A Pedra do Sino é o ponto mais alto da Serra dos Órgãos com 2.275 metros de altitude, e lá do alto a vista alcança toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba, no lado continental, o acesso feito por trilha é um clássico do montanhismo, são cerca de 11 km percorridos em uma média de 6 horas de caminhada desde a sede do Parque, em Teresópolis, a 1.100 metros de altitude, até o ponto culminante da Pedra do Sino.

Confira no artigo abaixo como foram as minhas duas visitas a Pedra do Sino, tive a oportunidade de fazer um Bate e Volta em 2017 e em 2019 fiz a Travessia Petrópolis x Teresópolis e presenciei um belo nascer do sol, no qual mostro com fotos e vídeo no final desse artigo.

Iniciando essa aventura a Pedra do Sino na Serra dos Órgãos

A nossa aventura inicia na portaria do Parque Nacional Serra dos Órgãos, como fui fazer o bate e volta no mesmo dia o trajeto se inicia na sede do parque na cidade de Teresópolis.

Entrada do PARNASO Teresópolis
Portaria do PARNASO Teresópolis

Após comprar o ingresso e nos identificar na guarita partimos para parte alta do parque onde inicia a trilha, se você estiver de carro suba até o estacionamento da parte alta, caso tenha indo de ônibus se prepare que da portaria até o inicio da trilha são quase 3km de subida.

Início da Trilha para a Pedra do Sino

Estacionamento do PARNASO parte alta
Estacionamento da parte alta
Inicio da trilha Pedra do Sino
Início da trilha da Pedra do Sino

O trecho inicial até a Cachoeira Véu da Noiva de Teresópolis é considerado o trajeto mais puxado dessa trilha, ela é a mais íngreme porém fácil de superar, dependendo do seu ritmo você consegue chegar na cachoeira em 1 hora.

1º ponto de parada na Pedra do Sino

cachoeira véu da noiva parnaso
Cachoeira Véu da Noiva

Saindo da Cachoeira Véu da Noiva, partimos em direção ao próximo ponto de parada, nas ruínas do antigo Abrigo 3, o local também era usado como uma base de camping, da cachoeira em diante o trajeto fica agradável, não iremos encontrar pontos tão íngremes, vamos caminhar por várias trilhas em zigue zage e contemplando uma bela vista.

caminhada ate pedra do sino

caminhada ate pedra do sino

2º ponto de parada na Pedra do Sino

caminhada ate pedra do sino
2º ponto de parada, ruínas do antigo Abrigo 3

Saindo do segundo ponto de parada, partimos para o Abrigo do Sino onde vai ser nosso terceiro ponto de parada, você vai ter uma vista diferente do que viu ao longo do caminho, a vegetação vai mudar, a trilha fica mais exposta ao sol e vai contemplar uma vista diferente do parque.

montanhas da serra dos órgãos

Sensação de alegria ao ver a Pedra do Sino na minha frente, após horas de caminhada e enfrentar temperaturas diferentes ver o Cume logo ali anima você a prosseguir, tão perto e dependendo apenas de você para chegar lá…

caminhada ate a pedra do sino

3º ponto de parada na Pedra do Sino

Após muito caminhar chegamos ao Abrigo do Sino, que é nosso 3º ponto de parada onde é possível alugar uma beliche dentro do Abrigo, um espaço no Bivaque ou alugar uma barraca de Camping para passar a noite (OBS: verificar no site se esses serviços ainda estão disponíveis), outra opção é levar a sua barraca de Camping, mas é necessário contratar esses serviços com antecedência, pelo site do PARNASO.

abrigo da pedra do sino
Abrigo da Pedra do Sino

Chegando ao Abrigo do Sino tem mais uma caminhada de uns 20 minutos até a Pedra do Sino, segue abaixo mais algumas fotos do trajeto até o Cume.

trilha da pedra do sino

trilha da pedra do sino

Chegando no cume da Pedra do Sino

Finalmente após quase 5h de caminhada e 11km percorridos, chegamos ao ponto mais alto da Serra dos Órgãos que fica na Pedra do Sino, com seus 2275 metros de altura te proporciona uma vista incrível em 360° de toda Região Serrana, no ponto mais alto da Serra dos Órgãos, a vista é deslumbrante para qualquer lado que se olhe.

O que vamos ver lá do cume da Pedra do Sino? o fantástico Vale da Morte, a Baía de Guanabara, Pedra da Gávea, Teresópolis, Petrópolis… De cima, outras montanhas da cadeia, como Garrafão, Dedo de Deus, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Nariz e Verruga do Frade… É fácil ficar horas encantado com as belezas e o clima desse local, como fomos em um dia nublado acabamos pegando o famoso tapetão de nuvens abaixo da gente, dificultando bastante em ver os pontos citados acima, confira as belas imagens registradas abaixo.

pedra do sino
Cume da Pedra do Sino

pedra do sino teresopolis rj

pedra do sino teresopolis rj marco zero

pedra do sino teresópolis

Essa foto abaixo foi tirada no Marco Zero, um bloco de concreto que marca o ponto mais alto da Pedra do Sino e de todo parque, a uns anos atrás esse bloco foi parcialmente destruído por um raio, mas para a minha surpresa ao chegar lá vi que ele foi reconstruído e aproveitei para tirar a foto clássica sobre ele.

marco zero da pedra do sino

Vídeo da Pedra do Sino

Eu registrei essa minha primeira aventura na Serra dos Órgãos também em vídeo, no vídeo abaixo que postei no meu canal no YouTube mostro parte do trajeto e a bela vista do cume, sugiro que assista para complementar esse artigo.

Essa foi a minha primeira vez visitando uma montanha acima dos 2 mil metros de altura e fazendo um percurso de 22km em um único dia, “Fui para me testar“, já vinha fazendo trilhas urbanas com frequência e ganhando resistência de montanha, eu tinha um sonho de fazer um dia a Travessia Petrópolis x Teresópolis e queria saber como meu corpo iria se comportar em um dos trajetos.

Como é fazer o Bate e Volta na Pedra do Sino?

Não vou enganar vocês, é uma trilha desgastante para quem não tem o hábito de fazer trilhas longas! mas é uma boa porta de entrada para quem deseja se testar em montanhas altas. A trilha não tem um grau de dificuldade muito grande, praticamente você só anda! Porém vai subir 11km e na hora de voltar vai descer mais 11km totalizando 22km em um único dia.

Essa foi a porta de entrada para mim nas montanhas altas e após essa trilha fiz várias outras trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e acabei voltando na Pedra do Sino 2 anos depois.

Minha segunda visita a Pedra do Sino

Dois anos depois de ter feito o bate e volta na Pedra do Sino eu voltei para fazer a Travessia Petrópolis x Teresópolis de três dias e presenciei um belo nascer do sol na Pedra do Sino, abaixo seguem algumas imagens com o tempo aberto, e caso queira mais informações de como fazer a Travessia Petrópolis x Teresópolis CLIQUE AQUI para ser direcionado para o artigo com mais informações.

Nascer do sol na Pedra do Sino Teresópolis
Nascer do sol na Pedra do Sino
Nascer do Sol na Pedra do Sino Serra dos Órgãos
Nascer do sol na Pedra do Sino
Serra dos Órgãos vista da Pedra do Sino
Escalavrado, Dedo de Deus e outras montanhas da Serra dos Órgãos

Nascer do Sol na Pedra do Sino no PARNASO

Abaixo segue um vídeo curto que eu fiz do Nascer do Sol na Pedra do Sino que eu fiz na minha segunda visita a Pedra do Sino.

Informações sobre Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique, caso pretenda ficar no Abrigo 4 na Pedra do Sino para ver o Nascer do Sol, segue o vídeo abaixo mostrando como é o Abrigo do Sino por Dentro.

Vídeo do Abrigo da Pedra do Sino

No vídeo abaixo mostro como o abrigo da Pedra do Sino é por dentro, eu fiz um pernoite lá em 2019 quando fiz a travessia Petrópolis x Teresópolis de 3 dias.

O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infraestrutura. (Fonte histórica retirada do site do PARNASO)

Posso fazer a Trilha da Pedra do Sino sem Guia sozinho?

Se você for um montanhista médio com experiência a resposta é SIM! caso você seja um iniciante eu não aconselho ir. A trilha é bem marcada no chão porém não tem uma sinalização muito boa, como estamos falando em montanha de grande altitude o tempo pode ficar nublado lá no alto e pode ficar sem visibilidade e orientação e é ai que muitos acabam se perdendo.

Após essas duas visitas que fiz a Pedra do Sino voltei lá na Sede em Teresópolis para fazer outras trilhas do parque e continuam com sinalização bem ruim, então o meu conselho é ir com alguém que já tenha ido ou contratar um guia para e conduzir com segurança.

Como chegar na Pedra do Sino de Teresópolis

Ônibus: Saem ônibus com muita frequência da Rodoviária Novo Rio, para Teresópolis (pedir para descer na Sede do Parque, um pouco depois da entrada da cidade – não confundir com a sub-sede, bem abaixo, antes mesmo de subir a serra).

Carro: A partir do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) até Teresópolis, após entrar na cidade seguir até sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na própria BR-116.

Se você entrar na BR-116 pela AV Brasil, zere seu hodômetro assim que entrar na BR-116, e depois de 74km você estará de frente para a entrada do Parque PARNASO em Teresópolis, o local possui estacionamento pago.

Dicas de aventuras além da Pedra do Sino

Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos e outras montanhas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, abaixo deixei listado caso tenha interesse em ler os artigos, basta clique nos nomes de cada montanha e vai ser direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.

Mirante do Inferno – Teresópolis

Travessia da Neblina – Teresópolis

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Pedra do Sino – Teresópolis

Portais de Hércules – Petrópolis

Trilha Castelos do Açu – Petrópolis

Escalavrado – Guapimirim

Pico da Bandeira – Minas Gerais (3º maior montanha do Brasil)

Pico das Agulhas Negras – Itatiaia (5º maior montanha do Brasil)

Finalizando o artigo da Pedra do Sino

Bom amigos esse artigo sobre a Pedra do Sino vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a trilha da Pedra do Sino, os vídeos que deixei no meio do artigo vocês tem uma visão melhor como é a trilha e o mirante principal, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelas informações.
    Eu tenho hoje 53 anos.
    Aos 18 anos subi na pedra do sino com muitos amigos.
    Lembro que dentro do marco zero tinha um livro onde assinamos nosso nome.
    Você viu o livro ? Será que ainda existe.

    Um abs.

    • Oiii Amigo como vai? Fico feliz que tenha gostado do artigo! a Pedra do Sino é uma trilha bem legal né? e uma vista sensacional…. O livro do cume não tem mais, estive lá em 2017 e 2019 não tinha mais o livro do cume, o Marco Zero agora é um bloco fechado de concreto e perto dele não tinha nenhuma caixa de aço com livro, as únicas montanhas no parque eu eu fui recentemente que tinha era o Escalavrado e Pedra da Cruz… devo voltar no Sino no futuro se colocarem lá novamente atualizado o artigo! 🙂

    • Olá Jonatan como vai? espero que bem!!!

      Rapaz a trilha em si não é inclusiva ainda, para cadeirantes vai ser necessário ter uma equipe para ajudar, como alguns projetos tem feito para levar os cadeirantes, e eles ainda contam com uma cadeira especial para o terreno que é íngreme, a trilha não é perigosa, mas tem suas dificuldades…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui