A Pedra da Gávea tem 844 metros de altura, a trilha tem uma extensão de 2.600 km, leva por volta de 3 horas para chegar ao cume, é considerada uma trilha pesada e muito íngreme, tem vários trechos perigosos onde vai ser necessário fazer escalaminhadas nas pedras e não é indicada para iniciantes.
Dês que comecei a fazer trilhas sempre tive vontade de encarar a Pedra da Gávea, via as pessoas postando as fotos nas redes sociais e me imaginava um dia fazendo essa trilha, e finalmente chegou esse dia e me diverti muito! Vou tentar mostrar um pouco de como foi meu trajeto nos relatos e fotos abaixo.
A trilha inicia na Estrada do Sorimã, na Barra da Tijuca, e fica dentro de um condomínio, após entrar nesse condomínio, vai se dirigir para a portaria da entrada da trilha, no local fica uns Guardas Florestais para dar orientação e uma placa com algumas informações sobre a trilha, como podemos ver na foto abaixo.
Após passar pela guarita iniciamos o trajeto rumo ao cume da Pedra da Gávea, o trajeto até a Carrasqueira é bem protegido do sol, e existem placas informando a direção, porém vai encarar pontos de escalaminhadas em boa parte do trajeto como podemos ver nas fotos abaixo.
Pedra do Navio
Após muito andar iremos chegar no primeiro mirante conhecido como Pedra do Navio, tem esse nome porque a rocha tem uma aparência de uma embarcação, esse local rende boas fotos e é usado como uma área de descanso.
Muito se fala da Carrasqueira que é perigosa, mas muitas pessoas esquecem de falar que o trajeto também é perigoso, antes de chegar a Carrasqueira você vai passar por vários pontos de escalaminhada que chega até ser mais perigoso, mas indo com um Guia experiente você vai conseguir passar pelos pontos mais arriscados com segurança.
Praça da Bandeira
Após sair da Pedra do Navio e caminhar pela trilha e superar algumas partes de escalaminhadas nas rochas você vai encontrar outra área boa para descanso, apelidada de Praça da Bandeira, nesse ponto você vai encontrar muita gente aproveitando o espaço para descansar, a Praça da Bandeira é o ponto de encontro com duas outras trilhas, uma que vem de São Conrado e outra que liga a Pedra Bonita à Pedra da Gávea.
Mirante da Laje
Voltando para a trilha e após andar por alguns minutos seguindo rumo a Pedra da Gávea vai encontrar, um mirante voltado para a Pedra Bonita, onde fica de frente para o rosto do Imperador, como podemos ver nas fotos abaixo.
Paredão da Pedra da Gávea
Novamente voltando para a trilha partindo para a Carrasqueira, vamos dar uma desviada no Paredão, para tirar algumas fotos que vão deixar seus amigos perguntando como você foi parar ali… O Paredão da Pedra da Gávea dependendo do ângulo que você tirar a foto vai dar a impressão que está em um abismo preso, claro que não passa de uma ilusão de ótica.
Geralmente na parte da subida esse Mirante do Paredão está lotado e com fila como podemos ver na foto abaixo, a dica que dou é deixar para tirar a foto na volta que geralmente está vazio.
Carrasqueira da Pedra da Gávea
Finalmente chegamos a tão famosa Carrasqueira da Pedra da Gávea, na parte que a maioria das pessoas falam que é a parte mais cruel da trilha com seus 30 metros de altura quase reta! “Na minha opinião nem tão Cruel assim”, claro que ela tem os seus riscos não podemos ignorar, mas volto a falar indo com alguém experiente você acaba passando pelos locais considerados perigosos sem dificuldades e sempre fica lá umas equipes com corda e cadeirinha caso você deseje subir com mais segurança, em Setembro de 2023 estavam cobrando o valor de R$: 60,00.
Finalmente você passou pela Carrasqueira e vai andar por uns 40 minutos e vai chegar ao cume da Pedra da Gávea, confira abaixo parte do trajeto até o cume.
Ao chegar ao cume você vai ter duas opções, seguir para esquerda onde fica a Cabeça do Imperador ou para a direita onde fica o Platô como podemos ver nas fotos abaixo.
Mirante da Mesa
A Mesa está situada na parte principal do Platô, onde fica a maioria das pessoas que sobem a Pedra da Gávea, de fundo vamos ter o Morro Dois Irmão, as Praias da Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor.
No Platô tem vários locais para tirar fotos e usar a imaginação, desse ponto vai ter um dos mirantes mais populares que é Mirante do Platô, que dá para tirar fotos a beira de um precipício gigante, como podemos ver nas fotos abaixo e confira os outros pontos também.
Os mirantes são bonitos né? E rendem boas fotos de recordação… Só que ainda não acabou, agora vamos atravessar o Vão Central e tirar algumas fotos em outros mirantes espalhados pela Cabeça do Imperador, lembrando que para tirar a foto no Mirante do Vão Central é preciso alguém descer o Vão Central para tirar as fotos e o resultado fica legal como podemos ver na foto abaixo.
Ao atravessar o Vão Central, vamos ter uma vista muito bonita para a Barra da Tijuca, vamos ter outros mirantes para tirar fotos e curtir uma vista diferente para o Morro Dois Irmãos, Pedra Bonita e é na Cabeça do Imperador que vamos encontrar a Pirâmide que é o Ponto mais alto da Pedra da Gávea.
Na foto abaixo temos uma foto tirada da Pedra Bonita que mostra a grandeza da Pedra da Gávea de um ângulo completamente diferente.
Vídeo da Pedra da Gávea
No vídeo abaixo mostro como foi a minha aventura para chegar no cume da Pedra da Gávea via a Carrasqueira, o vídeo foi gravado em Setembro de 2023 e está bem atualizado mostrando como está o percurso e sinalização.
Dicas de Artigos Além da Pedra da Gávea:
A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, Eu Criei um artigo Com as “Principais Trilhas da Cidade do Rio de Janeiro” CLICANDO AQUI você vai ser direcionado para o Artigo que vai abordar as principais trilhas: Pedra do Telégrafo, Morro do Rangel, Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra do Pontal, Morro Dois Irmãos, Mirante do Caeté, Pico da Tijuca, Morro da Urca, Pico da Pedra Branca, Morro da Babilônia, Morro do Cantagalo entre outras…
Dicas para fazer a Pedra da Gávea:
A trilha não é indicada para iniciantes fazer sozinho, contrate um Guia que te conduza com segurança pelo trajeto ou vá com pessoas experientes que conheçam o local, leve bastante água para beber, vá de tênis confortável, leve algo para lanchar e repor as energias na hora de descer, como os mirantes são bem expostos se proteja ao máximo do sol, leve óculos escuro, chapéu, protetor solar, repelente e o mais importante suba no seu ritmo sempre respeitando sua condição física.
Como chegar na Pedra da Gávea?
De Ônibus: Vá até a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. A trilha começa no final da Estrada do Sorimã, os pontos de ônibus mais próximos são: Rua Vítor Konder, próximo ao nº 193 (sentido Barra/Recreio) e Estrada do Joá, próximo ao nº 3.601 (sentido zona sul). Linhas 556- Leblon x Rio das Pedras e 557- Copacabana x Rio das Pedras, Partindo da Central do Brasil Pegar a linha 345 passa em frente a Central do Brasil.
De Carro: Se for de Uber o Carro sugiro colocar o seguinte endereço, Praça Professor Velho da Silva 1250, e subir o condomínio, eu na terceira vez que fui coloquei apenas no GPS Pedra da Gávea e me levou para o lugar errado, CLIQUE AQUI para ver no Google onde fica a Praça e a entrada do condomínio.
Finalizando o Artigo da Pedra da Gávea:
Bom amigos esse artigo sobre a Pedra da Gávea vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, o vídeo que deixei acima do artigo vocês tem uma visão melhor do trajeto e da vista do lugar, caso tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.