Para quem acompanha os artigos aqui no Blog do Quebrando a Rotina sabe que eu gosto de encarar alguns desafios no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e a muito tempo estava querendo fazer essa trilha em Guapimirim e conhecer a Cachoeira do Garrafão e o Poço da Concórdia, finalmente esse dia chegou e foi muito satisfatório, nesse artigo vou abordar um pouco do trajeto, passar algumas informações e compartilhar algumas fotos com vocês.
Essa trilha é conhecida como Travessia Teresópolis x Guapimirim, é uma caminhada de nível Leve Superior em meio a Mata Atlântica, durante o percurso vamos caminhar de frente para algumas montanhas da Serra dos Órgãos contemplando sua beleza de ângulos diferente, a trilha se inicia atrás do Restaurante Paraíso da Serra, que fica as margens da rodovia Rio – Teresópolis.




O trajeto após iniciar a trilha vai variar bastante entre as ruas internas do bairro e a trilha no meio da mata, sempre em um terreno descendo, no que ajuda bastante já que temos uma média de 9km de travessia, o trajeto não é sinalizado, não tem marcação em toda a travessia muito difícil de se orientar caso não conheça o lugar, confira um pouco nas fotos abaixo como é o trajeto até a Cachoeira do Garrafão onde vai ser o nosso primeiro ponto de parada.






Agora que chegamos nessa placa vamos fazer uma outra trilha de mais ou menos 15 minutos até a Cachoeira do Garrafão, para quem não vai fazer a Travessia, você pode através das ruas internas chegar ao inicio dela de carro ou moto, confira abaixo as fotos da Cachoeira do Garrafão.




A Cachoeira do Garrafão tem uma média de 20 metros de altura, na base dela não tem poços fundos para se banhar, ela proporciona uma boa ducha e pequenos poços para ficar sentado, pode ser que mais para baixo tenha alguns poços mais fundo para se banhar.
Voltando para a estrada vamos iniciar o percurso até o Poço da Concórdia, esse trajeto vai levar uma média de 2h para chegar, o percurso vai variar entre a estrada e terrenos irregulares de terra e pedras, passando até por alguns córregos em mata praticamente fechada, como podemos ver nas fotos abaixo.




Ao chegar nessa placa vamos andar por mais alguns metros e iniciar a descida para o Poço da Concórdia que é um pouco íngreme mas tem como descer pelos degraus naturais e raízes sem grandes problemas.

Ao chegar no Poço da Concórdia vai se surpreender com a coloração da água que no dia que eu fui estava verde, além disso o poço é fundo e largo proporcionando uma boa área para se banhar.





Para você ter uma ideia melhor da travessia, do percurso da Cachoeira do Garrafão e do Poço da Concórdia sugiro que assista o vídeo abaixo de nossa aventura.
Após sair do Poço da Concórdia, vamos caminhar por mais 1:30h até o ponto de ônibus e por um fim nessa travessia que começamos as Margens da Rio – Teresópolis, com uma média de 5h de duração.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Essa Travessia não é sinalizada, então não indico que faça sem ter alguém que conheça o trajeto, ela se inicia as margens da BR-116 (Rio-Teresópolis) atrás do Restaurante Paraíso da Serra em Guapimirim, CLIQUE AQUI para ver o lugar no Google Street View e a travessia finaliza na Estrada do Limoeiro em Guapimirim (próximo ao condomínio Alpha II), vai andar até a pista principal e de lá é possivel pegar ônibus para o centro de Magé ou para o Centro do Rio de Janeiro (é possivel chegar na Cachoeira da Concórdia sem ter que fazer essa travessia, CLIQUE AQUI e veja o outro artigo com informações de como chegar na Cachoeira da Concórdia).
Eu fiz essa Aventura com a Agência Bravus Adventure, CLIQUE AQUI e visite o perfil deles no Facebook caso queira fazer essa travessia. (OBS: esse artigo não é patrocinado eu contratei o serviço deles pesquisando na aba Eventos no Facebook, estou indicando porque gostei do serviço deles.)
DICAS DE ARTIGOS:
Eu já fiz algumas montanhas da Serra dos Órgãos como Escalavrado, Portais de Hércules, Castelos do Açu, fiz a Travessia clássica de 3 dias a Petrópolis x Teresópolis, até encarei a 3º maior montanha do Brasil o Pico da Bandeira em Minas Gerais, clique nos nomes de cada montanha e seja direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.
Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas sobre essa Travessia Teresópolis x Guapimirim, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor como é a trilha e as cachoeiras, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.
Top! Mt bom o artigo Vinicius! =)
Oii Lorena como vai? fico feliz que tenha gostado do artigo, lugar muito bonito né? aproveite e coloque na sua lista de lugares para conhecer, abraços e boas aventuras. 🙂