Para se chegar a Ilha de Paquetá é necessário pegar uma Barca na Praça XV no Centro do Rio de Janeiro, o trajeto leva por volta de 1:20h, é uma passeio muito agradável de fazer, você navegara pelas águas calmas da Baía de Guanabara e terá uma vista sensacional do Rio de Janeiro abrangendo outros municípios como Niterói, São Gonçalo, Magé entre outros, no vídeo que está no inicio do artigo mostro melhor o trajeto que a Barca faz.
Roteiro Ilha de Paquetá:
A Ilha de Paquetá tem 8km de extensão, conta com 24 pontos turísticos catalogados além de 11 Praias que ficam em volta dela com belas paisagens.
Praça Pintor Pedro Bruno:
Nosso passeio inicia na Praça Pintor Pedro Bruno que fica logo na saída da estação da barca, a ilha não é muito grande então alguns pontos turísticos são bem fáceis de visitar por estarem próximos, após sair da Praça e seguir pela direita vamos ter a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, Praça Bom Jesus do Monte, Caramanchão dos Tamoios e Canhão de Saudação a D. João VI como podemos ver nas fotos abaixo.
Igreja Bom Jesus do Monte:
Caramanchão dos Tamoios:
Abaixo vamos passar pelo Parque dos Tamoios que é uma homenagem aos índios Tamoyos, antigos ocupantes da Baía de Guanabara, nesse Parque existe uma estatua em homenagem a Carlos Gomes, frequentador de festas na ilha muito conhecido pela população.
Na foto abaixo vamos passar pela frente do Preventório Rainha Dona Amélia que é uma chácara do início do século, hoje mantida pela Fundação Ataulfo de Paiva, funcionando com um semi-internato para crianças carentes ou de famílias problemáticas, o local não é aberto para visitação.
Praia do Catimbau:
Após sair do Preventório Rainha Dona Amélia acabei caindo na Praia do Catimbau, que tem uma vista incrível para as cadeias de montanhas da Serra dos Órgãos e dava até para identificar algumas montanhas como o Escalavrado, Dedo de Deus, Pedra do Sino, Portais de Hércules entre outras, com o sol que estava no dia que fui visitar, as águas da Baía de Guanabara estavam refletindo o Céu azul e as montanhas como podemos ver nas fotos abaixo.
Praça São Roque
Minha próxima parada foi na Praça de São Roque, que é o padroeiro da Ilha de Paquetá, e ali perto vamos ter a Capela de São Roque, Poço de São Roque, Coreto Renato Antunes e Escola Municipal Pedro Bruno (que não é aberta para visitação), confira as fotos abaixo.
Aproveitando que está na Praça de São Roque faça uma visita a Casa de Artes Paquetá que é bem próximo, e a entrada é grátis, o local tem várias exposições de artistas locais e conta um pouco da história da Ilha, eu mostro o interior da Casa de Artes no vídeo que deixei no final do artigo.
Casa de Artes Paquetá:
Continuando nosso passeio pela Ilha de Paquetá não poderia deixar de visitar a Pedra da Moreninha, lá existe um mirante natural onde podemos ver boa parte da Ilha e sem falar que teremos uma vista sensacional da ilha e da Praia da Moreninha, a Pedra da Moreninha é famosa e foi imortalizado pelo romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, escrito e publicado em meados do século XIX, no vídeo que está no inicio do artigo mostro como é o acesso ao mirante que é bem fácil de subir, confira as fotos abaixo da vista do Mirante da Moreninha.
Pedra da Moreninha:
Ponte da Saudade:
Nossa próxima parada é na Ponte da Saudade, de acordo com a lenda escrava, João Saudade, da nação Benguella, fazia suas orações diariamente na ponte para reencontrar sua família que ficou na África, além de ter uma história fascinante a ponte ainda rende boas fotos.
Logo ao lado da Ponte da Saudade, temos a Pedra dos Namorados que segundo uma lenda romântica, se você arremessar três pedras de costa e uma pelo menos ficar no alto da pedra, você vai ter a certeza de um amor correspondido para toda a vida…. Não custa nada tentar né? rsss
Caminhando pela ilha cheguei a casa de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, teria residido nesta propriedade de 1829 a 1831, antes de ser tutor dos filhos de D. Pedro I. A chácara é hoje uma residência particular não sendo possível acessar o interior da mesma para conhecer.
Nosso passeio pela Ilha de Paquetá está quase acabando mas ainda falta alguns lugares que gostei e quero compartilhar com vocês, e nossa próxima parada vai ser no Parque Darke de Mattos, um parque repleto de árvores centenárias, jardins, trilhas e mirantes, mar e matas, histórias e lendas, o ponto mais disputado para tirar fotos é o Mirante Boa Vista, no Morro da Cruz, é singular no seu acesso e na sua arquitetura em pedras e oferece uma vista panorâmica da Baía de Guanabara.
O ultimo lugar que visitei na Ilha de Paquetá antes de ir embora foi o Farol da Mesbla, embora ele não esteja incluso no mapa que está no inicio do Artigo achei um lugar muito bonito e rende boas fotos, então aproveitei a oportunidade que estava vazio e tirei boas fotos de recordação, e já fica a dica caso você vá aproveite e tire suas fotos ali também.
Vídeo sobre a Ilha de Paquetá:
Abaixo segue o vídeo que fiz para o meu canal no YouTube sobre a Ilha de Paquetá, o vídeo ficou bem legal e complementa esse artigo.
Eu gostei tanto da ilha que acabai fazendo um vídeo apenas das Praias da Ilha de Paquetá para guardar de recordação e vou compartilhar com vocês nesse artigo também, lembrando que algumas praias são liberadas para banho, a Praia da Moreninha pelo que eu percebi é a mais popular e não vi sujeira como em outras que visitei, confira no vídeo abaixo as Praias da Ilha de Paquetá.
Bom amigos esse foi o meu passeio pela Ilha de Paquetá, eu cheguei na ilha por volta das 10h da manhã e percorri todos os seus 8km a pé, levei uma média de 5h, existem mais lugares para conhecer que não foram mostrados nesse artigo porém alguns lugares estavam em reforma e outros como cemitério e casas particulares não quis visitar, no vídeo que está no inicio do artigo você vai ter uma visão melhor de alguns pontos mostrados aqui.
DICAS SOBRE A ILHA DE PAQUETÁ:
Para conhecer a Ilha de Paquetá você pode optar em ir a pé (são 8km, eu levei uma média de 5h caminhando), Caso queira ir mais rápido sugiro alugar uma Bicicleta que custa uma média de R$: 5,00 a hora ou contratar o serviço guiado no Carro Elétrico onde um Guia vai te levar em cada ponto turístico.
A Ilha é segura e tranquila, e tem um centro comercial com banco (Itaú), restaurantes, pousadas e quase tudo que se encontra numa cidade grande então não se preocupe com alimentação e essas coisas caso não queira levar, quando for se desligue desse mundo caótico que vivemos aqui fora e viva o momento lá.
HORÁRIO DA BARCA / TARIFA DE R$: 6,10:
OBS: Clique na imagem acima e consulte os horários e valores das tarifas no site da CCR Barcas, usamos o site da www.ilhadepaqueta.com.br como referência em alguns trechos do artigo, e caso queira mais informações sobre a ilha sugiro visitar o site deles.
Dicas De Praias Para Visitar:
Confira algumas alternativas que pode fazer no estado do Rio de Janeiro, basta clicar nos nomes abaixo para serem direcionados para os artigos:
- Ilha de Jaguanum;
- Praia de Itacoatiara;
- Ilha de Paquetá;
- Praia do Sossego;
- Fazenda Roberto Marinho;
- Praia de Itaipuaçu;
- Gruta da Sacristia;
- Ilha Grande;
- Praia do Laboratório.
Finalizando o artigo sobre a Ilha de Paquetá
Esse artigo sobre a Ilha de Paquetá vai ficando por aqui, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato através das redes sociais, abraços e até o próximo artigo.