Para se chegar a Ilha de Paquetá é necessário pegar uma Barca na Praça XV no Centro do Rio de Janeiro, o trajeto leva por volta de 1:20h,  é uma passeio muito agradável de fazer, você navegara pelas águas calmas da Baía de Guanabara e terá uma vista sensacional do Rio de Janeiro abrangendo outros municípios como Niterói, São Gonçalo, Magé entre outros, no vídeo que está no inicio do artigo mostro melhor o trajeto que a Barca faz.

Roteiro Ilha de Paquetá:

A Ilha de Paquetá tem 8km de extensão, conta com 24 pontos turísticos catalogados além de 11 Praias que ficam em volta dela com belas paisagens.

Mapa da Ilha de Paqueta
Mapa da Ilha de Paquetá ( Imagem do site www.ilhadepaqueta.com.br)

Praça Pintor Pedro Bruno:

Nosso passeio inicia na Praça Pintor Pedro Bruno que fica logo na saída da estação da barca, a ilha não é muito grande então alguns pontos turísticos são bem fáceis de visitar por estarem próximos, após sair da Praça e seguir pela direita vamos ter a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, Praça Bom Jesus do Monte, Caramanchão dos Tamoios e Canhão de Saudação a D. João VI como podemos ver nas fotos abaixo.

Praça Pintor Pedro Bruno Ilha de Paquetá
Praça Pintor Pedro Bruno

Igreja Bom Jesus do Monte:

Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte
Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte
Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte por dentro
Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte por dentro
Praça Bom Jesus do Monte
Praça Bom Jesus do Monte

Caramanchão dos Tamoios:

Caramanchão dos Tamoios
Caramanchão dos Tamoios
Canhão de Saudação a D. João VI
Canhão de Saudação a D. João VI

Abaixo vamos passar pelo Parque dos Tamoios que é uma homenagem aos índios Tamoyos, antigos ocupantes da Baía de Guanabara, nesse Parque existe uma estatua em homenagem a Carlos Gomes, frequentador de festas na ilha muito conhecido pela população.

Parque dos Tamoios
Parque dos Tamoios

Na foto abaixo vamos passar pela frente do Preventório Rainha Dona Amélia que é uma chácara do início do século, hoje mantida pela Fundação Ataulfo de Paiva, funcionando com um semi-internato para crianças carentes ou de famílias problemáticas, o local não é aberto para visitação.

Preventório Rainha Dona Amélia
Preventório Rainha Dona Amélia

Praia do Catimbau:

Após sair do Preventório Rainha Dona Amélia acabei caindo na Praia do Catimbau, que tem uma vista incrível para as cadeias de montanhas da Serra dos Órgãos e dava até para identificar algumas montanhas como o Escalavrado, Dedo de Deus, Pedra do Sino, Portais de Hércules entre outras, com o sol que estava no dia que fui visitar, as águas da Baía de Guanabara estavam refletindo o Céu azul e as montanhas como podemos ver nas fotos abaixo.

Praia do Catimbau Ilha de Paquetá
Praia do Catimbau
Praia do Catimbau
Praia do Catimbau
Serra dos Órgãos
Praia do Catimbau

Praça São Roque

Minha próxima parada foi na Praça de São Roque, que é o padroeiro da Ilha de Paquetá, e ali perto vamos ter a Capela de São Roque, Poço de São Roque, Coreto Renato Antunes e Escola Municipal Pedro Bruno (que não é aberta para visitação), confira as fotos abaixo.

Praça de São Roque Ilha de Paquetá
Praça de São Roque
Capela de São Roque
Capela de São Roque

Aproveitando que está na Praça de São Roque faça uma visita a Casa de Artes Paquetá que é bem próximo, e a entrada é grátis, o local tem várias exposições de artistas locais e conta um pouco da história da Ilha, eu mostro o interior da Casa de Artes no vídeo que deixei no final do artigo.

Casa de Artes Paquetá:

Casa de Artes Paquetá
Casa de Artes Paquetá

Continuando nosso passeio pela Ilha de Paquetá não poderia deixar de visitar a Pedra da Moreninha, lá existe um mirante natural onde podemos ver boa parte da Ilha e sem falar que teremos uma vista sensacional da ilha e da Praia da Moreninha, a Pedra da Moreninha é famosa e foi  imortalizado pelo romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, escrito e publicado em meados do século XIX, no vídeo que está no inicio do artigo mostro como é o acesso ao mirante que é bem fácil de subir, confira as fotos abaixo da vista do Mirante da Moreninha.

Pedra da Moreninha:

Pedra da Moreninha Ilha de Paquetá
Pedra da Moreninha
Pedra da Moreninha
Vista da Pedra da Moreninha
Pedra da Moreninha
Vista da Pedra da Moreninha
Pedra da Moreninha
Vista da Pedra da Moreninha

Ponte da Saudade:

Nossa próxima parada é na Ponte da Saudade, de acordo com a lenda escrava, João Saudade, da nação Benguella, fazia suas orações diariamente na ponte para reencontrar sua família que ficou na África, além de ter uma história fascinante a ponte ainda rende boas fotos.

Ponte da Saudade
Ponte da Saudade

Logo ao lado da Ponte da Saudade, temos a Pedra dos Namorados que segundo uma lenda romântica, se você arremessar três pedras de costa e uma pelo menos ficar no alto da pedra, você vai ter a certeza de um amor correspondido para toda a vida…. Não custa nada tentar né? rsss

Pedra dos Namorados
Pedra dos Namorados e Ponte da Saudade

Caminhando pela ilha cheguei a casa de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, teria residido nesta propriedade de 1829 a 1831, antes de ser tutor dos filhos de D. Pedro I. A chácara é hoje uma residência particular não sendo possível acessar o interior da mesma para conhecer.

Casa de José Bonifácio
Casa de José Bonifácio

Nosso passeio pela Ilha de Paquetá está quase acabando mas ainda falta alguns lugares que gostei e quero compartilhar com vocês, e nossa próxima parada vai ser no Parque Darke de Mattos, um parque repleto de árvores centenárias, jardins, trilhas e mirantes, mar e matas, histórias e lendas, o ponto mais disputado para tirar fotos é o Mirante Boa Vista, no Morro da Cruz, é singular no seu acesso e na sua arquitetura em pedras e oferece uma vista panorâmica da Baía de Guanabara.

Parque Darke de Mattos

Morro da Cruz Ilha de Paquetá

Mirante Boa Vista Ilha de Paquetá

Mirante Boa Vista Ilha de Paquetá

Mirante Boa Vista Ilha de Paquetá

Mirante Boa Vista Ilha de Paquetá

O ultimo lugar que visitei na Ilha de Paquetá antes de ir embora foi o Farol da Mesbla, embora ele não esteja incluso no mapa que está no inicio do Artigo achei um lugar muito bonito e rende boas fotos, então aproveitei a oportunidade que estava vazio e tirei boas fotos de recordação, e já fica a dica caso você vá aproveite e tire suas fotos ali também.

Farol da Mesbla na Ilha de Paquetá
Farol da Mesbla

Vídeo sobre a Ilha de Paquetá:

Abaixo segue o vídeo que fiz para o meu canal no YouTube sobre a Ilha de Paquetá, o vídeo ficou bem legal e complementa esse artigo.

Eu gostei tanto da ilha que acabai fazendo um vídeo apenas das Praias da Ilha de Paquetá para guardar de recordação e vou compartilhar com vocês nesse artigo também, lembrando que algumas praias são liberadas para banho, a Praia da Moreninha pelo que eu percebi é a mais popular e não vi sujeira como em outras que visitei, confira no vídeo abaixo as Praias da Ilha de Paquetá.

Bom amigos esse foi o meu passeio pela Ilha de Paquetá, eu cheguei na ilha por volta das 10h da manhã e percorri todos os seus 8km a pé, levei uma média de 5h, existem mais lugares para conhecer que não foram mostrados nesse artigo porém alguns lugares estavam em reforma e outros como cemitério e casas particulares não quis visitar, no vídeo que está no inicio do artigo você vai ter uma visão melhor de alguns pontos mostrados aqui.

DICAS SOBRE A ILHA DE PAQUETÁ:

Para conhecer a Ilha de Paquetá você pode optar em ir a pé (são 8km, eu levei uma média de 5h caminhando), Caso queira ir mais rápido sugiro alugar uma Bicicleta que custa uma média de R$: 5,00 a hora ou contratar o serviço guiado no Carro Elétrico onde um Guia vai te levar em cada ponto turístico.

A Ilha é segura e tranquila, e tem um centro comercial com banco (Itaú), restaurantes, pousadas e quase tudo que se encontra numa cidade grande então não se preocupe com alimentação e essas coisas caso não queira levar, quando for se desligue desse mundo caótico que vivemos aqui fora e viva o momento lá.

HORÁRIO DA BARCA / TARIFA DE R$: 6,10:

Clique na Imagem e vá para o site da CCR Barcas para consultar valores de tarifas e Horário de saída

OBS: Clique na imagem acima e consulte os horários e valores das tarifas no site da CCR Barcasusamos o site da www.ilhadepaqueta.com.br como referência em alguns trechos do artigo, e caso queira mais informações sobre a ilha sugiro visitar o site deles.

Dicas de praias para visitar:

Confira algumas alternativas que pode fazer no estado do Rio de Janeiro, basta clicar nos nomes abaixo para serem direcionados para os artigos:

Finalizando o artigo sobre a Ilha de Paquetá

Esse artigo sobre a Ilha de Paquetá vai ficando por aqui, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato através das redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui