A Janela do Céu faz parte do Parque Estadual do Ibitipoca, que foi criado em 4 de julho de 1973 e ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, em uma área de 1.488 hectares, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.
A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. É uma das reservas mais visitadas do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas do Brasil e está entre as principais atrações turísticas da região e conta com outros dois roteiros dentro do parque o Circuito das Águas e o Pico do Pião.
A trilha que leva a Janela do Céu tem aproximadamente 14 quilômetros (considerando ida e volta) e é uma trilha cansativa, exposta ao sol porém muito popular para os amantes de trilhas, além da Janela do Céu que é o atrativo principal o percurso conta com outros mirantes e grutas espalhados pelo longo caminho.
Assim que entramos na trilha nos dirigimos para o primeiro ponto de parada que é o Pico do Cruzeiro que fica a 2.400 metros de distância do ponto de partida da trilha, essa primeira parte da trilha é muito puxada e íngreme fazendo com que você se desgaste muito no inicio dessa caminhada.
O Pico do Cruzeiro fica a 1600 metros de altitude e tem uma Cruz de Madeira que foi fixada no cume por volta de 1940, o local era usado como ponto de peregrinação, esse mirante rende boas fotos e é um bom lugar para descansar e se preparar porque ainda tem muita trilha pela frente, confira nas fotos abaixo um pouco do trajeto e como é o Pico do Cruzeiro.
Voltando para a trilha vamos nos dirigir para o Pico da Lombada que é o ponto mais alto do Parque Estadual do Ibitipoca, e novamente vai fazer mais algumas subidas e decidas ingrimes, nada diferente do que já passou até chegar ao Cruzeiro, porém o trajeto é menor. O Pico da Lombada tem 1784 metros de altura e vai te proporcionar uma visão em 360° que abrange toda a região, vilas e cidades do entorno.
Até a Lombada é a parte mais puxada da trilha, o trajeto agora vai ficar mais agradável, vai variar entre plano e pequenas decidas e o local segue todo sinalizado com placas informando a direção até a Janela do Céu.
Após 7 quilômetros percorridos você vai chegar na Janela do Céu, o lugar encanta com sua beleza, cor da água, vista para as montanhas e a vegetação em volta que cobre boa parte da vista dando a sensação que está em uma janela, fazendo com que todo o sacrifício dessa caminhada seja recompensado com uma bela vista, seguem abaixo algumas fotos da Janela do Céu.
Vídeo de nossa Aventura a Ibitipoca:
Dicas:
O Circuito da Janela do Céu é muito grande, mas dá para conhecer tudo em um dia, recomendo que vá pela parte da manhã, assim vai poder visitar outros lugares que não foram mostrados nessa postagem, como as grutas e outras cachoeiras do parque.
Informações Sobre o Parque:
Telefone do Parque Estadual do Ibitipoca: (32) 3281–1101;
Nos feriados e finais de semana chegue cedo para garantir a sua entrada, o número de ingressos é limitado por dia;
Os ingressos são vendidos somente no dia da entrada e na portaria do Parque, não tem venda antecipada (R$:15,00 em dias úteis e R$: 25,00 Sábado, Domingo e Feriados);
Segunda-feira o Parque não abre, exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso, sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil posterior ou outra situação a ser definida pela gerência da Unidade.
Como chegar saindo do Rio de Janeiro:
De carro: Seguir na “BR-040” até a placa – LIMA DUARTE, CAXAMBU, S. LOURENÇO – entrar na BR-267 e seguir até o município de Lima Duarte. Conceição do Ibitipoca fica depois de Lima Duarte, parte do trajeto é de estrada de chão.
– Link do trajeto no google maps: http://www.goo.gl/5H4auw
– Distância Rio de Janeiro / Lima Duarte = 240Km;
– Distância Lima Duarte / Conceição do Ibitipoca = 26Km;
– Em Conceição do Ibitipoca não tem posto de combustível.
De ônibus:
a) ônibus – Rio de Janeiro / Juiz de Fora (Viação Útil – www.util.com.br);
b) ônibus – Juiz de Fora / Lima Duarte (Viação BASSAMAR – (32) 3215 1109);
c) ônibus – Lima Duarte / Conceição do Ibitipoca (Viação VIMARA – (32) 3281 1390);
01) Chegar em Juiz de Fora até às 14h;
02) Pegar o ônibus Juiz de Fora-Lima Duarte, horário 14h;
03) Em Lima Duarte pegar o ônibus com destino a Ibitipoca – 15:15 (último horário). chegada às 17h;
04) O último ônibus de Juiz de Fora para Lima Duarte sai às 19h;
05) Horários de volta Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte: 08 e 17h.
OBS: As informações sobre como chegar foram retiradas do site: http://www.ibitipoca.tur.br/ nele existem várias recomendações de estadia, lugares da cidade onde comer e mais informações sobre o Parque Estadual do Ibitipoca.
Ibitipoca é um lugar lindo e a janela do céu é o resumo de toda essa beleza. Adoro esse lugar.
Olá Johnnie como vai? Ibitipoca é um lugar mágico e achei toda estrutura do parque fantástica, eu quanto tiver oportunidade quero voltar com mais calma para curtir mais o parque… Abraços 🙂