A Trilha do Pico da Tijuca tem aproximadamente 4km de extensão e está localizada no Parque Nacional da Tijuca, é a maior montanha do Parque e a segunda maior montanha da Cidade do Rio de Janeiro com 1021 metros de altura, perdendo apenas para o Pico da Pedra Branca com 1025 metros de altura que está localizado na Zona Oeste no Parque Estadual da Pedra Branca.

Você consegue chegar ao cume do Pico da Tijuca partindo do estacionamento da parte alta do Parque por volta de 1:30h, a trilha conta com várias placas e marcações indicando o trajeto, no decorrer do caminho vai se deparar com outras placas que levam a outras trilhas famosas no parque como Bico do PapagaioMorro da Cocanha, Morro do Archer e Tijuca Mirim, embora o ponto mais alto da trilha tenha 1021 metros de altura não é uma trilha pesada de se fazer, confira nas fotos abaixo um pouco do trajeto.

Entrada do Parque Nacional da Tijuca

Estacionamento do Parque Nacional da Tijuca

Início da trilha para o Pico da Tijuca

Sinalização para o Pico da Tijuca

Para chegar ao cume do Pico da Tijuca, é necessário subir os 117 degraus esculpidos na rocha com 120 metros de corrente de ferro como corrimão, a subida é bem agradável não exigindo grandes esforços, o local ainda rende boas fotos para guardar de recordação.

Escada do Pico da Tijuca

Foto tirada na escada do Pico da Tijuca

Pico da Tijuca

Do cume do Pico da Tijuca é possível ver a Cidade de Niterói, a Ponte Rio Niterói, as cadeias de montanhas da Serra dos Órgãos, o Maracanã, da Zona Sul a Zona Oeste, a Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Pedra Bonita a Baía de Guanabara. Enfim, toda a Cidade do Rio de Janeiro como podemos ver nas fotos abaixo:

Vista do Pico da Tijuca para o Engenhão

Vista para o Maracanã e Ponte Rio Niterói

Pico da Tijuca

O Pico da Tijuca é visível de vários pontos do Rio de Janeiro, ele faz parte da cadeia de montanhas da Serra Carioca, confira na foto abaixo ele sendo visto do Bico do Papagaio que é outra montanha bem popular no Parque Nacional da Tijuca.

bico do papagaio na floresta da tijuca

OBS: Um vigilante toma nota do nome das pessoas que entram nas trilhas. É ele também quem fecha a entrada às 15h, então se organize para chegar antes das 15:00h, o Parque abre as 08:00h.

Vídeo de nossa aventura:

DICAS DE ARTIGOS:

A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, segue uma lista das outras opções de trilhas que você pode fazer como: Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Pedra do Telégrafo, Mirante do Caeté, Morro da Urca, entre outras… Basta clicar nos nomes de cada trilha para ser direcionado para o artigo.

COMO CHEGAR:

Metrô / Ônibus: Seguir de Metrô até a Estação Praça Sans Peña e de lá pegar um ônibus em direção para a Barra da Tijuca (linhas 301 e 302,). Uma outra opção é pegar o 345 na frente da Central do Brasil na pista do meio que vai em direção para a Barra da Tijuca (esse ônibus demora um pouco) Saltar na Praça Afonso Viseu e se dirigir para entrada do Parque que fica a alguns minutos da praça. Ao entrar no parque caminhar pela rua principal sempre mantendo a esquerda até a parte alta, esse trajeto deve levar 1 hora de caminhada até o início da trilha.

Carro: A entrada do Parque Nacional da Tijuca fica no Alto da Boa Vista, em frente a Praça Afonso Viseu. Ao entrar, seguir pela rua principal até o Bom Retiro. O local possui estacionamento.

Bom amigos esse artigo sobre o Pico da Tijuca vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor do trajeto e da vista do lugar, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vinícius parabéns pelo relato. Vc recomenda algum equipamento de montanhismo para fazer a trilha, e qual sapato é melhor usar? A situação é segura com respeito à segurança, ou há risco de assalto?
    Valeu!
    Marcus

    • Olá Marcus como vai? Essa trilha você só vai fazer caminhada, não precisa de corda, luva, se quiser levar um bastão de caminhada para ajudar e se tiver leve, mas não é necessário caso não tenha, vai andando no seu ritmo que consegue chegar nas escadas numa boa, sobre o calçado que comentou pode ir de tênis de caminhada caso não tenha uma bota, o terreno é bem tranquilo para caminhar, no vídeo que está no inicio do artigo você tem uma noção do terreno e do trajeto…

      Eu já fui algumas vezes e nunca tive problemas de assaltos por lá, porém já rolou alguns assaltos nessa trilha, infelizmente no Rio de Janeiro temos que andar preparados para tudo, a dica que te dou é que não deixe de ir, mas não leve muita coisa de valor, não vá com todos os documentos na carteira e grande quantia de dinheiro, não fique dando muita bobeira na trilha, se ver um grupo de pessoas tente andar próximo deles mesmo que não conheça (galera de trilha geralmente é muito receptiva) e vá fins de semana que é bem movimentado… eu quando chego em algum lugar sempre pergunto aos funcionários do parque como está em questão a segurança…

      Qual quer duvida estou a disposição e bom passeio Amigo 🙂

    • Olá Luzia como vai? sim só é permitido a entrada no parque após as 8hs, se você notar na primeira foto do artigo tem uma guarita, o Vigilante só abre o portão as 8h… espero que tenha ajudado a tirar a sua duvida, abraços e boa trilha 🙂

    • Olá Sandro como vai? na época que fui tinha sim, mas hoje não sei se tem, sugiro entrar em contato com a administração do site e perguntar, ou se for vai preparado que possa não ter e tentar prender ela em algum lugar se o Vigilante permitir…

    • Oiii Celia como vai? indico sim, se tiver Instagram procura por Alice Moura o Instagram dela é @vaicomalice ela é guia e pode te conduzir com segurança pela Gávea indo pela Carrasqueira ou P4, Eu fui lá a alguns meses e fiz pela P4 a Pedra da Gávea e quem me conduziu foi a Alice, tenho artigo aqui no Blog desse dia.

      Qualquer dúvida estou a disposição e boa aventura….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui