A Trilha da Pedra da Branca de Neve de Teresópolis é de nível moderada para superior com escalaminhada, trechos de laje de pedra e obstáculos naturais, com um percurso de 8km considerando a ida e volta vai exigir um bom condicionamento físico para chegar no cume que tem aproximadamente 2058 metros de altura em uma trilha sem sinalização.

Para quem acompanha as minhas aventuras aqui no Blog e no Canal no YouTube sabe que adoro conhecer as montanhas da Região Serrana do Rio de Janeiro e a muito tempo estava afim de encarar esse desafio da Branca de Neve e vou compartilhar com vocês um pouco dessa aventura nesse artigo.

O inicio da trilha fica na Fazenda Itatyba no Vale dos Frades em Teresópolis, no final do artigo eu abordo como chegar de carro ou de ônibus, confira abaixo a entrada da Fazenda Itatyba e o trajeto que vamos percorrer para iniciar a nossa aventura.

travessia vale dos deuses vale dos frades
Entrada da fazenda Itatyba
entrada branca de neve
Entrada da Fazenda Itatyba
travessia vale dos deuses vale dos frades
Local para deixar o carro
Fazenda Itatyba Teresópolis

Chegando na placa acima da Fazenda Itatyba vamos seguir a direita e subir, vamos passar na frente da residência de cor laranja para chegar no inicio da trilha, o trajeto é bem agradável e ainda vamos ter uma bela vista para os Três Picos como podemos ver nas fotos abaixo.

entrada da trilha da branca de neve teresopolisentrada da trilha da branca de neve teresopolis

Três Picos visto da fazenda Itatyba

entrada da trilha da branca de neve teresopolis

Entrada da trilha da Branca de Neve

Chegando nessa pequena porteira vamos ultrapassar e chegar na área do pasto e vamos começar a subir, como comentei no inicio do artigo a trilha não é sinalizada e acredito que nessa parte do pasto tem grande possibilidade da pessoa se perder, vou tentar mostrar trechos para te orientar melhor.

area do pasto trilha branca de neve teresopolisarea do pasto trilha branca de neve teresopolis

area do pasto trilha branca de neve teresopolis

Após passar esse pequeno córrego vai ter dois caminhos a seguir, o correto é seguir pelo caminho da direita de quem está passando pelo córrego como podemos ver na foto abaixo e continuar subindo.

Passando essa parte vamos chegar na área mais ampla do pasto e vamos encontrar com algumas vacas e na foto abaixo vamos ver os eucaliptos que vamos caminhar em direção, eu coloquei uma seta na foto abaixo para te orientar no caminho.

Seguir até os eucaliptos
area do pasto trilha branca de neve teresopolis
Chegando nos eucaliptos

area dos eucaliptos pedra da branca de neve

Eu levei em média 50 minutos para chegar nessa área dos eucaliptos, o trajeto continua subindo e vamos continuar até um próximo córrego e entrar na parte de mata, essa parte dos eucaliptos tem um trajeto bem largo.

area de mata pedra da branca de neve
Chegando no segundo córrego

Chegamos nesse segundo córrego, agora o trajeto vai mudar completamente, vamos subir por uma trilha mais íngreme, estreita e sem sinalização mas com o caminho bem batido.

Escalaminhada para se fazer

Com cerca de 1:50h de trilha vamos chegar nesse ponto de escalaminhada que está vendo na foto acima, esse ponto a subir deve ter no máximo 3 metros de altura, mas por ter rocha lisa dificulta a subida, as pessoas costumam subir pelo lado esquerdo segurando na vegetação, como fui com uma agência o Guia colocou essa corda para ajudar a subir facilitou bastante e deu mais segurança, tanto para subir como para descer na volta.

area de mata pedra da branca de neve

trilha da pedra da branca de neve
Três Picos de fundo com o Capacete ao lado

Após ultrapassar a parte da escalaminhada vamos seguir pela trilha e continuar subindo, pelas fotos acima dá para perceber o quanto estamos altos e já começa aparecer os primeiros mirantes com os Três Picos de fundo, para chegar nesse ponto levei em média 2:40h de trilha dês da porteira, desse ponto em diante vamos caminhar até o lajeado e deve levar mais uns 20 minutos para chegar no lajeado, confira abaixo as fotos do lajeado que é o trecho íngreme que sobe pela rocha lisa.

lajeado da branca de neve
Lajeado da Branca de Neve
Totem de pedra mostrando a direção
Subida do lajeado
lajeado da branca de neve
Fitas nos galhos mostrando o caminho
Totem de pedra mostrando a direção
Totem mostrando a direção

Essa parte do lajeado como vocês observaram é íngreme, tem horas que vai conseguir subir andando em pé, tem hora que vai precisar subir de 4 apoios e hora sentado, mas não é difícil! Essa parte do lajeado da Branca de Neve tem vários Totens de Pedra e algumas fitas na vegetação mostrando a direção como coloquei nas fotos acima.

A subida pelo Lajeado leva em torno de 1h e aproveite as paradas para descansar para tirar fotos com os as montanhas do Parque Estadual dos Três Picos de fundo para guardar de recordação o local rende boas fotos.

pico da pedra da branca de neve
Foto com o Três Picos e o Capacete de fundo

Após encarar o lajeado chegamos ao cume da Pedra da Branca de Neve do Parque Estadual dos Três Picos localizado no Vale dos Frades em Teresópolis, levei em média 4h para chegar subindo em um ritmo calmo e com o grupo que eu fui.

Assim que você chega no cume vai encarar uma mata com uma vegetação alta que estava me cobrindo, vai pegar o primeiro caminho pela direita até chegar em uma parte do cume onde a vegetação está baixa e contemplar a vista como podemos ver nas fotos abaixo.

Parte do cume com vegetação alta
pedra da branca de neve
Vista do cume da Pedra da Branca de Neve e os Três Picos de fundo com o Capacete
Vista do cume da Pedra da Branca de Neve
cume do pico da branca de neve
Cume do pico da branca de neve

Galeria de Imagens da Branca de Neve com Drone:

Vídeo da Trilha da Banca de Neve:

Eu amo passar o dia na região serrana do Rio de Janeiro e conhecer novos lugares, nosso estado do Rio de Janeiro é muito bonito e tenho o prazer de sempre trazer novidades aqui para vocês no Blog, abaixo vou deixar o vídeo que fiz e postei no meu canal no YouTube da Trilha da Branca de Neve do Parque Estadual dos Três Picos, onde vai ter uma visão melhor do parque e complementar esse artigo.

Informações sobre a Trilha do Pico da Branca de Neve:

A Trilha da Pedra da Branca de Neve tem duração entre 4 a 5 horas para chegar ao cume, o seu percurso tem em média 8km considerando ida e volta não aconselhável para iniciantes, Eu levei 4h para chegar ao cume e levei 2:30h para descer e chegar no estacionamento;

Partindo da Fazenda Itatyba vamos ter um desnível de quase 900 metros até o cume, por ser um trajeto íngreme acaba tornando uma subida cansativa;

A Trilha para o Pico da Branca de Neve pertence ao Parque Estadual dos Três Picos que tem 65.113,04 hectares e abrange os seguintes municípios Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim é o maior parque do estado do Rio de Janeiro;

Em toda área da trilha não pega sinal de celular e nem internet;

No local não tem área de camping, não tem banheiro, e o acesso para a trilha fica dentro da Fazenda Itatyba;

A trilha não é sinalizada e para quem não tem o hábito de fazer trilhas longas na Região Serrana na minha opinião não é aconselhado a fazer, existe risco de se perder e de acidente vá com um Guia ou Agência para te conduzir;

O Local tem estacionamento, você pode deixar o carro na entrada da Fazenda Itatyba;

Não sente na parte do Pasto e evite ficar muito tempo parado no pasto também pode ocorrer de alguns carrapatos tentar subir em você, nesse dia que fui não tive esse problema, mas o guia que nos conduziu alertou desse problema que pode ocorrer.

Porque o nome da trilha é Branca de Neve?

Segundo o guia que me conduziu existem várias histórias, mas a que achei mais coerente é que a montanha vista do alto lembra um caixão muito parecido com a da história do filme ou do desenho, abaixo vou deixar a imagem do satélite para que vocês possam ver.

Branca de Neve vista do alto

Indicação de Agência para fazer a Branca de Neve:

Eu acabei indo com uma agência nessa aventura na Branca de Neve a Rotas Adventures, estou indicando a agência caso não tenha companhia para ir, gosto muito do serviço deles, podem ir que são de confiança, abaixo as redes sociais e WhatsApp deles para fazer cotação:

Facebook: Rotas Adventures

Instagram: @rotasadventures

WhatsApp deles: (21) 99777-2040

No dia que fui o pacote deles estava saindo no valor de R$: 220,00 com Van de transporte saindo de vários locais do Rio de Janeiro, Eu acabei saindo de Niterói.

OBS: As pessoas sempre vão nos comentários dos meus vídeos no YouTube ou nas fotos do meu Instagram relevar que tem vontade de fazer essas atividades ao ar livre mas não tem companhia, ir com Guias e Agências é uma boa oportunidade e o investimento nem é tão alto.

O que levar para fazer a Branca de Neve?

No Vale dos Frades onde se inicia a trilha para a Branca de Neve não tem comércio próximo, então leve lanche, água, seus remédios de uso particular, um bastão de caminhada, vá com um calçado bom para caminhada e que tenha boa aderência ao terreno.

Como chegar a Trilha da Branca de Neve em Teresópolis?

A melhor forma é indo de carro sem dúvidas, indo de transporte público até é possivel porém vai perder muito tempo e o desgaste vai ser grande, mas segue abaixo as dicas.

Indo de Carro: Você deve se dirigir para a estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130) entrar no Km 20 e se dirigir até a Fazenda Itatyba, vai encarar uma estrada de terra, use a Cachoeira dos Frades como referência e ao chegar em uma construção antiga com um letreiro escrito Delegacia seguir a esquerda e seguir pela estrada até a Fazenda Itatyba (colocando no GPS vai chegar de boa) abaixo eu deixei uma foto da delegacia e uma seta mostrando o caminho.

delegacia do vale dos frades
Virar a esquerda ao chegar nessa construção com Letreiro Delegacia

Indo de Ônibus: Saindo de Nova Friburgo ou de Teresópolis pegar um Ônibus que passe na estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130) e desça próximo do Km 20. Siga em direção a Cachoeira dos Frades caminhando até a Fazenda Itatyba, o trajeto tem cerca de 10km de distancia e exposto ao sol, seguir as orientações que escrevi acima indo de carro onde vai passar pela Cachoeira dos Frades e a Delegacia.

Dicas de trilhas para Fazer no Parque Estadual dos Três Picos:

Eu já fiz  6 trilhas no Parque Estadual dos Três Picos até o momento, A Travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades, Pico da Caledônia, Pedra do ElefanteDois Bicos, Torres de Bonsucesso e Pico da Branca de Neve. Basta clicar em cada nome para ser redirecionado para os artigos.

Finalizando o Artigo do Pico da Branca de Neve:

Bom Amigos, esse artigo sobre a trilha do Pico da Branca de Neve de Teresópolis vai ficando por aqui, espero que o artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou envie uma mensagem pelas minhas redes sociais, abraços e até o próximo artigo!

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui