A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica na Cidade de Niterói, no Bairro de Jurujuba, foi durante os períodos de colônia e império brasileiro a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra tem sua origem em 1555, com a instalação de dois canhões em uma fortificação rudimentar, por Nicolas Durand de Villegaignon.

Situada na ponta do promontório rochoso que domina, pelo Leste, a entrada da barra da Baía da Guanabara, tinha como objetivo prover a segurança contra invasores e assegurar melhores condições para o estabelecimento da França Antártica.

Entrada da Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Caminho que leva a Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Caminho que leva a Fortaleza
Guarita de Identificação da Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Guarita de Identificação
Estacionamento da Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Estacionamento
Fortaleza de Santa Cruz em Niterói
Fortaleza de Santa Cruz da Barra em Niterói

Após a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, em 1567, e durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal, recebeu as denominações de Bateria de Nossa Senhora da Guia e, posteriormente, Fortaleza de Santa Cruz da Barra (1612), constituindo-se como parte integrante do sistema de defesa da entrada da Baía de Guanabara.

Nos dias atuais, a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, ocupa este centenário espaço histórico. Com parte de sua área tombada, em 1939, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é considerada um dos mais valiosos exemplares da arquitetura militar luso-brasileira e eleita, no ano de 2010, uma das Sete Maravilhas da cidade de Niterói.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está aberta para a visitação de civis e militares. A beleza de suas construções e sua impressionante arquitetura transportam os visitantes da fortificação por quase cinco séculos de história do Brasil, percorrendo 7.153 metros em uma perfeita sala de aula a céu aberto.

No passeio guiado você vai conhecer a Capela de Santa Bárbara, de pedra fundamental datada de 1612; os canhões dos séculos XVIII, XIX e XX (a maior coleção de canhões Whithworth do mundo); o Paiol Imperial e os demais 12 pontos dão suporte ao circuito de visitação que ocorre em grupos guiados por um militar da Fortaleza, com saída do Portão Colonial de 30 em 30 minutos, no vídeo que deixamos no inicio do artigo mostramos com mais detalhes a Fortaleza, confira nas fotos abaixo alguns lugares que foram citados no artigo.

Capela de Santa Bárbara da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói
Capela de Santa Bárbara
Primeira Bateria de Canhões Fortaleza de Santa Cruz, Niterói
Primeira Bateria de Canhões
Fortaleza de Santa Cruz da barra
Farol da Fortaleza com o Forte do Pico de fundo
Vista da Fortaleza de Santa Cruz da Barra para o Rio de Janeiro
Vista da Fortaleza com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de fundo
Segunda Bateria de Canhões da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói
Segunda Bateria de Canhões
Antigas celas da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói
Antigas celas da Fortaleza

Vídeo de nossa visita ao forte:

Dicas:

Se você gosta de passeios culturais ou apreciar uma boa vista, segue abaixo algumas sugestões para visitar na Cidade de Niterói.

Museu de Arte Contemporânea (MAC – Niterói)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Forte São Luiz e Forte do Pico

Parque da Cidade

Informações úteis:

Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, sem número, 13 km – Jurujuba

Como chegar: A melhor forma é de carro (ou Uber, não vi ponto de Táxi no local). Mas, se não for possível, dá pra ir de ônibus. Saindo do Centro da cidade, do terminal de ônibus que fica ao lado da estação das barcas, pegue o ônibus 33 da Expresso Miramar, salte no ponto final na praia de Jurujuba, e vai andando até o forte, levei por volta de 50 minutos de caminhada, percorri cerca de 3km, se não tiver um bom preparo físico sugiro chamar um Uber.

Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h

Custo:
R$ 10,00 – entre 22 e 59 anos de idade;
R$ 5,00 – pessoas até 21 anos de idade, estudantes, militares e familiares diretos (que não do Exército);
Gratuito – até 12 anos; a partir de 60 anos; Militares e seus familiares diretos (do Exército); pessoas com necessidades especiais.

Telefone: (21) 2710-7840

Observações: Não é permitido fazer a visitação sozinho, só com o guia, com horários determinados. As visitas têm intervalos de 30 minutos e duração de cerca de 40 minutos, Fonte das informações sobre a história da Fortaleza: http://www.ad1de.eb.mil.br/

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui