Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão.
Nesse artigo encaramos o desafio de fazer a Trilha para o Pico da Pedra Branca, e encarar seus 7,3km com uma duração média de 4h para chegar ao cume, pela sede do núcleo Pau da Fome em Jacarepaguá, o parque fica aberto para visitação de Terça a Domingo das 08:00h até as 17:00h.
O Pico da Pedra Branca é o ponto mais alto da Cidade do Rio de Janeiro, com 1025 metros de altitude, a trilha está bem sinalizada com marcações em quase toda sua extensão, fazendo com que se sinta orientado em todo trajeto.
Na primeira parte da trilha iremos encarar um terreno bem estreito, com vários córregos pelo caminho, uma vegetação bem fechada até nosso primeiro ponto de parada na famosa Casa Amarela.
Saindo da Casa Amarela vamos encarar mais 3 quilômetros de trilha, esse trecho de caminhada é o mais íngreme te todo o trajeto, onde vai exigir um grande esforço físico até o cume, confira nas fotos abaixo.
Após Chegar na placa acima tem um mirante natural que dá para ver parte parte dos bairros de Campo Grande, mas como nesse dia estava tudo nublado não deu para ver nada, ao chegar nessa placa vai caminhar por mais alguns minutos e chegar no Pico da pedra Branca como podemos ver nas fotos abaixo.
Apesar do Pico da Pedra Branca ser o ponto mais alto da Cidade do Rio de Janeiro, O Pico não é famoso por sua vista.
A formação só é maior que o Pico da Tijuca por causa de uma rocha de 3 metros de altura em seu cume, que é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão.
Porém, de cima da rocha em dias abertos, é possível avistar parte dos bairros de Campo Grande, Baixada Fluminense, Vargem Grande, Recreio e Restinga da Marambaia, como podemos ver na foto abaixo.
Vídeo de nossa aventura:
Dicas para fazer essa trilha:
A Trilha é bem puxada e requer um condicionamento físico bom para fazer, lembrando que ao todo são 14,6km de distância considerando ida e volta, os 7,3km iniciais até o cume são bem puxados e ingrimes, a trilha é bem fechada, está bem sinalizada, o tempo total da trilha considerando ida e volta é mais ou menos umas 8h, então leve uma lanterna que é possivel anoitecer e você ainda estar na mata na hora de descer, vá com tênis ou bota com boa aderência, leve um cantil com água e algo para lanchar durante a trilha.
Dicas de Artigo para ler:
A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, segue uma lista das outras opções de trilhas que você pode fazer como: Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Pedra do Telégrafo, Mirante do Caeté, Morro da Urca, entre outras… Basta clicar nos nomes de cada trilha para ser direcionado para o artigo.
Como Chegar:
O acesso a trilha se dá pela Estrada do Pau da Fome, Taquara, onde fica uma das sedes do Parque.
Metrô/Ônibus: Pegar um ônibus até o Largo da Taquara. De lá existem opções de vans que deixam na Estrada do Pau da Fome.
Carro: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede, no parque não tem estacionamento vai ter que deixar o carro no estacionamento particular que fica ao lado.
Bom amigos esse artigo sobre o Pico da Pedra Branca vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor do trajeto e da vista do lugar, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.