Olá Amigos como vão? Sempre recebo muitas perguntas nas Redes Sociais, aqui no Blog e no canal do YouTube com as mesmas dúvidas do tipo, “Essa trilha é para iniciante?” “Devo ir de bota ou tênis?” “Existe roupa para esse tipo de trilha?” “Como eu vou saber se eu aguento fazer essa trilha?” São tantas perguntas que me surgiu a ideia de criar esse artigo para listar as maiores dúvidas e tentar te ajudar a iniciar no mundo das trilhas, confira abaixo as 11 Dicas para iniciantes em Trilha se sair bem nas suas aventuras nas montanhas.
01) Sempre tive vontade de conhecer esse lugar porém, não tenho companhia.
Essa é uma das mensagens que mais recebo, vou ser sincero com você, lá em 2016 quando comecei a fazer trilhas também não tinha companhia, meus amigos tinham suas ocupações e muita gente não gosta de se enfiar no mato “para curtir a vista”, rsss. Como eu resolvi esse problema? Comecei a buscar nos grupos de trilha no Facebook por eventos para os lugares que eu queria conhecer na minha cidade e em cidades vizinhas e foi fantástico, além de conhecer pessoas legais que curtem a mesma coisa que você, os Guias vão te conduzir pelos lugares corretos e você acaba aprendendo muito com eles.
Aproveite a oportunidade e faça amizades, e forme o seu próprio grupo de trilha, com o passar do tempo sempre vai ter companhia para encarar alguma montanha.
Vou ter que pagar? A resposta é Sim! Geralmente para as trilhas urbanas os valores cobrados são baratos, coisa de R$: 20,00 a R$: 50,00 e para as que necessitam viagens os valores são mais altos, porém se você está começando, faça as próximas de sua casa para seu corpo ir se acostumando e quando tiver mais experiência e ampliar sua rede de amigos que fazem trilhas, vai fazer trilhas em vários lugares sem ter a necessidade de pagar pelo Guiamento.
Para escolher uma agência séria no Facebook basta ir na página da agência e ler os depoimentos das pessoas que já fizeram eventos com eles, muitos tem a opção de pagar no dia do evento, caso tenha alguma duvida sobre a agência tente fazer contato com algumas pessoas que deixaram os depoimentos na página deles e tire suas duvidas.
02) Como eu vou saber se eu aguento fazer essa trilha?
É a pergunta muito recorrente que eu recebo, não é fácil de responder essa pergunta, porque na maioria das vezes eu não conheço a pessoa e para falar a verdade eu já passei vários perrengues em lugares que eu achava que iria fazer numa boa, rsss.
Ninguém melhor que você para conhecer seu corpo e seus limites, a dica que te dou é pesquisar sobre o lugar que deseja conhecer, vai no Google, coloca o nome da trilha e veja quantos quilômetros ela tem, assista vídeos no YouTube, leia artigos em Blogs, veja se é muito íngreme, qual a média de horas que as pessoas fazem, se o trajeto da trilha é apenas andar, ou vai ter que fazer escalaminhada nas rochas, vai necessitar subir com apoios de corda e etc…
Se você é uma pessoa sedentária, percorrer 1 quilômetro em um terreno íngreme pode ser muito duro, já vi pessoas passarem mal em trechos curtos e já soube de pessoas que morreram porque tinham problemas de saúde, se você tem algum problema de coração, vá a um médico primeiro antes de se aventurar.
O uso de Bastões nas trilhas ajuda muito a dividir o peso do seu corpo e dar impulso nas subidas íngremes, eu sempre improviso um cajado com um galho seco que encontro no meio do caminho quando a subida é muito ingrime, fica essa dica!!!
03) Preciso de alguma roupa ou calçado especial para fazer trilhas?
Esse artigo é para iniciantes e a resposta é Não! Não precisa de roupas especiais ou calçados especiais, o ideal é usar roupas leves que não retenham suor, tecidos em algodão retém muito líquido, e acredite você vai transpirar muito!
Se você tiver um tênis de caminhada com uma boa aderência já é o bastante, caso tenha uma bota é melhor ainda, as botas geralmente tem um solado mais largo e travas mais resistentes que te dão mais aderência nos terrenos, porém caso não tenha, não precisa fazer esse investimento no inicio…
Muitas pessoas usam as roupas das academias, como calça legging, bermuda, shorte, camiseta, e etc… eu geralmente faço com uma Blusa Térmica de manga longa, para evitar picadas de insetos, arranhões e para não ter que ficar passando protetor solar e repelente nos braços e costas, nas trilhas abertas a exposição ao sol é muito forte então me protejo ao máximo do sol, outro item que gosto bastante é o Boné e o Óculos Escuro, caminhar com o sol de frente para você é bem desconfortável para os olhos… outro detalhe que quase esqueci de abordar, é bom levar uma capa de chuva caso tenha previsão de chuva para o dia da trilha, não é nada confortável caminhar por horas na chuva no meio do mato, além de não fazer bem para a saúde.
04) O que devo levar para comer e beber na trilha?
Isso vai depender da duração da trilha, mas é sempre bom levar algo leve e prático, frutas como Banana, Maçã, são ótimas para levar, biscoitos, frutas secas, amendoim e bolos como Ana Maria também são boas fontes de energia, não leve nada que possa estragar ou te dá uma dor de barriga, lembre-se está no meio do mato lá não tem banheiro…
Para beber eu gosto de água, que na minha opinião é a melhor bebida que tem… muitas pessoas levam Gatorade, Guaraná entre outras bebidas estimulantes, se você tem o hábito de beber e acha que vai ter um gás a mais, leve… porém tome cuidado com o peso na mochila.
Eu aconselho que você faça uma boa refeição antes de sair de casa, como eu faço sempre na parte da manhã tomo um café da manhã bem reforçado e levo sempre umas frutas para comer na hora de descer.
Leve um saco para coletar SEU LIXO! Uma atitude que deixa a gente indignado é a falta de educação de MUITAS PESSOAS de largar seu lixo no meio ambiente, leve tudo que você levou de volta, seu pacote de biscoito, casca de frutas, garrafas, copos de plástico, pacote de balas e etc…
05) Como devo organizar as coisas que vou levar para a trilha?
Se a trilha é curta só vou levar coisa que vou usar, nada de coisas que não preciso, assim sobra mais espaço na minha mochila e fica mais confortável de caminhar durante a trilha até chegar ao cume, faça uma estimativa de quanta água vai precisar levar, lanche, roupa que vai usar, itens como câmera, celular, medicamentos que use se for o caso, pense sempre na ida e volta…
Bom é buscar informação com quem está organizando esse evento e pedir detalhes do que é necessário levar, as vezes é bom levar um chinelo, uma toalha, roupa de banho também, vai que passe por uma cachoeira e todos parem para se refrescar e você não se informou direito vai perder uma boa oportunidade de se refrescar…
06) Sou de Idade ou tenho alguma Deficiência será que posso fazer trilha?
O que eu mais vejo nas montanhas são Pessoas de Idade dando um show de disposição, simpatia e experiência, então a resposta é Sim! Como esse artigo é para pessoas iniciantes eu indico que vá fazendo trilhas curtas de 1 a 3 quilômetros e vá aumentando aos poucos o grau de dificuldade, isso sempre com a orientação de seu médico, pessoas cardíacas e com problema na coluna não se arrisquem sem que seu médico tenham liberado vocês.
Para pessoas com alguma especie de Deficiência eu aconselho que vocês pesquisem o local, hoje em dia é muito comum ver trilhas preparadas para cadeirantes, cadeiras especiais para trilhas e agencias que oferecem esse tipo de serviço especial. Eu curto muito o canal no YouTube do Samuel Oscar do Drone na Montanha ele tem um vídeo de um projeto Montanhas para Todos, com essa inclusão nas montanhas, para Assistir esse vídeo e se emocionar (CLIQUE AQUI) outro Exemplo de Superação é o Angelo Santos do perfil no Instagram Saci Trilheiro, ele roda o Brasil e o mundo fazendo trilhas e registrando seus momentos em fotos e vídeo, apenas com uma perna, para acompanhar o Perfil dele (CLIQUE AQUI) como eu admiro essas pessoas que tiveram tudo para desanimar da vida e resolveram mostrar para a vida que mesmo com adversidades eles não desistiram de viver! Se inspire em exemplos como esses e vá em busca do que você deseja.
07) Tem risco de acidente nas trilhas?
Com o passar do tempo a gente vai lendo algumas notícias de pessoas que se perderam durante algumas trilhas, de acidentes onde bombeiros foram acionados para resgaste e em alguns casos pessoas que morreram! É triste mais isso ocorre… Por isso que eu sempre falo para as pessoas que estão iniciando ir com Guias experientes que vão te conduzir com segurança, as vezes é melhor investir um pequeno valor do que passar uma situação desagradável por teimosia.
08) Me chamaram para acampar na montanha o que devo levar?
Passar a noite na montanha pode não ser muito agradável para quem está iniciando, muita das vezes não tem sinal de celular, a água é praticamente a que você levou, não tem banheiro, não tem onde comprar comida, durante a noite faz muito frio (MUITO MESMO!!!)
Tire todas as suas duvidas com quem está organizando esse evento, acho que o pior incomodo que já passeio foi o frio intenso na montanha( CLIQUE AQUI e leia meu Relato no Pico da Bandeira, a 3º maior montanha do Brasil), quando me refiro a frio é o tipo de frio que as mãos e os pés ficam de tal forma dormentes, para alguns lugares é necessário roupas apropriadas em camadas, um bom saco de dormir e isolante térmico, uma barraca que suporte o vento e chuva (o clima no alto de uma montanha muda com muita frequência) então não vá para lá de qual quer maneira, digo isso de experiência própria e após esses perrengues passei a dar importância nesses itens para alguns lugares. A morte por hipotermia é rápida e muita das vezes a pessoa nem senti, já li vários relatos de pessoas que morreram no alto das montanhas por causa do frio aqui no Brasil.
09) Não vá para lugares que não conhece na emoção.
Quando a gente vê aquela foto nas redes sociais e fica sabendo que vai rolar um evento para lá, já ficamos super empolgados, esse é o problema!!! As Pessoas não se atentam os quilômetros, o tempo de duração do evento, se é indicada para quem está começando. Sabe qual é a reação da maioria das pessoas? É desistir no meio do caminho pelo cansaço.
Já vi várias vezes isso, um caso que me chamou atenção uma vez foi a trilha na Pedra do Sino que fica na região serrana do Rio de Janeiro, a pessoa contratou o evento e nem leu a descrição do evento, ela ficou sabendo no meio do caminho que iria percorrer em um único dia 22 quilômetros (11 para ir e 11 para voltar) com uma média de 5h para ir e mais 5 horas para voltar, que é bem cansativo, ocorreu que essa pessoa toda hora pensava em desistir e parava com muita frequência para descansar, isso atrasou muito o grupo que já estava preparado para fazer esse evento e sabia dessa dificuldade, fazendo com que essa trilha tivesse um tempo maior que o previsto, então insisto se informe sobre o evento e se você tem capacidade física para fazer, um bom parâmetro é iniciar pelas pequenas e aos poucos ir se aventurando nas maiores, dessa forma você vai saber se seu corpo vai aguentar as mais longas.
10) Essa trilha tem risco de assaltos?
Se você é de outro estado pode até achar esquisito essa pergunta, porém para quem é do Rio de Janeiro e acompanha os Noticiários sabe que isso é uma preocupação frequente, principalmente nas trilhas urbanas da cidade do Rio de Janeiro.
A dica que te dou é sempre perguntar nos grupos de trilhas no Facebook ou WhatsApp, se for com uma Agência pergunte ao Guia como anda a segurança no local, se for sozinho fazer uma trilha vá em dias com mais frequência de gente como fins de semana e feriados, se tiver Guarita no inicio do parque pergunte ao Guarda, não leve muitas coisas de valor e pertences que chamem atenção, eu já vi um grupo de pessoas serem assaltadas na Pedra do Pontal no Recreio dos Bandeirantes na metade da Subida, eu só não fui também porque eu notei uma movimentação esquisita e voltei no meio do caminho porém quem arriscou teve seus bens roubados por um arrastão com um monte de pivetes…
Eu não deixo de fazer as coisas que gosto por causa da violência, porém procuro ao máximo prestar atenção nos lugares em minha volta e tento me manter informado, faça o mesmo!!!
11) Quais lugares seria ideal para se testar no inicio?
Como eu sou do Rio de Janeiro vou indicar as que eu já fiz no meu estado e acredito que seja ótimas opções para iniciar como Pedra Bonita, Mirante do Caeté, Pedra do Telégrafo, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca, Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara, clique no nome de cada uma e seja direcionado para o artigo completo, nos artigos eu informo a distância, tempo médio e dou dicas de fazer cada uma, se você for de outro estado e quiser sugerir alguma trilha use o campo de mensagem abaixo e vamos compartilhar experiência.
Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que esse artigo tenha te ajudado a tirar alguma duvida e caso queira fazer alguma pergunta use o campo de mensagem abaixo ou use as redes sociais pára fazer contato, navegue no Blog, aqui tem várias dicas de trilhas e passeios para fazer pelo estado do Rio de Janeiro, abraços e até o próximo artigo.