Para chegar aos fortes São Luiz e Forte do Pico é necessário se dirigir ao Forte Barão do Rio Branco no bairro de Jurujuba em Niterói, por se tratar de uma base ativa do Exército Brasileiro o passeio é conduzido por um militar que vai nos guiar até o alto dos Fortes e contar um pouco da história de cada fortificação.

Assim que fizer a sua identificação no Forte Barão do Rio Branco e pagar a taxa no valor de R$: 10,00 o passeio inicia rumo a nossa primeira parada no Forte São Luiz, a subida aos fortes pode ser realizada a pé em uma estrada asfaltada e muito íngreme (Muito mesmo), ou no veículo particular do visitante, a uns anos atrás a subida era feita por vans, esse serviço não está mais disponível.

Forte Barão do Rio Branco
Forte Barão do Rio Branco

O Forte São Luiz é datado de 1567 e teve sua efetiva construção entre 1769 e 1770, durante o governo de Luiz de Almeida – 2º Marquês do Lavradio. A fortificação foi concluída em 1775. Alguns anos mais tarde, porém, seu comando foi extinto, e sua guarnição incorporada à da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da “Questão Christie“.

Possuindo uma maravilhosa vista de toda a Baía de Guanabara e Orla de Niterói, apresenta em seu caminho inicial diversos tipos de canhões dos mais variados calibres utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazido para o Brasil como troféus da guerra. (fonte das informações históricas Neltur)

Forte São Luiz
Entrada do Forte São Luiz
Ruínas do Forte São Luiz
Ruínas do Forte São Luiz
ruínas do forte são luiz niterói
Ruínas do Forte São Luiz
ruínas do forte são luiz jurujuba
Ruínas do Forte São Luiz
forte são luiz niterói
Ruínas do Forte São Luiz

Após conhecer o Forte São Luiz e andar por suas ruínas vamos nos dirigir para o Forte do Pico que tem 230 metros de altura, o visitante contará com uma das melhores vistas panorâmicas do mundo em 360° e uma paisagem espetacular da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, da Cidade do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Orla de Niterói.

forte do pico entrada
Entrada do Forte do Pico
forte do pico vista
Vista voltada para o Rio de Janeiro
artilharia do forte do pico
Um dos 4 canhões do topo do Forte
praia do forte do rio branco
Vista para a Praia de Fora
forte do pico
Ponte Rio Niterói de Fundo e Morro do Macaco
forte do pico em niterói
Orla de Niterói
Painel de Azulejos Fernando Pessoa
Painel de Azulejos Fernando Pessoa, localizado na Praça Portugal

Vídeo de nossa visita:

Dicas de Artigos:

Se você gosta de passeios culturais ou apreciar uma boa vista, segue algumas sugestões de artigos para visitar na Cidade de Niterói como Museu de Arte Contemporânea (MAC – Niterói), Teatro Popular Oscar Niemeyer, Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Parque da Cidade de Niterói, basta clicar nos nomes dor artigos para ser direcionado.

Informações Sobre o Forte São Luiz:

 

Os horários para visitação é de Terça a Domingo às 10h ou às 14h (fora desse horário não é possível acessar o interior do forte.)

Endereço: Avenida Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba – Niterói (acesso pelo Forte Barão do Rio Branco), Telefone para mais informações é o (21) 3611-4200 ou 2710-7840.

O ingresso tem o valor de R$: 10,00 (crianças, estudantes e idosos pagam meia.)

Para chegar ao forte de ônibus basta pegar a linha número 33 Jurujuba no terminal de Niterói e descer em frente à entrada do Forte Barão do Rio Branco. (basta pedir ao Motorista para te deixar nessa rua que é muito popular no bairro)

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, para ter uma noção melhor do passeio ao forte sugiro que assista o vídeo que deixei acima, caso tenha alguma duvida use os campos de mensagens abaixo ou faça contato através de nossas redes sociais, até o próximo artigo!

Saiba mais

29 COMENTÁRIOS

  1. Eu tive o privilégio de morar no Forte Barão do Rio Branco..eu fui militar em 88 conheço na palma da minha mão… muitas saudades..

  2. Parabéns por desbravar e compartilhar as belezas de nosso Estado, que muitos fluminenses desconhecem e procuram outros Estados e mesmo países para visitar sem conhecer o próprio “quintal”.

    Moro atualmente em Macaé/RJ e também faço turismo dentro do nosso Estado, priorizando conhecer a História e as belezas de nossa terra.

    Desejo-lhe sucesso e continue compartilhando seu aprendizado.

    • Olá Pedro como vai?

      Eu admiro muito as belezas e a história de nosso estado o Rio de Janeiro que são incríveis, meu projeto é conhecer cada ponto turístico de nosso estado e claro mais para frente o Brasil, fico observando muitos saindo de nosso estado para conhecer outros lugares quando desconhecem o que temos (nosso quintal de casa), muitas vezes por culpa das entidades governamentais que não fazem muita divulgação, quando comecei a visitar os lugares e vi que tinha muito pouca informação revolvi compartilhar com as pessoas, e fico feliz que meu objetivo está sendo alcançado levar conhecimento a quem busca e claro novas experiencias…

      Em Macaé só tive oportunidade de conhecer o Sana e aproveitar as belas cachoeiras, no futuro pretendo conhecer mais a região, abraços meu Amigo e fico feliz que tenha gostado dos artigos aqui do Blog.

  3. Gostei do site! Único que me deu um telefone que atende!
    Estava querendo confirmar se tava aberto mas nenhum número atendia.
    Liguei para o número do forte Barão do Rio Branco e o sargento me confirmou que está aberto com visitas as 10 e as 14 horas.

    • Olá Elizabeth como vai? fico feliz que o artigo tenha sido útil, quando me programei para ir ao Forte não tinha muita informação na internet sobre horários e telefones de contato e tive muita dificuldade para ter algumas informações, quando fiz esse artigo tentei ao máximo colocar informações precisas para todos… Abraços e um ótimo passeio… 🙂

  4. Poderia informar como funciona o acesso à praia? É pago alguma taxa? Quais as exigências? Sou de Petrópolis e me indicaram essa praia para visitar mas por ser em uma área militar acredito que tenha alguma restrição e gostaria de mais informações para não correr o risco de não conseguir usufruir. Obrigada!

    • Olá Milena como vai? A praia não é liberada para o banho e nem seu acesso é permitido na visita comum, a gente nem pode ir até a praia… porém o Militar que nos guiou me falou que podemos ter acesso a Praia porém tem que ter autorização, a dica que te dou é ligar para lá e se informar (21) 3611-4200, abraços e bom passeio 🙂

    • Olá Milena ,

      Também gostei muito daquela praia vendo la de cima e procurei informações a respeito.

      Pelo que vi a praia é quase privativa , basicamente o acesso é pertido ao pessoal do Exército , mas se bem me lembro precisa pagar uma taxa de uns 300 reais , não lembro se semestral ou anual.

      I

  5. BOM DIA, QUERIA LEVAR MINHA FAMILIA PARA FAZER UMA VISITA AO FORTE IMBUI, JA QUE FUI MILITAR E QUERIA MOSTRAR UM POUCO DA ROTINA DA CASERNA.

  6. Tive a oportunidade de conhecer esse local em 2017, e posso dizer que dos 4 anos que vivi no RJ foi um dos melhores passeios que já fiz, uma pena ter sido às vesperas de sair do RJ. Após o passeio paramos em daqueles restaurantes na praia , e degustamos um delicioso prato de camarão.

    O forte de São Luiz e Fortaleza de Santa Cruz são passeios belíssimos mas muito mal explorados , não fosse um amigo marinheiro nunca teria tido contato com eles, sendo que já tinha 4 anos no RJ.

    Parabéns pela proposta de fugir do convencional , ainda há muito que ser explorado nesse estado !!!

    Um grande Abraço !!!

    • Olá Francisco como vai? fico feliz que tenha gostado do artigo e tenha te trago boas lembranças, a ideia do Blog é visitar todos os pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, aos pouco vamos mostrando alguns programas diferentes em nosso estado e que a maioria não aproveitam por falta de informação, Abraços 🙂

    • Oiii Rhaiane como vai? está ocorrendo sim visitação, basta ir nos horários que você consegue acessar o Forte, lá tem esse problema dos telefones mesmo, todo mundo reclama… Qualquer dúvida estou a disposição… e Bom Passeio!!!

        • Oiii Natalia como vai? A subida é bem íngreme leva por volta de uns 40 minutos, não aconselho pessoas de idade subir, se a pessoa tiver um bom preparo até pode ir… o mais indicado seria subir de carro, nesse dia que fui um dos Soldados perguntou se eu gostaria que ele perguntasse para algumas pessoas que foram de carro se poderia dar uma carona… pode ser que isso ocorra quando você for, mas se eu fosse você tentaria ver um carro de aplicativo para ficar com vocês lá por um tempo e quando acabar o passeio deixar vocês na portaria (mesmo que combine um valor extra para ele ficar lá por algumas horas) a descida tbm é bem íngreme.

          Qualquer dúvida estou a disposição e bom passeio!!!

  7. Nasci e vivi no morro do pico até os meus 13 anos de idade, meu pai era do exercito e tomava conta daquilo lá. Morei na casa depois da entrada do portão principal, virando esquerda, logo acima a direita na casa agora em ruinas. Eram tempos difíceis devido a acessibilidade. Nos mudamos de lá em 1968.

  8. Todos os telefones para contato não funcionam, tentei verificar se a caminhada do dia do soldado ainda acontece e quais dias, mas nada. Sempre fui, e é um excelente passeio.

  9. Fala Vinícius, boa tarde!
    Tudo bem?

    Mestre, minha noiva e eu estamos com o desejo de realizar um pré wedding no Forte de São Luiz, uma sessão de fotos antes do casamento.
    Poderia me dizer como eu conseguiria fazer isso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui