A Cachoeira de Monjolos é uma das cachoeiras mais bonitas do distrito de Santo Aleixo no Município de Magé, formada por três quedas d’água de 45 metros de altura, acaba atraindo multidões em épocas quentes para se banhar e aproveitar esse belo momento com a Natureza.

Santo Aleixo é um distrito muito famoso no estado do Rio de Janeiro, por conta de seus tradicionais eventos como a Festa de Santo Aleixo, anualmente realizada no mês de Julho na Capela do bairro, pelos eventos que são realizados no Haras dos Anjos e pelo seu Carnaval que há muitos anos vem sendo o principal atração da cidade.

Para chegar a Cachoeira de Monjolos é necessário entrar na Rua Capitão Antero que faz esquina com a Malvino Ferreira de Andrade em Santo Aleixo, uma referência melhor é procurar pelo Galpão do Sindicado Têxteis de Santo Aleixo que fica próximo as duas ruas, como podemos ver na foto abaixo.

Sindicado Texteis de Santo Aleixo em Magé

Nas fotos abaixo mostro um pouco do trajeto que você deve fazer para chegar na cachoeira, desse ponto da rua em diante não tem placa informando sobre a cachoeira, então vai ter que andar por uns 40 minutos até avistar a placa azul informando o local, o local é tranquilo e caso tenha alguma dúvida na rua pergunte aos moradores que vão te indicar o caminho correto a fazer.

Caminho para Cachoeira de Monjolos

Caminho para Cachoeira de Monjolos

Caminho para Cachoeira de Monjolos

Caminho para Cachoeira de Monjolos

Como percebemos nas fotos, você vai caminhar por ruas bem arborizadas e protegidas do sol, vai se deparar com alguns córregos no caminho que podem ser usados para descansar, se banhar e tirar boas fotos de recordação…

Caminho para Cachoeira de Monjolos

Agora que chegamos nessa “Placa Azul” vamos fazer a trilha, essa trilha é curta vai levar uma média de 20 minutos e não é sinalizada, mas não se assuste! dá para fazer sem se perder, basta seguir a trilha pelo caminho limpo e chegar na primeira cachoeira apelidada de Monjolinho, Após chegar nessa primeira cachoeira atravesse o pequeno córrego em direção a Cachoeira de Monjolos que é a principal.

Trilha para Cachoeira de Monjolos

Cachoeira de Monjolinho

Cachoeira de Monjolinho Santo Aleixo Magé

Trilha para Cachoeira de Monjolos em Santo Aleixo

Agora que você atravessou o córrego do Monjolinho vai caminhar por uns 5 minutos, e vai dar de cara com a bela Cachoeira de Monjolos, um verdadeiro paraíso escondido no meio da vegetação, a queda da água é forte e forma um belo poço fundo para se banhar, como podemos ver nas fotos abaixo.

Cachoeira de Monjolos

Cachoeira de Monjolos em Santo Aleixo

Cachoeira de Monjolos de Santo Aleixo em Magé

Vídeo de Nossa Aventura:

Como Chegar a Cachoeira de Monjolos:

De Ônibus: Você deve se dirigir para o Terminal Rodoviária de Magé (CLIQUE AQUI para ver o Terminal no Google Street View) existem várias linhas espalhas pelo estado do Rio de Janeiro que saem de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Niterói, Alcântara, Guapimirim, Petrópolis, Cabo Frio e Rio das Ostras… Após saltar no Terminal de Magé pegar outro ônibus a linha Andorinhas e pedir para o motorista te deixar no ponto próximo ao Galpão do Sindicado Têxteis de Santo Aleixo, ao saltar no ponto atravesse a rua, entre na rua Rua Capitão Antero e ande até a placa azul como mostrei nas fotos no inicio do artigo, o trajeto leva por volta de 40 minutos, o lugar não é perigoso então pode ir tranquilo, CLIQUE AQUI para ver a Rua no Google Street View.

De Carro: Basta configurar no GPS a Cachoeira de Monjolos que não vai ter problemas em encontrar, a estrada até o início da trilha não é ruim, porém é um pouco íngreme e tem trechos de terra com buracos, tem como deixar o carro na rua.

Dicas e Recomendações:

O trajeto tem muitas pedras se for possível vá de tênis, sinal de celular lá não pega muito bem (se for sozinho comunique alguém onde está indo), após sair das ruas onde tem as casas, o lugar fica meio deserto devido alguns sítios e chácaras, por mais que o lugar seja seguro nunca é bom ir sozinho. E já que estamos em Magé outra Cachoeira que recomendo é a Véu da Noiva que tem 110 metros de altura, é uma das mais altas do estado do Rio de Janeiro, CLIQUE AQUI para ver as fotos e o artigo dela.

Finalizando o Artigo:

Bom amigos esse artigo sobre a cachoeira vai ficando por aqui, eu adorei conhecer essa cachoeira e recomendo para quem curte programas mais tranquilos, Para ter uma noção melhor do caminho e da cachoeira sugiro que assista o vídeo que deixei acima, caso tenha alguma dúvida use os campos de mensagens abaixo ou envie uma mensagem pelas nossas redes sociais, até o próximo artigo!

Saiba mais

18 COMENTÁRIOS

    • Olá Nunes como vai? No caminho para ser sincero eu não lembro, tem muitos sítios pelo caminho, faz uma pesquisa sobre Pousada em Santa Aleixo, talvez seja mais fácil de encontrar nos sites ligados a hospedagens, abraços e não se esqueça de assinar nossa mala direta, toda vez que tiver artigo novo vai receber um e-mail comunicando totalmente grátis, abraços e bom passeio 🙂

  1. Opa td bem Vinicius? Em primeiro lugar parabéns pelo artigo e obrigada pelas dicas. Estou com visitas de outro estado e gostaria de saber se é tranquilo de ir com crianças?

    • Olá Joyce como vai? Fico feliz que tenha gostado do Artigo, a ideia é fazer as pessoas conhecer as belezas naturais que temos em nosso estado… 🙂

      Lá é bem seguro é uma área cercada por sítios e chácaras, tem como ir de carro até a entrada da cachoeira, se for possível assista o vídeo que está no inicio do artigo e vai ver que a única parte de dificuldade é a hora de descer até a cachoeira…

      A cachoeira tem locais fundo, tome cuidado com as crianças, antes da cachoeira tem outros locais rasos para banho.

      Não se esqueça de se inscrever na nossa mala direta com seu e-mail para receber nossas dicas gratuitas sempre que postadas 🙂

      Abraços e qualquer duvida estou a disposição. 🙂

    • Oii Sabrina como vai? no artigo eu mostro como chegar de carro ou de ônibus e todo o trajeto, acredito que não vai ter problemas seguindo o que coloquei ai, eu mesmo fui de ônibus e achei bem simples de chegar… Abraços e qualquer dúvida estou a disposição… 🙂

  2. Olá.. perfeita orientação.. obrigada! Me tire uma duvida por favor? Li em um site, em avaliações sobre o local.. uma pessoa dizendo que quem tem medo de cobras é melhor repensar a ida.. pois no caminho tem muitas.. é verdade? Grata!

  3. Oi! Voce sabe como faço para entrar em ctt com grupos que fazem trilhas para essa e demais cachoeiras da região? Vou deixar meu zap, se puder entrar em contato para me ajudar nessa busca eu agradeço muito. Talvez depois possamos apagar o comentário, rs.. ou nem publicar. Para preservar meu numero.. Gratidão!

    • Oiii Thalita, apaguei o seu número…. se tiver Facebook, pesquisa por gurpos que façam evento para lá…. mas me chama lá no Instagram no @quebrandoarotinaoficial que te indico alguns guias e agencias, é barato os passeios para lá….

      • Gratidão Vinicius por ter apagado o numero. Então, eu nao tenho interesse em pagar por guia, agencia.. Quero fazer algo mais roots mesmo, botar o pé na estrada, ou nas trilhas, rs, e ir.. só nao queria me embrenhar pelas trilhas sozinha e nao tenho quem vá comigo.. então queria conseguir me conectar com grupos de pessoas que fazem essas trilhas (sem guias, agencia..), a união de grupo é importante nesses momentos. Eu nao faço ideia de que termo procurar no FB.. mas vou tentar. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui