A Travessia Petrópolis Teresópolis clássica se faz em três dias sendo dois pernoites e três dias de caminhada, começando pela sede em Petrópolis localizada no bairro do Bonfim, o sentido de Petrópolis para Teresópolis se justifica tanto pelo menor grau de dificuldade na passagem de determinados trechos considerados críticos, quanto pela beleza da paisagem, podendo-se admirar de frente a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos.

Nesse artigo irei abordar temas para você que está indo fazer a travessia pela primeira vez como: o que levar, o que vestir, o trajeto, o que levar para comer e como se preparar para encarar esse desafio de 30 quilômetros percorridos em três dias.

Trajeto da Travessia Petrópolis Teresópolis 1º dia:

Portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos sede em Petrópolis

Eu já tive a oportunidade de subir pelos dois lados tanto da sede em Petrópolis que tem 7 quilômetros de distância e da sede em Teresópolis que tem 11 quilômetros de distância até os Abrigos, ambos os trajetos são bem cansativos e longos, mas o mais puxado é o que inicia por Petrópolis que é muito mais íngreme do que o caminho feito pela a outra sede em Teresópolis.

A caminhada até o Abrigo do Açu leva em média umas 6 horas, você pode achar 7km pouca coisa, mas devido ser muito íngreme você vai fazer várias paradas para recuperar o folego, lembre-se que você ainda vai estar carregando um peso extra, a sua mochila cargueira com suas coisas, da portaria do parque até o abrigo você vai ter uma variação latitudinal de cerca de 1.100m, chegando-se a 2.245m na Pedra do Açu, acredite o corpo senti essa diferença.

Até chegar no Abrigo do Açu você vai passar por vários pontos de paradas e vai ter alguns desvios caso queira fazer no meio do caminho como à entrada para a Gruta do Presidente e a Cachoeira Véu da Noiva, ao longo da subida vai passar pela Pedra do Queijo, um bom local para descanso com vista panorâmica para o Vale do Bonfim e os picos da Alcobaça, do Alicate e outras montanhas de Petrópolis, após mais 40 minutos de subida chega-se ao Ajax, local com fonte de água e com outra área para descanso.

Cachoeira Véu da Noiva em Petrópolis
Pedra do Queijo
Vista da Pedra do Queijo com vista para o Vale do Bonfim
Placa informando a chegada no Ajax
Vista do Ajax

Após a passagem pelo Ajax inicia-se o trecho de subida mais íngreme de Petrópolis, conhecido como Isabeloca, (esse nome foi dado em homenagem a uma suposta passagem pelo local da Princesa Isabel), ao fim da Isabeloca chega-se ao Chapadão do Açu, trecho mais plano de onde já se avista a Pedra do Açu, também conhecida como Pico do Cruzeiro, ponto mais alto de Petrópolis, e os Castelos do Açu, interessante formação rochosa cheia de entradas onde é possível se abrigar da chuva e do vento.

Subida da Isabeloca Parnaso
Subida da Isabeloca
Vista do Chapadão do Açu

Finalmente após horas de caminhada você vai chegar ao final do primeiro dia da travessia, próximo aos Castelos do Açu você vai encontrar o Abrigo e próximo do Abrigo a área de camping, agora você vai arrumar sua barraca de camping ou arrumar as suas coisas no Abrigo e se preparar para ver o Pôr do Sol.

Castelos do Açu
Abrigo do Açu e Camping
Abrigo do Açu no Parnaso
Abrigo do Açu
Área de camping do Abrigo do Açu

Dos Castelos do Açu podemos presenciar o Pôr e o Nascer do Sol que são fantásticos, geralmente o roteiro que a maioria das pessoas fazem é começar a subir bem cedo para chegar antes do Pôr do Sol, e acordar bem cedo para ver o Nascer do Sol, existe uma terceira alternativa que é ir até os Portais de Hércules para ver o Sol Nascendo, lá é considerado o mirante mais bonito, para se chegar até os Portais de Hércules são mais 2km, aqui finalizamos o primeiro dia de caminhada, aproveite esse momento para descansar, se alimentar porque no dia seguinte você ainda tem muita coisa pela frente…

Pôr do Sol no Pico do Cruzeiro (Castelos do Açu)
Pôr do Sol no Pico do Cruzeiro, essa Cruz é uma homenagem aos montanhistas que morreram nessa Travessia.

Abaixo segue um pequeno vídeo de menos de 2 minutos mostrando como é o Nascer do Sol nos Castelos do Açu, com vista para a Serra dos Órgãos.

Trajeto da Travessia Petrópolis Teresópolis 2º dia:

Após o espetáculo do nascer do sol atrás da Serra dos Órgãos, inicia-se o segundo dia de caminhada. Neste trecho é indispensável a presença de guia experiente. É frequente a ocorrência de pessoas perdidas nesse trajeto do segundo dia, principalmente em dias com muita neblina. A caminhada é quase toda nos campos de altitude, esse trajeto até o Abrigo do Sino tem em média 9km, leva uma média de 8h de caminhada.

Morro do Marco Travessia Petrópolis x Teresópolis
Vista do Morro do Marco para a Serra dos Órgãos

Seguindo na direção leste chega-se ao Morro do Marco, no Morro do Marco é possível pegar uma outra rota e conhecer os Portais de Hércules, que como falei acima é considerado um dos mirantes mais bonitos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Portais de Hércules Parnaso Petrópolis
Mirante dos Portais de Hércules

Descendo o Morro do Marco, vamos passar pelo Vale da Luva, Morro da Luva, Cachoeirinha, Elevador, Morro do Dinossauro, um dos pontos mais altos do parque, de onde já é possível avistar a Pedra do Sino, o Vale das Antas e a Pedra do Garrafão.

Vista para o Garrafão e parte das Montanhas da Serra dos Órgãos
Subida do Elevador na serra dos Órgãos Parnaso
Subida do Elevador
Descida do Mergulho Serra dos Órgãos - PARNASO
Descida do Mergulho
Subida do Cavalinho na Serra dos Órgãos - PARNASO
Subida do Cavalinho

Após mais uma subida íngreme chega-se ao Dorso da Baleia, em frente à vertente da Pedra do Sino, do local é possível avistar a maior parede de escalada (bigwall) do Brasil, onde estão as vias Franco-Brasileira e Terra de Gigantes. Após uma decida técnica do trecho conhecido como Mergulho, inicia-se a subida do paredão que leva à Pedra do Sino. A subida é íngreme e a passagem conhecida como Cavalinho é o ponto mais perigoso da travessia, para ambos os trechos é necessário portar equipamentos de segurança de escalada, como cadeirinha, mosquetões, fitas e corda.

Após o Cavalinho, o montanhista segue por uma estreita trilha que contorna a Pedra do Sino até encontrar a trilha de subida para o cume, ponto culminante da Serra dos Órgãos (2.275m).

trilha da pedra do sino
Pedra do Sino
marco zero da pedra do sino
Marco Zero, ponto mais Alto da Serra dos Órgãos com 2.275 metros
Vista da Pedra do Sino

Da Pedra do Sino também é possível presenciar o Pôr e Nascer do Sol, após chegar ao Sino tente arrumar suas coisas no Camping ou no Abrigo para tentar pegar o Pôr do Sol e no dia seguinte acorde cedo e tente pegar o Nascer do Sol que são sensacionais.

Nascer do sol na Pedra do Sino Teresópolis
Nascer do sol na Pedra do Sino
Nascer do Sol na Pedra do Sino
Serra dos Órgãos vista da Pedra do Sino
Escalavrado, Dedo de Deus e outras montanhas da Serra dos Órgãos
Pedra do Sino Teresópolis

Abaixo segue um vídeo curto com menos de 2 minutos que tive oportunidade de filmar do Nascer do Sol na Pedra do Sino.

Trajeto da Travessia Petrópolis Teresópolis 3º dia:

abrigo da pedra do sino
Abrigo da Pedra do Sino

Chegamos no terceiro dia de caminhada da Travessia Petrópolis Teresópolis, após você ter curtido um lindo Nascer do Sol da Pedra do Sino, vamos arrumar as coisas e descer, do Abrigo do Sino até o estacionamento temos por volta de 11km, mas fique tranquilo a descida é mais suave que os outros dois dias que você teve de caminhada, vai andar por um terreno bem regular com belas vistas do município de Teresópolis e do Parque Estadual dos Três Picos de fundo, Abaixo as altitude de 2000m, a estrutura da vegetação começa a mudar. O campo de altitude é substituído por uma mata nebular, com grande quantidade de bromélias e orquídeas, a trilha sombreada pela mata passa pelas ruínas do antigo Abrigo 3.

Na descida passa-se por duas cachoeiras, com destaque para a Véu da Noiva de Teresópolis com cerca de 16 metros de queda e chega-se até o estacionamento.

cachoeira véu da noiva parnaso
Cachoeira Véu da Noiva em Teresópolis

Esse é o trajeto dos três dias de travessia, vai ser duro, cansativo porém muito recompensador, a Travessia Petrópolis Teresópolis é considerada a travessia mais bonita do Brasil, vai ser uma experiência única te garanto!, o vídeo que deixei no inicio do artigo mostro melhor o trajeto desses três dias de caminhada, se está planejando fazer a travessia sugiro que assista o vídeo, assim vai tirar algumas duvidas sobre o trajeto que abordamos nesse artigo.

Vídeo da Travessia Petrópolis Teresópolis completo:

Confira no vídeo abaixo como foi a Travessia Petrópolis Teresópolis de Três (3) dias, no vídeo abordo como é o trajeto, vista e o Nascer do sol tanto no abrigo do Açu e Pedra do Sino.

Como devo me preparar para Travessia Petrópolis Teresópolis?

A dica que te dou é pensar no que vai usar em cada dia, lembrando! Vão ser dois pernoites e três dias de caminhada, abaixo vou preparar uma lista abordando, roupa, comida e equipamentos.

Roupas para fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis:

Lá é uma serra e faz frio, caso pegue um tempo aberto durante a caminhada vai sentir calor então o ideal é você usar roupas que não retenham suor e sequem rápido, porém se estiver ventando e nublado vai sentir frio, por isso é importante usar roupas em camada, eu uso geralmente uma camisa térmica e levo um casaco com zíper que possa abrir e tirar caso eu sinta muito calor, segue abaixo uma pequena lista que eu fiz para mim e você pode adaptar para você:

1. – Tênis de caminhada ou Bota (impermeável se possível);
  8. – Capa de chuva ou corta vento;
  9. – Boné ou chapéu;
  10. – Touca;
  11. – Não se esqueça das roupas intimas também (rss)
  12. – Toalha (eu levo geralmente duas pequenas, assim ocupa menos espaço na mochila, uma eu vou usar para tomar banho no Abrigo do Açu e a outra para tomar banho no Abrigo do Sino) se você levar uma toalha grande ela não vai secar e no dia seguinte vai usar uma toalha molhada, fica a dica;
  13. Bastão de Caminhada (Pode parecer frescura para alguns, mas ajuda muito em alguns trajetos)

OBS: Você pode optar em pesquisar esses produtos no site da Decathlon, mas caso não queira fazer esse investimento veja o que tem no seu guarda roupa e faça umas combinações, o momento mais frio é quando saímos para ver o Nascer do Sol, as temperaturas podem chegar a zero graus, eu já passei frio nas montanhas e digo que é algo insuportável, já vi amigos meus passarem mal e entrarem em estágio de hipotermia, não brinque com o frio.

Equipamentos e utensílios para fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis:

O que vai determinar o que você vai levar ou não é como você vai passar a noite nos Abrigos, Você tem três opções ao comprar o ingresso, Beliche, Bivaque e Camping.

Escolhendo a Beliche ou Bivaque é uma ótima vantagem, Você não vai precisar levar Barraca de Camping, dentro dos Abrigos é mais quente, tem uma cozinha onde vai poder usar Fogão a Gás, as Panelas e Talheres do Abrigo evitando ter que carregar, vai precisar levar apenas a comida para preparar lá.

Já escolhendo a opção de Camping, vai ser necessário levar uma Barraca de camping, fogareiro, talheres. Ou seja! mais coisas para carregar na mochila e mais peso, segue abaixo uma pequena lista de equipamentos que você vai precisar para fazer a travessia, lembrando que você vai montar sua mochila de acordo com a opção escolhida para fazer os dois pernoites:

1. – Mochila Cargueira (aconselho que seja de no mínimo 60 litros);
  2. – Barraca de Camping (se for ficar camping);
  3. – Saco de dormir (Recomendável que seja “Zona de conforto 0º ou menos”)
  4. – Isolante Térmico (se for ficar na Beliche não precisa levar);
  5. – Repelente;
  6. – Protetor solar;
  7. – Lanterna (de cabeça preferencialmente);
  8. – Travesseiro inflável ou portátil (opcional);
  9. – Talheres (se for ficar no camping);
  10. – Fogareiro (se for ficar no camping);
  11. – Panela (se for ficar no camping);
  12. – Saco de Lixo (Você não pode deixar seu lixo nos Abrigos, tem que deixar nas portarias ondem recolhem);
  13. – Medicamentos de uso pessoal;
  14. – Celular ou Câmera fotográfica (Não tem tomada para recarregar equipamentos nos Abrigos, leve baterias extras ou um Carregador portátil);
  15. – Materiais de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, papel higiênico, lenço umedecido e etc).
O que levar para comer na Travessia Petrópolis Teresópolis?

Está ai uma duvida que eu tinha quando comecei, o que levar para comer durante esses períodos onde não tem comida para comprar? Vamos nos lembrar que serão três dias caminhando e dois pernoites, já sabendo do roteiro vamos calcular 3 refeições durante os dois primeiros dias e 2 refeições no último dia, que serão:

• Café da manhã (nos três dias de travessia);
  • Um lanche durante a trilha (nos três dias de travessia);
  • Uma ultima refeição ao chegar no abrigo ou Camping (apenas no primeiro e segundo dia).

Dessa forma vamos simplificar e vamos ter noção do que levar, lembrando que é você quem vai carregar seus alimentos, peso extra na sua mochila pode atrapalhar durante o trajeto e muita coisa na mochila pode não caber na hora de montar.

Eu geralmente levo muita coisa pronta e que possa ser armazenada na mochila e não estrague, meu Café da Manhã geralmente levo pacote de bolo Ana Maria, Pão de Forma, Bisnaguinha, Pão Árabe, Amendoim, eu gosto de levar para beber achocolato pronto como Toddynho, tem gente que leva café solúvel e leite em pó, como gosto de praticidade levo o Toddynho que é só abrir e beber, não perco tempo esquentando água (Você pode usar a imaginação e levar as coisas que você gosta de comer).

Lanche durante a trilha, geralmente levo biscoito, frutas como banana e maçã, frutas secas, isotônicos, energéticos, muita gente leva um saché de patê que vende no mercado e faz um sanduíche com pão de forma, se estiver levando um fogareiro pode fazer um macarrão instantâneo, isso vai de cada um.

Refeição ao Chegar no Abrigo, para mim a mais importante, nesse hora é que eu gosto de comer e repor as energias para o dia seguinte, então praticamente faço uma janta, geralmente levo Macarrão instantâneo (o famoso Miojão) que é pratico e rápido de fazer e levo enlatados, como feijão, salsicha, sardinha, um pacote de Sopa pronta também cai bem e etc… Você pode optar se desejar em pratos prontos “Liofilizados”, que é só aquecer e comer, porém não é fácil de encontrar em qual quer mercado geralmente essas comidas são compradas pela internet.

Não se esqueça de se hidratar na Travessia Petrópolis Teresópolis, a água é muito importante para seu corpo, você vai perder muito líquido durante a caminhada então sempre se hidrate, um ponto positivo dessa travessia é que existem alguns pontos para coletar água e vai poder repor a água do cantil, então não vai precisar levar muita água na mochila, leve um “Clor-In” para purificar a água, além disso nos Abrigos você também tem água.

Como devo me preparar fisicamente para a Travessia Petrópolis Teresópolis?

A Travessia Petrópolis Teresópolis não é indicada para pessoas sedentárias e que não tem experiência em fazer trilhas com frequência. Se você faz atividade física com frequência como, musculação, corrida ou outro tipo de atividade vai ajudar muito, mas lidar com altitude, andar por dias com peso extra nas costas, lidar com variações de tempo que ocorre com muita frequência na montanha é complicado para muitas pessoas, antes de se arriscar em algo tão pesado seria bom ganhar experiência em outras trilhas menores e quando se sentir com confiança encarar essa travessia com a certeza que vai ser prazeroso, digo isso por experiência própria, já fiz algumas montanhas sem o mínimo de condicionamento físico e me arrependi muito.

Posso fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis sem Guia?

Se você for um montanhista experiente sim você pode fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis, agora para você que está indo pela primeira vez te aconselho a não fazer, os trajetos do primeiro e terceiro dia de caminhada são bem sinalizados e dá para ir numa boa, já o segundo trajeto do segundo dia de caminhada é o que mais confunde, muitas pessoas se perdem nesse trajeto, a sinalização não é boa nesse ponto da travessia, se o tempo ficar nublado (que é muito frequente lá no alto) você não consegue enxergar a muitos metros de distância, além de ficar perdido pode passar mal ou se machucar, já pensou em torcer o pé em um lugar onde não tem sinal de celular para chamar um socorro ou pedir ajuda a alguém que está passando? Sei que contratar um Guia para fazer a travessia pode ser caro para alguns, mas aconselho ir com um Guia ou uma Agência, assim certamente sua aventura vai ter grandes chances de ser segura.

Porque o nome Serra dos Órgãos?

O Nome Serra dos Órgãos foi dado devido a semelhança das montanhas pontiagudas que lembrarem muito um Órgão de Igreja (instrumento musical parecido com piano) essa semelhança fica mais visível do mirante dos Portais de Hércules, as montanhas mais famosas que compões a Serra dos Órgãos são o Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Cabeça de Peixe, Santo Antônio, São João, Verruga do Frade, Agulha do Diabo e o Garrafão, olhando de vários pontos parecem mesmo os majestosos tubos de um órgão de igreja, na foto abaixo você vai ter uma ideia da vista e das montanhas vistas dos Portais de Hércules.

Montanhas da Serra dos Órgãos vista dos Portais de Hércules

Quanto custa Fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis?

As agencias cobram um valor a partir de R$: 500,00 para guiar na Travessia Petrópolis Teresópolis, você pode pesquisar esse valor em alguns sites famosos de trekking do Rio de Janeiro ou em Eventos nas páginas de trekking do Facebook, nesse valor está incluso transporte, ingresso e guiamento.

Indo por conta própria Você vai poder comprar seu ingresso pelo site do PARNASO para os dias que estão disponíveis, o pacote vai sair mais ou menos na faixa de R$: 100,00 para os três dias, dependendo do que vai escolher, se for ficar no camping o preço cai, se for ficar no abrigo o valor é um pouco maior, lembrando que ainda vai ter o custo do transporte até a Sede em Petrópolis, e ainda o custo para contratar um Guia por conta própria, fiz uma pesquisa a uns meses atrás com uma média de 12 Guias indicados pelo site do PARNASO os valores variaram entre R$: 380,00 chegando a R$: 1.200,00 (cada Guia oferece um serviço e roteiros diferentes, por isso a variação de preço.)

Indo com as agencias o valor é menor e você não precisa se preocupar com transporte e ingressos, porém se o tempo não estiver bom! “com uma chuva” que eles acreditam que não coloque em risco a segurança, não desmarcam! e se você não for perde o dinheiro investido, já indo com um Guia contratado por você, já não vai ter esse problema, nesse caso vai poder escolher um dia que as com dições climáticas sejam perfeitas para você.

Na minha opinião não compensa fazer a Travessia com dias de chuva, não vai ter vista e vai caminhar por um lugar frio, escorregadio onde não vai aproveitar nada.

Dicas de aventuras além da Travessia Petrópolis x Teresópolis

Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos e outras montanhas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, abaixo deixei listado caso tenha interesse em ler os artigos, basta clique nos nomes de cada montanha e vai ser direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.

Mirante do Inferno – Teresópolis

Travessia da Neblina – Teresópolis

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Pedra do Sino – Teresópolis

Pedra da Cruz – Teresópolis

Portais de Hércules – Petrópolis

Trilha Castelos do Açu – Petrópolis

Escalavrado – Guapimirim

Pico da Bandeira – Minas Gerais (3º maior montanha do Brasil)

Pico das Agulhas Negras – Itatiaia (5º maior montanha do Brasil)

Finalizando o artigo da Travessia Petrópolis Teresópolis

Bom amigos, esse longo artigo de dicas de como fazer a Travessia Petrópolis Teresópolis vai ficando por aqui, o vídeo que deixei no artigo mostro como são os três dias de caminhada. Tentei ao máximo criar um guia com dicas e mostrando o roteiro, caso queira acrescentar algo nesse artigo ou tirar alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato através das redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui