Início » Destaques » Travessia Tupinambá a Maior Trilha de Niterói
Travessia Tupinambá a Maior Trilha de Niterói
20 de outubro de 2017

Travessia Tupinambá a Maior Trilha de Niterói

A Travessia Tupinambá é maior trilha da cidade de Niterói, com cerca de 7,5 Km de extensão liga o Parque da Cidade em São Francisco ao Bairro de Piratininga, contando com dois pontos oficiais de observação, os mirantes da Pedra Quebrada e da Tapera, proporcionando ao visitante belas paisagens de ângulos diferentes para a Orla de Niterói e Serra Carioca no Rio de Janeiro.

Inaugurada em Agosto de 2017 a Travessia Tupinambá tem atraído muita gente para percorrer esse belo trajeto em meio a Mata Atlântica, um ponto muito importante para abordar é a marcação da trilha, que conta com setas nas árvores, no chão e placas informando a direção, fazendo você se sentir orientado em todo momento, como podemos ver nas fotos abaixo.

Início da trilha na rampa principalparque da cidade

inicio da travessia tupinamba

sinalização da travessia tupinamba

sinalização da travessia tupinamba

Após caminhar por uns 20 minutos vamos encontrar uma placa informando um pequeno desvio para ter acesso ao Mirante da Pedra Quebrada, que é bem simples de chegar e subir, de lá vamos ter uma vista para toda vegetação do parque e ao fundo a Serra Carioca, como podemos ver nas fotos abaixo.

mirante da pedra quebrada travessia tupinamba

mirante da pedra quebrada travessia tupinamba

Voltando para a trilha vamos nos dirigir para o Mirante da Tapera, esse é o maior percurso da travessia, que deve levar por volta de umas 2:30h de caminhada até o mirante principal, você vai passar por vários tipos de terrenos como nas fotos abaixo mostra, sempre com as placas e marcações informando o caminho que deve fazer.

trajeto da travessia tupinamba niteroi

trajeto da travessia tupinamba niterói

sinalização da travessia tupinambá em niterói

Antes de chegar no mirante principal vamos caminhar até uma antiga ruína, no dia que fomos fazer a trilha percebemos que muita gente estava voltando dessa parte, mas se você não for até o final, vai perder o Mirante da Tapera que é o mirante principal dessa Travessia, no vídeo que deixamos no início da postagem mostra melhor o percurso.

ruínas do mirante da tapera

Depois de horas caminhando chegamos ao mirante principal da Travessia Tupinambá, na foto abaixo vamos ter uma vista incrível para as praias de Niterói, como Piratininga, Camboinhas e Itaipú, ao fundo na serra podemos ver o Morro das Andorinhas, o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante.

travessia tupinamba niterói

E no outro ponto do mirante vamos ter uma vista muito bonita para os Fortes de Niterói como, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Forte Barão do Rio Branco que abriga o Forte São Luiz e o Forte do Pico, e ao fundo a Serra Carioca onde podemos ver o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Morro dos Irmãos de um ângulo inédito.

mirante da tapera tupinamba

Para finalizar a Travessia Tupinambá, voltamos para trilha e vamos caminhar até o final dela no bairro do Jardim Imbuí em Piratininga, o trajeto até a saída da Travessia leva por volta de 40 minutos.

jardim imbuí

final da travessia tupinamba jardim imbui

Espero que com essa postagem tenha tirado algumas dúvidas sobre a Travessia Tupinambá, embora a trilha tenha 7,5km não é uma trilha puxada de se fazer, caminhar por ela é até muito agradável, o tempo médio de travessia leva por volta de 3h dependendo do seu ritmo e é indicada para iniciantes. Começando a Travessia pelo Parque da Cidade, vai encarar em quase todo o momento um terreno sempre descendo ou plano e alguns pontos com subidas leves.

COMO CHEGAR:

Ônibus: Para chegar até o Parque da Cidade é bem simples, basta se dirigir para a Praia de São Francisco, do Terminal de Niterói existem várias linhas que vão te deixar na Praia (38, 38A e 46), e de lá você pode ir a Pé, a subida é um pouco cansativa e é algo em torno de 2 quilômetros, uma boa alternativa é solicitar um Uber na Praia de São Francisco.

Carro: Para quem vai de carro basta se dirigir ao Parque da Cidade no local conta com estacionamento, não é muito grande dependendo da hora pode não ter vagas, por isso aconselho ir bem cedo, endereço: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco – Niterói – RJ (OBS: melhor opção é ir de ônibus, lembrando que se você for até o o final da travessia vai ter que voltar todo o percurso a pé ou voltar para o Parque da Cidade de Ônibus.)

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *