A Pedra do Pontal se tornou marca registrada para quem vai curtir as praias da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro e claro se tornou trilha obrigatória para os amantes de trilhas e rapel também, assim com o eu, rs!
Sua trilha tem por volta de 600 metros de extensão, com altitude máxima chegando a 120 metros de altura, onde divide duas famosas praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro a Praia do Recreio e a Praia do Pontal, (A Praia do Pontal é apelidada de Praia da Macumba).



Você vai encarar um terreno com muitas pedras, vegetação baixa e muito exposto ao sol, a subida leva por volta de 30 minutos, e existem duas formas de chegar ao cume, uma é fazendo a subida tradicional pela corda que exige um pouco de esforço físico (e nem sempre essa corda está lá) e um outro caminho pouco conhecido e mais suave que se sobe sem corda indicado para iniciantes, você sobe apenas andando é o Caminho das Orquídeas, que é acessado pela esquerda antes dos grampos que servem de apoio para subir pela corda, confira um pouco do trajeto nas fotos abaixo.




Bom Amigos agora chegou a hora de subir, nas fotos abaixo vocês vão ver o Grampo que ajuda a subir na parte onde se faz a subida com a corda, caso não queira encarar esse trajeto basta voltar e pegar o caminho a esquerda que é chamado o Caminho das Orquídeas e dar a volta pela pedra até chegar no cume.




Após encarar essa subida, você chegou no cume vai ter uma vista incrível, logo abaixo a Praia da Macumba e a Praia do Recreio dividida pela curta faixa de areia, ao fundo vai poder contemplar outros monumentos naturais da Cidade do Rio de Janeiro, como a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, a Floresta da Tijuca, o Parque Ecológico Chico Mendes, Morro do Rangel, Mirante do Caeté e outros.




Bom amigos até aqui a vista é bonita né? ainda não acabou! na parte de trás do mirante principal tem um outro ponto que virou febre dos aventureiros que é a Pedra do Equilíbrio, tem esse nome devido ser estreita e precisa de equilíbrio para subir e se posicionar para tirar as fotos sobre ela, confira nas fotos abaixo.





Vídeo de nossa Aventura na Pedra do Pontal
Dicas e Informações sobre a Pedra do Pontal
Em 2017 fui fazer a trilha do Mirante do Caeté e tentei fazer a trilha da Pedra do Pontal e quase fui assaltado na Metade da Pedra, fui agora em Outubro de 2020 e o clima lá estava bem diferente, muita gente subindo e descendo, muitas equipes de Rapel e Polícia na Orla, resolvi compartilhar essa informações com vocês como um alerta, ao fazer essa trilha ou qualquer outra trilha na Cidade do Rio de Janeiro, prestar atenção e qualquer risco de perigo volte e não se arrisque;
A Trilha é Fácil de se orientar, por volta de 40 minutos consegue chegar ao cume, tem o fator da corda que mostrei, caso não queira se arriscar na corda ou ela não estiver lá, faz o caminho das Orquídeas que comentei no artigo acima;
A Trilha é bem exposta ao sol e ao vento, se proteja ao máximo do sol;
O Terreno é bem irregular, de pedra e areia, um bom tênis com boas travas já é o suficiente;
Dicas de Artigos:
A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, Eu Criei um artigo Com as “Principais Trilhas da Cidade do Rio de Janeiro” CLICANDO AQUI você vai ser direcionado para o Artigo que vai abordar as principais trilhas: Pedra do Telégrafo, Morro do Rangel, Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Mirante do Caeté, Pico da Tijuca, Morro da Urca, Pico da Pedra Branca, Morro da Babilônia, Morro do Cantagalo entre outras…
Quer Contratar um Guia para te Acompanhar?
Eu não aconselho as pessoas iniciantes a irem sozinhas nas trilhas, caso queira uma Guia para te conduzir na Pedra do Pontal eu te indico a Alice Moura para te guiar com segurança, caso queira contratar o Guiamento dela segue o Instagram dela para fazer contato:
Instagram: @vaicomalice
Como Chegar na Pedra do Pontal:
Ônibus: Pegar um ônibus e saltar no Posto 12 do Recreio, a Linha 315 que sai da Central do Brasil te deixa no Posto 12 do Recreio, quase de frente para a Pedra do Pontal.
Carro: Basta ajustar o GPS para a Pedra do Pontal no Recreio dos Bandeirantes, que vai chegar sem grandes problemas, tem estacionamento na praia.
Finalizando o Artigo
Bom Amigos, esse artigo sobre a Trilha da Pedra do Pontal vai ficando por aqui, espero que o artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou envie uma mensagem pelas minhas redes sociais, abraços e até o próximo artigo!
Parabéns pelas fotos!
Moro no Recreio a pouco tempo e ainda não fiz vários passeios que o bairro oferece com sua beleza natural.
Me senti inspirada com suas informações e detalhes de execução do passeio, principalmente sobre a segurança.
Parabéns pelo projeto e vida longa ao empreendedorismo!
Oiii Cau, fico muito feliz em saber que o artigo inspirou, sempre prezo pela segurança das pessoas.. Meu objetivo é fazer as pessoas terem uma boa experiência e não acabarem tendo problemas, o que eu puider fazer para ajudar eu faço… Qualquer dúvida estou a disposição e ótima aventura… 🙂