O Morro do Rangel tem aproximadamente 170 metros de altura, sua trilha é considerada moderada, por volta de 40 minutos você consegue chegar no cume e tem uma vista em 360 graus de boa parte do Recreio dos Bandeirantes.
Existem duas formas de acessar o cume do Morro do Rangel, uma pela rua Orígenes Lessa, indo por esse trajeto vai ser necessário pedir autorização para acessar a trilha por um condomínio (não sei informar se esse acesso ainda está disponível) e indo pela Rua “Oito W” número 504 você sobe numa boa sem ter que pedir autorização para subir, esse foi o caminho que fiz.
O inicio da trilha indo pela Rua Oito W é bem fácil de identificar, pode usar como referência o Restaurante Cocotão que fica na entrada da rua, e caminhar por dois minutos até o início da trilha que é acessada por uma rocha que tem uns degraus talhados na própria rocha onde facilita o seu acesso, como podemos ver na foto abaixo.
Após subir as escadas vamos caminhar por uns 10 minutos e iremos encontrar o primeiro lance de corda para ajudar acessar o caminho, esse primeiro lance de corda é fácil de passar e não exige grande esforço físico, confira nas fotos abaixo parte do trajeto até o primeiro ponto de corda.
Passando por esse ponto de corda vamos caminhar por mais alguns minutos até o próximo ponto de corda, o legal que a vegetação vai ficando mais baixa e podemos ter uma ideia de como é a vista lá do cume por esse percurso em diante.
O Morro do Rangel também é usado na prática de Voo de Parapente, segundo informações que tive eles são responsáveis pela inclusão das cordas e manutenção, então não se assuste caso encontre algumas placas falando de coragem ou se encontrar com pessoas com mochilas grandes passando pela trilha.
Após uns 30 minutos de caminhada iremos chegar no ponto principal da escalaminhada, você vai encontrar uma placa com o seguintes dizeres, “ATENÇÃO” Rampa Acima, Necessário Força e Coragem para continuar, Muitos tentam, Mas só os Corajosos chegam ao Topo! E ai Vai encarar? Eu encarei e mostro para vocês…
O Morro do Rangel é considerada uma trilha moderada por causa dessa subida, que é íngreme e você vai precisar suportar o peso do seu corpo com os braços, não é difícil de subir porém caso tenha problemas com altura melhor avaliar o risco, não vá de tênis liso, deve ter mais ou menos de 30 a 40 metros de altura para subir com o auxílio da corda que já fica lá, dá para subir sem corda mas é bem arriscado escorregar na pedra e se machucar gravemente.
Após encarar essa subida, só resta agora contemplar a bela vista, como do cume podemos dar um 360, você consegue ver a Pedra da Gávea, Pedra do Pontal, Pedra Bonita ao fundo, mais o Maciço da Tijuca, Pedra Branca, Canal de Sernambetiba e a Serra de Grumari. Incrível né? confira nas fotos abaixo.
Vídeo de nossa Aventura ao Morro do Rangel:
Dicas para fazer a Trilha do Morro do Rangel:
A Trilha não é sinalizada porém está com o caminho bem marcado, você consegue chegar no cume sem problemas;
Leve Repelente, tem muito mosquito durante o trajeto;
Leve uma luva para segurar nas cordas caso tenha mãos sensíveis;
O Cume é bem exposto ao sol, leve óculos, boné, protetor solar, água para se hidratar e lanche para repor as energias para descer novamente as cordas;
Vá com uma bota ou tênis com boa aderência para fazer o trajeto pelas cordas, suba com as mãos livres, caso não tenha confiança em subir pelas cordas não se arrisque e principalmente não vá sozinho caso não tenha experiência em fazer trilhas que tenham esse tipo de obstáculo;
O Local é seguro me senti seguro, o bairro ali é bem tranquilo e de fácil acesso.
Quer contratar um Guia para te acompanhar?
Eu não aconselho as pessoas iniciantes a irem sozinhas nas trilhas, eu não conhecia o Morro do Rangel então contratei os serviços de Guiamento de uma amiga minha que mora na Cidade do Rio de Janeiro a Alice Moura para me guiar com segurança, caso queira contratar o Guiamento dela segue o Instagram dela ou site para fazer contato:
Instagram: @vaicomalice
Dicas de Artigos:
A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, Eu Criei um artigo Com as “Principais Trilhas da Cidade do Rio de Janeiro” CLICANDO AQUI você vai ser direcionado para o Artigo que vai abordar as principais trilhas: Pedra do Telégrafo, Pedra Bonita, Bico do Papagaio, Pedra do Pontal, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Mirante do Caeté, Pico da Tijuca, Morro da Urca, Pico da Pedra Branca, Morro da Babilônia, Morro do Cantagalo entre outras…
Como Chegar ao Morro do Rangel:
Ônibus: Não existe transporte público até a entrada do Morro do Rangel, nesse caso o ideal é pegar um ônibus e saltar no Posto 12 do Recreio, e fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos até a entrada da rua que fica na Rua “Oito W” número 504 CLIQUE AQUI para ver a rua no Google Maps, você também pode optar em pegar um Taxi ou Uber. (Linha 315 que sai da Central do Brasil te deixa no Posto 12 do Recreio, quase de frente para a Pedra do Pontal) na foto que deixei acima mostro o Morro do Rangel visto do Posto 12, basta caminhar até ele pela orla ou pista.
Carro: Basta ajustar o GPS para o Morro do Rangel no Recreio dos Bandeirantes, que vai chegar sem grandes problemas, você pode deixar o carro na rua, próximo a entrada, no dia que fui tinha vários carros parados ali.
Endereço: Rua Oito W n° 504, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ
Finalizando o Artigo
Bom Amigos, esse artigo sobre a Trilha do Morro do Rangel vai ficando por aqui, espero que o artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou envie uma mensagem pelas minhas redes sociais, abraços e até o próximo artigo!