Início » Passeios » Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, como chegar, fotos e vídeo.

Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, como chegar, fotos e vídeo.

26 de abril de 2017
370 visitas

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica na Cidade de Niterói, no Bairro de Jurujuba, foi durante os períodos de colônia e império brasileiro a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra tem sua origem em 1555, com a instalação de dois canhões em uma fortificação rudimentar, por Nicolau Durand de Villegaignon.

Situada na ponta do promontório rochoso que domina, pelo Leste, a entrada da barra da Baía da Guanabara, tinha como objetivo prover a segurança contra invasores e assegurar melhores condições para o estabelecimento da França Antártica.

EntradaEntrada da Fortaleza de Santa Cruz da BarraCaminho que leva a FortalezaCaminho que leva a Fortaleza de Santa Cruz da BarraGuarita de IdentificaçãoGuarita de Identificação da Fortaleza de Santa Cruz da BarraEstacionamentoEstacionamento da Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Após a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, em 1567, e durante o período em que o Brasil foi colônia de Portugal, recebeu as denominações de Bateria de Nossa Senhora da Guia e, posteriormente, Fortaleza de Santa Cruz da Barra (1612), constituindo-se como parte integrante do sistema de defesa da entrada da Baía de Guanabara.

Nos dias atuais, a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, ocupa este centenário espaço histórico. Com parte de sua área tombada, em 1939, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é considerada um dos mais valiosos exemplares da arquitetura militar luso-brasileira e eleita, no ano de 2010, uma das Sete Maravilhas da cidade de Niterói.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está aberta para a visitação de civis e militares. A beleza de suas construções e sua impressionante arquitetura transportam os visitantes da fortificação por quase cinco séculos de história do Brasil, percorrendo 7.153 metros em uma perfeita sala de aula a céu aberto.

No passeio guiado você vai conhecer a Capela de Santa Bárbara, de pedra fundamental datada de 1612; os canhões dos séculos XVIII, XIX e XX (a maior coleção de canhões Whithworth do mundo); o Paiol Imperial e os demais 12 pontos dão suporte ao circuito de visitação que ocorre em grupos guiados por um militar da Fortaleza, com saída do Portão Colonial de 30 em 30 minutos.

Capela de Santa BárbaraCapela de Santa Bárbara da Fortaleza de Santa Cruz, NiteróiPrimeira Bateria de CanhõesPrimeira Bateria de Canhõs Fortaleza de Santa Cruz, NiteróiSegunda Bateria de CanhõesSegunda Bateria de Canhões da Fortaleza de Santa Cruz, NiteróiAntigas celas da FortalezaAntigas celas da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói

Informações úteis:

Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, sem número, 13 km – Jurujuba

Como chegar: A melhor forma é de carro (ou Uber, não vi ponto de Táxi no local). Mas, se não for possível, dá pra ir de ônibus. Saindo do Centro da cidade, do terminal de ônibus que fica ao lado da estação das barcas, pegue o ônibus 33 da Expresso Miramar, salte no ponto final na praia de Jurujuba, e vai andando até o forte, levei por volta de 50 minutos de caminhada, percorri cerca de 3km, se não tiver um bom preparo físico sugiro chamar um Uber.

Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h

Custo:
R$ 10,00 – entre 22 e 59 anos de idade;
R$ 5,00 – pessoas até 21 anos de idade, estudantes, militares e familiares diretos (que não do Exército);
Gratuito – até 12 anos; a partir de 60 anos; Militares e seus familiares diretos (do Exército); pessoas com necessidades especiais.

Telefone: (21) 2710-7840

Observações: Não é permitido fazer a visitação sozinho, só com o guia, com horários determinados. As visitas têm intervalos de 30 minutos e duração de cerca de 40 minutos, Fonte das informações sobre a história da Fortaleza: http://www.ad1de.eb.mil.br/

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *