Pico Camapuã, Dicas, Roteiro, Fotos e Como Chegar.

7
37.219 visitas
Trekking ao Pico Camapuã

Para aqueles que tem vontade de começar a pratica do montanhismo, o Paraná é cheio de opções. Basta você buscar informações da qual montanha você irá melhor se adequar, isto vai depender muito da sua saúde física.

Para os iniciantes e não sedentários a montanha que indico é o Pico Camapuã, por ter uma caminhada mais leve em relação a outras montanhas, mas que também conta com uma paisagem de tirar o fôlego, com aproximadamente 1.706 metros de altitude.

Como Chegar:

Situado na cidade de Campina Grande do Sul – Paraná, para chegar na chácara do bolinha onde fica o Pico Camapuã, precisa ir sentido BR-116 Curitiba – São Paulo, a 5 km de estrada chega ao primeiro pedágio, depois deste encontra-se o Posto do Túlio. A entrada da chácara do bolinha fica aproximadamente 400 metros à frente, à direita, mantenha atenção pois não há sinalização.

Sendo assim siga por mais 5 km de estrada de chão. É cobrado taxa de permanência na chácara no valor de R$10,00 reais por pessoa (o preço pode ter alterado), caso opte por tomar banho, são R$5,00 reais por pessoa.

Sobre o Trekking:

A caminhada é considerada de nível leve a moderado. Porém, ressalto que o grau de dificuldade é baseada em pessoas que praticam atividades físicas. Dependendo do ritmo são de 3 a 4 horas para subir e 3 horas para descer.

Para começar a trilha deve – se estar usando calçado adequado para a pratica assim como roupas confortáveis, porque fara toda a diferença no percurso. A trilha inicia-se com um caminho bem marcado no meio da floresta com rios de baixo nível de água em períodos do ano mais seco, como no inverno.

Com mais ou menos duas horas de caminhada, chega – se ao cruzo onde estão as placas que apontam para as montanhas que se pode escolher fazer via acesso Chácara do Bolinha, sendo elas: Ciririca, Pedra Branca, Camapuã, Tucum, Cerro Verde.

Trajeto para o Pico Camapuã
Trajeto para o Pico Camapuã

Após o cruzamento a trilha é morro acima, com bastante raízes, pedras e mato adentro, chegando a tenebrosa rampa do Camapuã. A rampa é super íngreme e a caminhada é mais pesada, mas vale a pena o esforço para chegar ao cume.

Quando fiz essa trilha não tinha visão de nada, mas com tempo limpo é possível ver o Pico Paraná e demais montanhas ao redor.

Trajeto para o Pico Camapuã
Trajeto para o Pico Camapuã

Chegando ao cume tem pouco espaço para montar barraca, então sugiro que faça a prática desse trekking durante a semana, caso não der, tenta a sorte e vai na fé.

O que levar:

Tudo depende da pratica que você irá fazer, por exemplo, pode fazer ataque (Praticar o trekking a montanha e retornar ao local de partida) ou acampar na montanha. Escolhendo a sua pratica segue as dicas sobre o que levar:

• Ataque: deve – se levar água, comida, corta vento, touca, luva, apito, Gps, kit primeiros socorros, lanterna, saco de lixo, repelente, protetor solar, estar vacinado contra a febre amarela e disposição rsrsrs (posso ter esquecido de algo).

• Acampamento: deve –se levar barraca, isolante térmico, fogareiro, comida, água, saco de lixo, lanterna, luva, saco de dormir, apito, kit primeiros socorros, meias, mochila cargueira, jaqueta corta vento, touca, repelente, protetor solar, estar vacinado contra a febre amarela (posso ter esquecido de algum item), e outros itens que você julgue ser necessário para passar uma noite tranquila na montanha.

Trajeto para o Pico Camapuã
Trajeto para o Pico Camapuã

Uma dica é deixar uma muda de roupa no carro, para que quando retornar você possa tomar aquele banho e comer um pastel delicioso e assim seguir seu caminho de volta para a casa.

O retorno:

A descida da montanha é mais tranquila, visto que a mochila tende a estar mais leve. Busque voltar cedo, assim pode fazer uma trilha tranquila e segura.

O mais importante:

Quando planejar sua trilha, acompanhe a previsão do tempo, entre em contato com um guia. Não deixe lixo na montanha, ele deve retornar com você para fazer o descarte correto, não faça fogo, utilize um fogareiro para fazer suas refeições. Não use caixinha de som durante a trilha e muito menos no cume, aproveite para apreciar o silencio da natureza. Respeite quem está com as barracas armadas quando chegar ao cume e não foque sua lanterna na barraca alheia. MONTANHA É LUGAR DE PAZ!

Quando fiz o Pico Camapuã cheguei ao cume com uma chuva horrível, muito vento que eu não conseguia montar a minha barraca. Porém deu tudo certo e quando levantei as 5:00h da madrugada para esperar o sol nascer foi incrível. A experiência vale a pena!

Nascer do Sol no Pico do Camapuã
Nascer do Sol no Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã
Cume do Pico do Camapuã

Saiba mais

7 COMENTÁRIOS

  1. Já fui 3 vezes até o Camapuã e 1 vez até o Tucum. Super recomendo!!! Foi o pôr do sol mais lindo que já vi até hoje do alto de uma montanha. E olha que fui em várias, heim?! 🙂

  2. Oi, o único ponto de partida é a chácara do bolinha? No caso, todas aquelas montanhas que tem no cruzamento, o acesso é pela chácara do bolinha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui