A Pedra da Gávea é sem dúvidas aqui na Cidade do Rio de Janeiro a trilha urbana mais cobiçado pelos aventureiros e existem dois acessos para chegar ao cume, o acesso mais conhecido é pela Carrasqueira e o alternativo via P4 (Pico dos 4), nesse artigo vou mostrar o trajeto pela Via P4, eu já escrevi um artigo pela Carrasqueira e caso tenha interesse em ler basta CLICAR AQUI para ser direcionado para o outro artigo.

A trilha para o cume da Pedra da Gávea via a P4 não é um caminho oficial da trilha, esse trajeto não é sinalizado, o terreno não é preparado para as pessoas acessarem e conta com muita dificuldade para fazer por esse caminho. (Você deve estar se perguntando, Se é tão ruim assim de acessar porque as pessoas vão por esse Caminho? a resposta é bem simples, por causa de um mirante chamado Garganta do Céu, onde só vai ter acesso indo por esse caminho).

Ficha Técnica da Pedra da Gávea Via P4 (Pico dos 4):

Tempo médio: 4 horas para chegar ao cume;
Distância: 2.400 km (apenas a ida até o cume);
Altura: 844 Metros de altura;
Dificuldade: Pesada;
Horário: Abre as 08:00h e Fecha as 17:00h (todos os dias).

Esse artigo é apenas para você ter uma noção de como é o caminho, NÃO RECOMENDO IR SOZINHO! mais para frente no artigo vou mostrar porque você não deve ir sem um Guia para te conduzir com segurança.

Entrada da Pedra da Gávea
Entrada da Pedra da Gávea
Guarita de acesso Pedra da Gávea
Guarita de acesso Pedra da Gávea

Para acessar o caminho Via P4 deve se dirigir até a entrada normal e fazer um desvio no meio do caminho que não é sinalizado, a única marcação oficial da trilha é o caminho pela Carrasqueira, por isso que insisto em ir com um Guia ou uma pessoa que conheça o trajeto.

Ao entrar no acesso vai encarar um caminho íngreme, com muitas raízes e pedras espalhadas ao longo da trilha até o primeiro mirante na Garganta do Céu, eu fiz esse trajeto até a Garganta do Céu em 1:30h, andando devagar já que o trajeto não permite correr, como tem muita pedra solta e muita das vezes é necessário por a mão nas raízes ou árvores para passar por alguns trajetos, o mais indicado mesmo é ir bem devagar, confira algumas fotos até a entrada do Trajeto da Garganta do Céu.

trajeto gavea via p4
Trajeto Via P4
trajeto gavea via p4
Trajeto Via P4
trajeto gavea via p4
Trajeto Via P4
trajeto gavea via p4
Trajeto Via P4

Ao chegar na entrada da Garganta do Céu, vamos ter uma vista para o Morro Dois Irmão, de um lado acesso para o Pico dos 4 e do outro lado o acesso para subir o cume da Pedra da Gávea.

Agora que chegamos nesse acesso vamos descer, caminhar por mais alguns minutos e vamos dar de cara com o mirante da Garganta do Céu, que tem uma vista muito bonita com o paredão de um lado, no fundo o Morro Dois Irmãos e o oceano do outro, confira nas fotos abaixo.

mirante do ceu gavea
Mirante Garganta do Céu
mirante do ceu gavea
Mirante Garganta do Céu
mirante do ceu gavea
Garganta do Céu
garganta do ceu trilha pedra da gavea
Garganta do Céu

garganta do ceu pedra da gavea

O que achou da Vista? Bonita Né? Esse é o único motivo de fazer a trilha da Pedra da Gávea pela P4, por causa do Mirante da Garganta do Céu.

Agora que conhecemos o Mirante da Garganta do Céu, vamos encarar as escalaminhadas até o Cume da Pedra da Gávea, nesse trecho em diante começa a complicar, o terreno passa a ficar mais íngreme e vamos ter dois trechos técnicos que vão exigir o uso de corda para ultrapassar dois paredões íngremes, confira nas fotos abaixo.

Percurso Pedra da Gávea P4
O percurso tem muitos pontos como esse de escalaminhada
cabo de aço da p4 pedra da gavea
Primeiro ponto íngreme, com uso de corda para subir.
cabo de aço da p4 pedra da gavea
Nessa foto dá para ver como é íngreme esse primeiro ponto
subindo a p4 pedra da gavea
Vista após passar o primeiro ponto de corda

Saindo desse primeiro ponto vamos andar por mais alguns minutos e vamos nos deparar com mais um ponto de escalaminhada onde o uso de corda é necessário, confira na foto abaixo.

cabo de aco da p4 pedra da gavea partido
Segundo ponto de corda
subindo a p4 pedra da gavea
Nessa foto dá para perceber como é o segundo ponto de corda

Com essas fotos acaba de vez com a dúvida que muitos tem sobre os cabos de aço da P4, Não tem mais!, o primeiro ponto foi retirado a muito tempo e o segundo está partido, essas cordas foram levadas pelos Guias, e após as pessoas ultrapassarem os pontos eles retiram as cordas.

Esse trajeto pela P4 não é indicado fazer sozinho e sem uma pessoa que conheça o local, é um terreno bem irregular com muitos pontos de escalaminhada e deserto, esse trajeto é usado pela a equipe do parque para acessar o cume mais rápido e para prestar socorro, mas como podemos notar ele é bem ruim de acessar.

escalaminhada na pedra da gavea
Mais um ponto de escalaminhada

Saindo do último ponto de corda vamos caminhar por mais alguns minutos encarar mais uma escalaminhada, essa não é tão íngreme dá para passar sem corda como vimos na foto acima, e chegaremos no cume da Pedra da Gávea, ao chegar no cume vamos ter uma vista incrível de um lado a Cabeça do Imperador e do outro lado o Platô, como podemos ver nas fotos abaixo.

Cabeça do Imperador Pedra da Gávea
Cabeça do Imperador Pedra da Gávea
Morro Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos
Platô da Pedra Gávea
Platô da Pedra Gávea

No Platô é onde estão os mirantes principais e as fotos mais famosas da Pedra da Gávea com o Morro Dois Irmãos de fundo, Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas entre outros pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro.

mirante da mesa pedra da gavea
Mirante da Mesa
paredao do plato da pedra gavea
Paredão do Platô
trilha da pedra bonita
Pedra Bonita de um lado e Morro Dois Irmãos do Outro

pedra da gavea foto

mirante do vao central ou elevador
Mirante do Vão Central ou Elevador
Pirâmide e Pedra do Raio Gávea
Pirâmide e Pedra do Raio Gávea

Os mirantes são bonitos né? E rendem boas fotos de recordação… Só que ainda não acabou, agora vamos atravessar o Vão Central e tirar algumas fotos em outros mirantes espalhados pela Cabeça do Imperador, mirantes bem legais que rendem boas fotos como podemos ver abaixo.

vao central da pedra da gávea
Atravessando o Vão Central

Ao atravessar o Vão Central, vamos ter uma vista muito bonita para a Barra da Tijuca, vamos ter outros mirantes para tirar fotos e curtir uma vista diferente para o Morro Dois Irmãos e Pedra Bonita.

pedra da piramide gavea
Pirâmide é ponto mais alto da Gávea, com 844 metros de altura
pedra do raio gavea
Pedra do Raio ou do Chifre
pedra da gavea
Vista voltada para Barra da Tijuca
trilha da pedra da gavea
Mirante voltado para Pedra Bonita

Essa foi a minha segunda visita a Pedra da Gávea e foi melhor do que a primeira, quando fui pela primeira vez peguei um tempo nublado e não deu para curtir tanto a vista, até aqui você gostou? preparei um bônus para vocês, o Rodrigo Melo do Instagram @rodrigolorem me disponibilizou alguns vídeos e fotos de drone e vou compartilhar com vocês abaixo.

pedra da gavea drone

pedra da gavea drone

pedra da gavea drone

pedra da gavea drone

pedra da gavea drone

Você pode ver como foi essa aventura através do vídeo abaixo:

Dicas de Artigos:

A cidade do Rio de Janeiro é repleta de trilhas ecológicas gratuitas para você fazer e se divertir com seus amigos, Eu Criei um artigo Com as “Principais Trilhas da Cidade do Rio de JaneiroCLICANDO AQUI você vai ser direcionado para o Artigo que vai abordar as principais trilhas: Pedra do Telégrafo, Morro do Rangel, Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra do Pontal, Morro Dois Irmãos, Mirante do Caeté, Pico da Tijuca, Morro da Urca, Pico da Pedra Branca, Morro da Babilônia, Morro do Cantagalo entre outras…

Informações sobre a Trilha da Pedra da Gávea pela P4:

Você vai caminhar da Guarita até a Garganta do Céu por volta de 1:30h e vai levar mais 1:30h para chegar ao cume passando pelos trechos de corda (esse foi o tempo que eu fiz), a trilha é íngreme e não é sinalizada, além de ser pesada, como mostrei nas fotos acima, os trechos onde tinha uns cabos de aço não tem mais, sendo muito perigoso para quem não tem noção de escalada se arriscar para subir sem corda.

Dicas para contratar um Guia para te levar:

Eu contratei os serviços de uma amiga minha que é Guia e mora na Cidade do Rio de Janeiro para me guiar a Alice Moura, ela sempre está me guiando por algumas trilhas na Cidade do Rio de Janeiro, ela já me Guiou em várias aventuras aqui no Blog, segue o Instagram dela, caso queira fazer uma cotação: @vaicomalice ela e a equipe dela ficam reesposáveis em te conduzir pela trilha, e levar os equipamentos de segurança para ultrapassar os trechos mais difíceis.

Como chegar na Pedra da Gávea?

De Carro: Basta ajustar o GPS para Pedra da Gávea que vai chegar numa boa, o inicio da trilha fica dentro de um condomínio, basta de identificar e deixar o carro próximo a entrada.

De Ônibus: Vá até a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. A trilha começa no final da Estrada do Sorimã, os pontos de ônibus mais próximos são: Rua Vítor Konder, próximo ao nº 193 (sentido Barra/Recreio) e Estrada do Joá, próximo ao nº 3.601 (sentido zona sul). Linhas 556- Leblon x Rio das Pedras e 557- Copacabana x Rio das Pedras, Partindo da Central do Brasil Pegar a linha 345 passa em frente a Central do Brasil.

Finalizando o Artigo:

Bom amigos esse artigo sobre a Trilha da Pedra da Gávea Via P4 vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, caso tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui