Na Pacata Cidade de Tanguá a quase 70 km da Capital do Rio de Janeiro se encontra a Lagoa Azul, em uma antiga Mineradora desativada, onde tem levado multidões para visitar e se banhar em suas águas, variando entre uma coloração Verde e Azul quando pouca luz está sobre a lagoa, e Azul Turquesa quando o sol está sobre ela, por isso que foi apelidada de Lagoa Azul.
No ano de 2015 uma Mineradora encerrou suas atividades no local onde se extraia dois tipos de minerais a Fluorita e Sienito, deixando uma cratera com aproximadamente 30 metros de profundidade, onde ao longo dos anos se acumulou água da chuva e formou essa linda lagoa.
O acesso para a Lagoa Azul é feito por uma estrada de terra, onde para iniciar a trilha tem que passar por uma cerca de arames, o local é bem deserto cercado de sítios e chácaras, no vídeo que está no meio do artigo vocês vão ter uma noção de como é a Lagoa Azul e de toda a antiga Mineradora, confira nas fotos abaixo como é a entrada para a trilha e parte do trajeto.
Agora vamos encarar uma subida íngreme de 2 minutos até chegar na parte plana da trilha, esse trajeto todo até a Lagoa Azul vai levar uns 10 minutos.
Ao fazer esse trajeto você vai dar de cara com o Paredão Rochoso da antiga Mineradora, e no centro o Lago Azul, como podemos ver nas fotos abaixo.
O legal da Lagoa Azul é que tem vários mirantes legais para tirar fotos, essa das fotos de cima é a parte baixa, indo pelo lado direito você vai pegar um caminho e vai ter acesso a dois mirantes mais altos, abaixo seguem as fotos do segundo mirante da parte alta.
Você pode abusar da imaginação para tirar fotos nos mirantes espalhados, nas fotos de baixo mostro um pouco do terceiro mirante que é bem mais alto e dá um ângulo maior da Lagoa.
Eu vou ser sincero com vocês, achei que iria encontrar um lugar feio que só desse para tirar fotos de um ou outro ângulo e me surpreendi, no vídeo que deixei abaixo vocês vão ter uma noção melhor do lugar e como tem mirantes para explorar.
Uma dica para vocês que estão indo lá pela primeira vez, caso queira pegar a Lagoa com a tonalidade do Azul Turquesa, o melhor horário é do meio dia em diante e tem que estar com o tempo aberto (com sol), Eu cheguei lá por volta das 9h da manhã e peguei a lagoa sem sol e vi a diferença dela no sol de meio dia, onde a água fica com um azul muito bonito, nas fotos abaixo vocês vão poder ver a diferença.
Vídeo de nossa aventura:
É seguro tomar banho na Lagoa Azul?
O programa Domingo Espetacular da Record, veiculou uma matéria sobre a Lagoa Azul e fizeram um estudo sobre a coloração da água, os resultaram indicaram a presença de alumínio e manganês acima do permitido, sendo o alumínio 10x acima e o manganês 20x acima, segundo a matéria o contato contínuo com essa água pode gerar problemas nos ossos ao longo do tempo, então meus amigos a ÁGUA É TÓXICA!
Porque a Lagoa Azul tem essa cor?
Na reportagem do Domingo Espetacular da Record, o Geólogo explicou que a causa da coloração da água pode ser por causa da Fluorita que era um dos minerais explorados nessa região e esse mineral está diluído na água, causando essa cor.
Existe perigo de acidente na Lagoa Azul?
Sim meus amigos existem perigos de se acidentar na Lagoa Azul, lá é uma propriedade particular abandonada que pertence a uma Mineradora, o local não é feito para turismo, existe risco das encostas desabar a qualquer momento, então evite ficar nas encostas e se arriscar.
Como Chegar a Lagoa Azul de Tanguá?
De Carro: Só ajustar o GPS para a Lagoa Azul de Tanguá e vai chegar numa boa, após entrar na área rural vai ter umas placas de PVC informando a direção, e após chegar na entrada deixar o carro na rua, como mostrei na foto no inicio do artigo.
De Ônibus: Saltar no ponto final do ônibus em Tanguá (existem linhas que saem de São Gonçalo e Niterói para Tanguá), ou se dirigir para o centro de Tanguá e ir caminhando, ponto de referência viaduto do Centro de Tanguá, rua ao lado da agência dos Correios e seguir por essa rua até chegar, vai andar por volta de uns 50 minutos em uma estrada de terra, no dia que fui tinha umas placas de PVC informando a direção.
Esse artigo sobre a Lagoa Azul de Tanguá vai ficando por aqui, o vídeo que deixei no acima vocês vão ter uma ideia melhor de como é o lugar, a trilha e os mirantes. Caso tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou entre em contato através das redes sociais, abraços e até o próximo artigo.