Início » Passeios » Como visitar o Forte São Luiz e Forte do Pico em Niterói.

Como visitar o Forte São Luiz e Forte do Pico em Niterói.

6 de julho de 2017
395 visitas

Para chegar aos fortes São Luiz e Forte do Pico é necessário se dirigir ao Forte Barão do Rio Branco no bairro de Jurujuba em Niterói, por se tratar de uma base militar ativa do Exército Brasileiro o passeio é conduzido por um militar que vai  te guiar até o alto dos Fortes e te contar um pouco da história de cada fortificação.

Assim que fizer a sua identificação no Forte Barão do Rio Branco e pagar a taxa no valor de R$: 10,00 o passeio inicia rumo a nossa primeira parada no Forte São Luiz, a subida aos fortes poderão ser realizadas a pé em uma estrada asfaltada e muito íngreme, ou no veículo particular do visitante, a uns anos atrás a subida era feita por vans, esse serviço não está mais disponível.

Forte Barão do Rio BrancoForte Barão do Rio Branco

O Forte São Luiz é datado de 1567 e teve sua efetiva construção entre 1769 e 1770, durante o governo de Luiz de Almeida – 2º Marquês do Lavradio. A fortificação foi concluída em 1775. Alguns anos mais tarde, porém, seu comando foi extinto, e sua guarnição incorporada à da Fortaleza de Santa Cruz. O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da “Questão Christie”.

Possuindo uma maravilhosa vista de toda a Baía de Guanabara e Orla de Niterói, apresenta em seu caminho inicial diversos tipos de canhões dos mais variados calibres utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazido para o Brasil como troféus da guerra. (fonte das informações históricas Neltur)

Entrada do Forte São LuizForte São Luiz

Ruínas do Forte São LuizRuínas do Forte São Luiz

ruínas do forte são luiz niterói

ruínas do forte são luiz jurujuba

forte são luiz niterói

Após conhecer o Forte São Luiz e andar por suas ruínas vamos nos dirigir para o Forte do Pico que tem 230 metros de altura, o visitante contará com uma das melhores vistas panorâmicas do mundo em 360° e uma paisagem espetacular da Fortaleza de Santa Cruz, da Cidade do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e da Orla de Niterói.

Entrada do Forte do Picoforte do pico entrada

Vista voltada para o Rio de Janeiroforte do pico vista

Um dos 4 canhões do topo do Forteartilharia do forte do pico

Vista para a Praia de Forapraia do forte do rio branco

Ponte Rio Niterói de Fundo e Morro do Macacoforte do pico

Orla de Niteróiforte do pico em niterói

Painel de Azulejos Fernando Pessoa, localizado na Praça PortugalPainel de Azulejos Fernando Pessoa

Informações importantes:

Os horários para visitação é de Terça a Domingo às 10h ou às 14h (fora desse horário não é possível acessar o interior do forte.)

Endereço: Avenida Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba – Niterói (acesso pelo Forte Barão do Rio Branco, telefone para mais informações é o (21)3611-4200)

O ingresso tem o valor de R$: 10,00 (crianças, estudantes e idosos pagam meia.)

Para chegar ao forte de ônibus basta pegar a linha número 33 Jurujuba no terminal de Niterói e descer em frente à entrada do Forte Barão do Rio Branco. (basta pedir ao Motorista para te deixar nessa rua que é muito popular no bairro)

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *