Você conhece as principais trilhas da Cidade do Rio de Janeiro? A Cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas urbanas, para quem curte contemplar a Cidade Maravilhosa de ângulos diferentes vai se surpreender com a Geografia da cidade que é única, é uma mistura de Montanhas, Vales, Florestas e Oceano tudo muito próximo e ao mesmo tempo acessível para todos que tiverem coragem de encarar.
A um tempo atrás eu fiz um artigo parecido com esse mas da Cidade de Niterói caso tenha interesse em ler CLIQUE AQUI, Esse da Cidade do Rio de Janeiro, são locais que eu visitei assim como da Cidade de Niterói, eu visitei cada lugar e vou abordar de forma rápida para esse artigo não ficar longo, direcionando para o Artigo Principal com mais informações, fotos e vídeo para você escolher o seu roteiro com calma.
Pedra Bonita:
Ficha Técnica da Pedra Bonita:
Tempo médio: 40 minutos
Distância: 1.15 km
Altura: 696 m
Dificuldade: Moderada
Já vou iniciar esse artigo com a preferida da cidade do Rio de Janeiro a Pedra Bonita, a Trilha da Pedra Bonita é a preferira da maioria das pessoas na Cidade do Rio de Janeiro e geralmente é a primeira trilha de quem mora na cidade, tem por volta de 1km de distância partindo do estacionamento, o Ponto mais alto do cume tem 696 metros de altura. A trilha é uma das mais leves de se fazer no Rio de Janeiro, você vai encarar uma trilha íngreme, em alguns pontos exposta ao sol, porém curta de se fazer, do estacionamento até o cume leva em média 40 minutos, a trilha é indicada para iniciantes, é muito comum ver crianças e pessoas de idade fazendo essa trilha.
Para ver o Artigo Completo da Pedra Bonita, CLIQUE AQUI.
Pedra da Gávea:
Ficha Técnica da Pedra da Gávea:
Tempo médio: 3 horas
Distância: 2.600 km
Altura: 844 m
Dificuldade: Pesada
A Pedra da Gávea tem 844 metros de altura, a trilha tem uma extensão de 2.600 km, leva por volta de 3 horas para chegar ao cume, é considerada uma trilha pesada e muito íngreme, tem vários trechos perigosos onde vai ser necessário fazer escalaminhadas nas pedras, uso de cordas e não é indicada para iniciantes.
Para ver o Artigo Completo da Pedra da Gávea, CLIQUE AQUI.
Morro Dois Irmãos:
Ficha Técnica do Morro Dois Irmãos:
Tempo médio: 40 minutos
Distância: 1.500 km
Altura: 533 m
Dificuldade: Moderada
O Morro Dois Irmãos fica localizado na comunidade do Vidigal na Cidade do Rio de Janeiro, tem por volta 533 metros de altura, o percurso tem por volta de 1,5km e você consegue fazer essa trilha por volta de 40 minutos, a trilha é considerada moderada embora seja bem íngreme.
Para ler o Artigo Completo do Morro Dois Irmãos, CLIQUE AQUI.
Morro da Urca:
Ficha Técnica do Morro da Urca:
Tempo médio: 40 minutos
Distância: 1.100 km
Altura: 220 m
Dificuldade: Leve
A Trilha do Morro da Urca é uma das trilhas mais tranquilas de se fazer no Rio de Janeiro, ela inicia na Praia Vermelha no bairro da Urca, na Pista Cláudio Coutinho e te leva até a segunda estação do Bondinho no Morro da Urca, a trilha leva por volta de 40 minutos para ser concluída, o acesso a ela é de graça e você vai poder desfrutar de uma incrível vista do Rio de Janeiro, a trilha tem por volta de 1.1km.
Para ver o Artigo Completo do Morro da Urca, CLIQUE AQUI.
Pedra do Telégrafo:
Ficha Técnica da Pedra do Telégrafo:
Tempo médio: 40 minutos
Distância: 2.000 km
Altura: 354 m
Dificuldade: Leve
A Pedra do Telégrafo é quase que ponto obrigatório para os amantes de aventura para tirar belas fotos dando a impressão de estar a beira de um abismo, situada em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro a Pedra do Telégrafo tem levado visitantes do “mundo todo“, quando digo do mundo todo não estou exagerando vai ser muito comum encontrar brasileiros de outros estados e turistas do mundo todo encarando horas de fila para tirar uma bela foto na tradicional Pedra do Cavalo ou Bigorna como ela é conhecida.
Para ver o Artigo Completo da Pedra do Telégrafo, CLIQUE AQUI.
Pico da Tijuca:
Ficha Técnica do Pico da Tijuca:
Tempo médio: 1:30 hora
Distância: 4.000 km
Altura: 1.021 m
Dificuldade: Moderada
A Trilha do Pico da Tijuca tem aproximadamente 4km de extensão por volta de 1:30h você consegue chegar ao cume é uma trilha moderada e está localizada no Parque Nacional da Tijuca, é a maior montanha do Parque e a segunda maior montanha da Cidade do Rio de Janeiro com 1021 metros de altura, perdendo apenas para o Pico da Pedra Branca com 1025 metros de altura que está localizado na Zona Oeste no Parque Estadual da Pedra Branca.
Para ver o Artigo Completo do Pico da Tijuca, CLIQUE AQUI.
Bico do Papagaio:
Ficha Técnica do Pico da Tijuca:
Tempo médio: 1:00 hora
Distância: 3.000 km
Altura: 989 m
Dificuldade: Moderada
A Trilha do Bico do Papagaio tem 3km de extensão, está localizada no Parque Nacional da Tijuca, é a segunda maior montanha do parque com 989 metros de altura, perdendo apenas para o Pico da Tijuca que tem aproximadamente 1.021 metros de altura, a trilha conta com várias placas e marcações indicando o trajeto, embora o ponto mais alto da trilha tenha 989 metros de altura não é uma trilha pesada de se fazer (partindo do estacionamento da entrada da trilha), no decorrer do caminho vai encontrar uma trilha bem sinalizada e muito agradável de fazer.
Para ver o Artigo Completo do Bico do Papagaio, CLIQUE AQUI.
Pico da Pedra Branca:
Ficha Técnica do Pico da Pedra Branca:
Tempo médio: 4:00 horas
Distância: 7.300 km
Altura: 1.025 m
Dificuldade: Pesada
O Pico da Pedra Branca é o ponto mais alto da Cidade do Rio de Janeiro, com 1025 metros de altitude, tem aproximadamente 7,3km de extensão com uma duração média de 4h para chegar ao cume, pela sede do núcleo Pau da Fome em Jacarepaguá, o parque fica aberto para visitação de Terça a Domingo das 08:00h até as 17:00h.
Para ver o Artigo Completo do Pico da Pedra Branca, CLIQUE AQUI.
Mirante do Caeté:
Ficha Técnica do Mirante do Caeté:
Tempo médio: 30:00 minutos
Distância: 800 km
Altura: 130 m
Dificuldade: Leve
O Mirante do Caeté fica localizado no Parque Natural Municipal da Prainha, entre as praias da Macumba e de Grumari no Recreio dos Bandeirantes, para chegar até o mirante é necessário fazer uma trilha leve de no máximo 30 minutos, o mirante tem 130 metros de altura vai proporcionar uma vista muito bonita para a Praia do Recreio, Prainha, Praia da Macumba e Pedra do Pontal.
Para ver o Artigo Completo do Mirante do Caeté, CLIQUE AQUI.
Morro da Babilônia:
Ficha Técnica do Morro da Babilônia:
Tempo médio: 40:00 minutos
Distância: 1.400 km
Altura: 200 m
Dificuldade: Leve
A Trilha do Morro da Babilônia é uma trilha com vários mirantes sensacionais voltados para a Cidade do Rio de Janeiro com vista para os principais pontos turísticos como Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Enseada de Botafogo, Ponte Rio x Niterói entre outros.
Para ver o Artigo Completo do Morro da Babilônia, CLIQUE AQUI.
Morro do Cantagalo:
Ficha Técnica do Morro do Cantagalo:
Tempo médio: 40:00 minutos
Distância: 1.000 km
Altura: 200 m
Dificuldade: Leve
A Trilha do Cantagalo ou Pavão – Pavãozinho é uma trilha leve com altitude máxima variando entre 200 metros de altura, com uma vista muito bonita para os diversos cartões postais da Cidade do Rio de Janeiro como, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Praia de Ipanema entre outros pontos da zona sul dessa cidade maravilhosa.
Para ver o Artigo Completo do Morro do Cantagalo, CLIQUE AQUI.
Morro do Rangel:
Ficha Técnica do Morro do Rangel:
Tempo médio: 40:00 minutos
Distância: 1.000 km
Altura: 170 m
Dificuldade: Moderada
O Morro do Rangel tem aproximadamente 170 metros de altura, sua trilha é considerada moderada, por volta de 40 minutos você consegue chegar no cume e tem uma vista em 360 graus de boa parte do Recreio dos Bandeirantes.
Para ver o Artigo Completo do Morro do Rangel, CLIQUE AQUI.
Pedra do Pontal:
Ficha Técnica da Pedra do Pontal:
Tempo médio: 40:00 minutos
Distância: 600 m
Altura: 120 m
Dificuldade: Moderada
A Pedra do Pontal tem por volta de 600 metros de extensão, com altitude máxima chegando a 120 metros de altura, onde divide duas famosas praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro a Praia do Recreio e a Praia do Pontal.
Para ver o Artigo Completo da Pedra do Pontal, CLIQUE AQUI.
Essas são as principais trilhas da Cidade do Rio de Janeiro que tive oportunidade de fazer, nesse guia tentei apenas mostrar o básico e deixando um link com o artigo completo de cada trilha com mais informações, vídeo e fotos. Caso não tenha feito alguma ainda veja os relatos de cada uma no link do artigo completo, junte amigos e vá se divertir. Lembrando que o ideal se você não tiver o hábito de fazer trilhas é contratar um Guia para te levar com segurança.
Finalizando o Artigo
Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.