Ibitipoca é um dos parques mais visitados do estado de Minas Gerais, localizado entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas, esta reserva traz belas surpresas, mesmo para quem está acostumado a viajar pelo mundo.

O Parque Estadual do Ibitipoca possui três trilhas principais, Janela do Céu, Pico do Pião e o Circuito das Águas, cada uma com extensões, altitudes e cenários diferentes. O Circuito das Águas é o menor, com média de 5 km e não exige grandes esforços para se chegar nas cachoeiras, córregos e poços, abaixo segue o relato e os pontos que visitamos.

Após identificação na entrada do parque, nos dirigimos para o inicio do Circuito das Águas que fica próximo ao restaurante do parque, da entrada do parque até o inicio do circuito leva uma média de 15 minutos de caminhada, em um trajeto muito agradável e fácil de percorrer.

Entrada do Parque Estadual de Ibitipoca

Inicio Circuito das Águas em Ibitipoca

Após iniciar o Circuito das Águas nossa primeira parada vai ser na Prainha, logo no inicio do circuito você vai se surpreender com a coloração da água variando para alguns tons avermelhado, escuro e dourado decorrente da matéria orgânica em decomposição da vegetação, como podemos ver na foto abaixo.

Prainha do Parque Estadual de Ibitipoca

Saindo da Prainha vamos nos dirigir para o Lago dos Espelhos, onde uma pequena cachoeira forma um grande poço ideal para se banhar, e tem esse nome porque as águas acabam refletindo o céu e a vegetação em volta, tornando um cenário único do parque, o local é todo sinalizado fazendo com que você esteja orientado em todo o momento.

Placa informando a direção do Lago dos Espelhos

Lago dos Espelhos Ibitipoca

Lago dos Espelhos Parque Estadual de Ibitipoca

Voltando pela trilha resolvemos fazer um desvio para conhecer a Ducha, esse local tem um belo espelho d’água raso, é ideal para se refrescar, aproveite esse momento e relaxe em suas águas calmas e refrescantes, com um cenário em sua volta surpreendente.

Ducha em Ibitipoca

Espelho d'água formado na Ducha ibitipoca

Agora vamos rumo ao Mirante do Paredão, que vai nos dar uma vista diferente do parque, de lá vamos ver a Prainha, o Lago das Miragens, a Ponte de Pedra, entre outras atrações do parque apreciadas do alto.

Prainha em Ibitipoca vista do Mirante do Paredão

Lago das Miragens em Ibitipoca

Ponte de Pedra Ibitipoca

Agora vamos nos dirigir para a Cachoeira dos Macacos, vamos fazer o percurso até o final dos mirantes, passar por um Cânion que tem uma bela vista para as montanhas da região e chegar em uma das cachoeiras mais popular do parque.

Cânion da Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos Ibitipoca

Vídeo de nossa aventura ao circuito das águas:

Dicas:

O Circuito das Águas é muito grande, mas dá para conhecer todo em um dia, recomendo que vá pela parte da manhã, assim vai poder visitar outros lugares que não foram mostrados nessa postagem, como as grutas e outras cachoeiras do parque.

Informações Sobre o Parque:

Telefone do Parque Estadual do Ibitipoca: (32) 3281–1101;
Nos feriados e finais de semana chegue cedo para garantir a sua entrada, o número de ingressos é limitado por dia;
Os ingressos são vendidos somente no dia da entrada e na portaria do Parque, não tem venda antecipada (R$:15,00 em dias úteis e R$: 25,00 Sábado, Domingo e Feriados);
Segunda-feira o Parque não abre, exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso, sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil posterior ou outra situação a ser definida pela gerência da Unidade.

Como chegar saindo do Rio de Janeiro:

De carro: Seguir na “BR-040” até a placa – LIMA DUARTE, CAXAMBU, S. LOURENÇO – entrar na BR-267 e seguir até o município de Lima Duarte. Conceição do Ibitipoca fica depois de Lima Duarte, parte do trajeto é de estrada de chão.

– Link do trajeto no google maps: http://www.goo.gl/5H4auw
– Distância Rio de Janeiro / Lima Duarte = 240Km;
– Distância Lima Duarte / Conceição do Ibitipoca = 26Km;
– Em Conceição do Ibitipoca não tem posto de combustível.

De ônibus:

a) ônibus – Rio de Janeiro / Juiz de Fora (Viação Útil – www.util.com.br);
b) ônibus – Juiz de Fora / Lima Duarte (Viação BASSAMAR – (32) 3215 1109);
c) ônibus – Lima Duarte / Conceição o Ibitipoca (Viação VIMARA – (32) 3281 1390);

01) Chegar em Juiz de Fora até às 14h;
02) Pegar o ônibus Juiz de Fora-Lima Duarte, horário 14h;
03) Em Lima Duarte pegar o ônibus com destino a Ibitipoca – 15:15 (último horário). chegada às 17h;
04) O último ônibus de Juiz de Fora para Lima Duarte sai às 19h;
05) Horários de volta Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte: 08 e 17h.

OBS: As informações sobre como chegar foram retiradas do site: http://www.ibitipoca.tur.br/ nele existem várias recomendações de estadia, lugares da cidade onde comer e mais informações sobre o Parque Estadual do Ibitipoca.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui