Tive que retornar com uma grande frustação.
    Vcs poderiam me orientar sobre este ocorrido?
    Tomei agora como desafio conseguir concluir essa travessia!
    No link abaixo dá pra ver que cheguei bem próximo da Pedra da Taquera.
    Confira minha atividade no Strava: https://strava.app.link/jCSkGESauZ
    Obrigado!
    Luciano Cunha.

• Olá Luciano como vai?

Rapaz que chato isso que ocorreu com Você, estive ai mês passado com uns amigos e não tive esse problema, e as orientações que passou na descrição estão corretas (e num trecho parecendo ter uma grande pedra e coberta por alguns finos sipos….) Você chegou perto da penúltima foto do artigo onde tem a placa informando para fazer a ultima subida? tente assistir o vídeo que está aqui no artigo e veja até onde vc chegou…

Na última vez que fui notei que o trajeto mudou bastante, mas por causa da natureza mesmo, tinha novos córregos, pequenos trechos agora virou meio que um pântano, mas as marcações e setas ainda estavam lá, mas por causa das ultimas chuvas a trilha pode ter fechado….

Te aconselho ir nos fins de semana que é mais movimentado, assim pode tirar algumas duvidas com os trilheiros…

Ou se desejar tente fazer o caminho ao inverso partindo por Piratininga, já que esse trajeto até o mirante da Tapera deve levar apenas 1 hora….

Qualquer duvida estou a disposição para tirar suas duvidas amigo 🙂

2. Luciano, esta parte da trilha realmente esta confusa.
    Acredito que nesse ponto, vc deve subir duas pedras que tem cipós como o Vinicius falou, mantendo-se a esquerda pelo caminho.

• Olá Luciano como vai? Fico feliz que esteja curtindo o Blog e as dicas…. Sobre fazer a trilha por Piratininga basta saltar um ponto antes da Praia de Piratinga e entrar numa rua onde tem uns bares e comércio local, e pedir orientações que vão te auxiliar, vai andar por no máximo 20m até a entrada em um bairro residencial bem calmo, abraços e qualquer duvida estou a disposição.

• Olá Luciano como vai? fico feliz que esteja curtindo os vídeos lá no canal no YouTube, aqui no Blog vai encontrar algumas informações extras que não foram passadas nos vídeos, fique livre para navegar e tirar suas duvidas… abraços e não se esqueça de assinar nossa mala direta, toda vez que tiver artigo novo vai receber um e-mail comunicando totalmente grátis, abraços e boas aventuras 🙂

• Oiii Mariana como vai? A trilha está aberta sim, Funcionamento Diariamente, das 7h às 18h é o mesmo horário que o Parque da Cidade Abre, o acesso inicial como pode ver no artigo é pela Rampa do Parque da Cidade… qualquer dúvida estou a disposição e boa aventura…

3. Bom dia
    Vinicius
    Poderia me informar se a trilha está boa para travessia ou obstáculo de impedimento.
    Pelos relatos acima acho ué está complicado. Tem algum órgão responsável pela manutenção e conservação ou quem poderia me informar…..
    Lembro costumo fazer trekking longa distância outros estados como Serra Fina Itamonte MG etc….Abraço.

• Oi Antônio como vai? estive lá a duas semanas e a trilha está bem sinalizada, fui levar uns amigos lá!!! Nesse artigo tem um vídeo novo que fiz, o vídeo é atual e fiz esse ano de 2023 e mostro bastante o trajeto, marcações e sinalizações da travessia! se já tem o hábito de fazer trilhas vai conseguir numa boa!

Acredito que os comentários abaixo foi em uma época que choveu muito lá e o trajeto foi danificado por cauda das chuvas fortes, mas agora tem novas rotas e os Guardas Parques tem cuidado do trajeto e da preservação da trilha! se for nesse mês de Julho de 2023 vai encontrar uma trilha bem sinalizada e marcada!

Se já fez Serra Fina a travessia Tupinambá vai ser passeio no parque!

Qualquer dúvida estou a disposição e sucesso meu amigo nessa aventura!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui