Os Portais de Hércules é considerado o Mirante mais bonito da Serra dos Órgãos, De lá, é possível ver toda a beleza e grandeza da Serra dos Órgãos de um ângulo completamente diferente, a cadeia de montanhas pontiagudas mais famosa do montanhismo nacional é considerada umas das mais bonitas do Brasil, “E não acho que é exagero, estando lá você parece que está em um lugar do estilo filmes medievais que deixa todo o local mais encantador”.
Como é caminhada até os Portais de Hércules?
A caminhada até os Portais de Hércules é considerada pesada devido à grande variação de altura, parte-se da portaria do parque (cerca de 1.100m de altitude), chegando-se a 2.245m na Pedra do Açu, a caminhada tem cerca de 10 Km de extensão e demora cerca de 8 horas (dependendo claro do seu ritmo e condicionamento físico).
Como é o Trajeto para os Portais de Hércules?
O trajeto é o mesmo que se faz para chegar no Abrigo do Açu e que os montanhistas pegam para fazer a tão famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, pegando um desvio no Morro do Marco, abaixo vamos abordar de forma rápida os trechos sinalizados, tempo médio de um ponto para o outro e algumas fotos para ilustrar.

Após uns 50 minutos na trilha chega-se à entrada para a Gruta do Presidente e a Cachoeira Véu da Noiva como podemos ver na placa abaixo, esse ponto de caminhada já começa a ficar cansativo e o terreno íngreme.

Voltando para a trilha e após mais uns 50 minutos de caminhada chega-se à Pedra do Queijo, um bom local para descanso com vista panorâmica para o Vale do Bonfim e os picos da Alcobaça, do Alicate e outras montanhas de Petrópolis, (em dias nublados pode ocorrer de não ter visibilidade para esse vale) confira nas fotos abaixo uma pouco da vista.

Seguindo a trilha novamente vamos nos dirigir para o Ajax e iremos levar uma média de 40 minutos de subida, o local tem uma fonte de água natural caso precise encher o seu cantil, aproveite esse ponto de parada para repor as energias porque ainda temos muito pela frente, confira abaixo as fotos do Ajax.


Após a passagem pelo Ajax inicia-se o trecho de subida mais íngreme de Petrópolis conhecido como Isabeloca, em homenagem a uma suposta passagem pelo local da Princesa Isabel.

Ao fim da Isabeloca chega-se ao Chapadão do Açu, trecho mais plano de onde já se avista a Pedra do Açu, também conhecida como Pico do Cruzeiro, ponto mais alto de Petrópolis, e os Castelos do Açu, interessante formação rochosa cheia de entradas onde é possível se abrigar da chuva e do vento caso necessite.







Até o Abrigo do Açu caminhamos em média uns 8 km, levamos em média umas 6 horas, para chegar aos os Portais de Hércules agora restam mais uns 2 km de subidas e descidas bem íngremes, nosso próximo ponto de parada vai ser o Morro do Marco onde tem uma placa informando, desse ponto já conseguimos avistar parte do mirante dos Portais de Hércules, confira nas fotos abaixo.
Agora que passamos pelo Morro do Marco chegamos aos Portais de Hércules, confira nas fotos abaixo a vista que você vai ter das principais cadeias de montanhas do Parque Nacional Serra dos Órgãos.
Essa foto da barraca é da Fernanda Marques, para ver mais fotos dela nos Portais de Hércules CLIQUE AQUI e visite o Perfil dela no Instagram.
Vamos ser sinceros o lugar é lindo né? Ainda temos mais fotos para mostrar para vocês, nosso objetivo foi pegar o nascer do sol nos Portais de Hércules e conseguimos registrar belas fotos como vocês podem ver nas fotos abaixo ou se desejar no vídeo que deixei no final do artigo.
O lugar é simplesmente um capricho de Deus! de frente com a grandiosa Serra dos Órgãos você vai avistar paredões rochosos de aproximadamente 500 metros de altura, seguida pela Agulha do Diabo, São João, Santo Antônio, Cabeça de Peixe, Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Escalavrado, Abaixo, quase 300 metros de vale, um abismo gigantesco de onde surge a Coroa do Frade, umas das montanhas mais bonitas do Parque, com 1.500 metros de altitude, confira na foto abaixo o posicionamento de cada montanha e se desejar clique na imagem para ampliar.
Dicas e Relatos dos Portais de Hércules:
O caminho até os Portais de Hércules não é tão simples, embora boa parte o trajeto esteja sinalizado em alguns pontos as marcações são pintadas no chão dificultando a visualização dessas marcações, não é indicado para pessoas sem preparo físico ou iniciantes em trilhas, você vai passar por subidas e descidas muito íngremes, vai lidar com uma variação de temperatura muito grande no decorrer do trajeto, vai fazer muitas paradas para descansar e repor as energias, o trajeto em alguns momentos fica sem visibilidade devido as nuvens, sugiro que contrate um guia que te leve com segurança pelo caminho, eu fui com o guia Samuel Santos (@samuca.adventure), CLIQUE AQUI e visite o perfil dele no Instagram para mais informações.
Para mais informações sobre o Parque Nacional Serra dos Órgãos visite o site do Parque www.parnaso.tur.br
Vídeo de Nossa Aventura aos Portais de Hércules:
Confira no vídeo abaixo como foi nossa aventura aos Portais de Hércules, o vídeo vai ajudar a complementar esse artigo e vai ter uma ideia melhor de como é o trajeto.
Como Chegar aos Portais de Hércules:
A portaria da Sede Petrópolis fica na Estrada do Bonfim, no Bairro de Corrêas, Petrópolis. O acesso terrestre principal é feito pela BR 040, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o Rio Quitandinha. Deve-se tomar o acesso do Distrito de Corrêas.
Para quem vem de Teresópolis o acesso é através da Rodovia BR-393 (Teresópolis-Itaipava). Chegando-se a Itaipava toma-se a direção do Centro de Petrópolis até o Distrito de Corrêas.
A partir de Corrêas deve-se seguir as indicações da localidade do Bonfim. O acesso é feito por estrada de terra e trechos ruins de asfalto e paralelepípedo. A portaria do parque é a última construção na área mais alta do local.
De ônibus a melhor opção a partir do Centro de Petrópolis é tomar um ônibus para o Terminal de Corrêas. De lá existem duas linhas que atendem ao Bonfim – a linha 611 (Bonfim) que tem ponto final a cerca de 1 Km da portaria e a linha 616 (Pinheiral) que chega mais perto, até a Escola Rural do Bonfim.
Dicas de aventuras além dos Portais de Hércules
Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos e outras montanhas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, abaixo deixei listado caso tenha interesse em ler os artigos, basta clique nos nomes de cada montanha e vai ser direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.
Mirante do Inferno – Teresópolis
Travessia da Neblina – Teresópolis
Travessia Petrópolis x Teresópolis
Portais de Hércules – Petrópolis
Trilha Castelos do Açu – Petrópolis
Pico da Bandeira – Minas Gerais (3º maior montanha do Brasil)
Pico das Agulhas Negras – Itatiaia (5º maior montanha do Brasil)
Finalizando o artigo sobre os Portais de Hércules
Bom amigos esse longo artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor da trilha e do Nascer do Sol, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.
Incrível maravilhosa trilha já quero!!!
Olá María Lúcia como vai? Os Portais de Hércules é uma trilha sensacional, recomendo a todos amantes de montanhas se aventurar nela… Abraços e boa Trilha 🙂
Excelente. Já fiz a Travessia Petrópolis x Teresópolis 04 (quatro) vezes. Sempre na correria. Tem muitos lugares que eu ainda não conheço. Os “Portais de Hércules” é uma deles. Obrigado por compartilhar esta informação.
Olá Jeferson como vai? quando tiver oportunidade faça os Portais de Hércules é uma vista e aventura bem diferentes das outras montanhas do Parque, abraços e sucesso nessa aventura aos Portais de Hércules… 🙂
Eu vi a barraca lá em cima, pode acampar lá ?
Oii Jheniffer como vai? pelas regras da administração não pode… essa barraca levamos apenas para tirar fotos, passamos parte da noite no abrigo e levamos a barraca pela manhã apenas para tirar fotos.
Boa noite,e
Como se faz para trilhar com voces?
Oiii Carlos como vai? na maioria das minhas aventuras eu faço com Guias e Agências que contrato, eu não tenho um grupo especifico de trilhas! contrato o serviço deles e faço! se quiser que eu indique os Guias que faço as minhas aventuras me chama lá no Instagramn no direct que te passo @quebrandoarotinaoficial
Boa tarde ! Qual o horário vcs demoraram do açu para os portais de hercules?
Oiii Rafael como vai? do Açu até os Portais de Hércules leva em média 2:30h a 3h, isso dependendo do seu ritmo….
Ola Vinícius.
Em qual época do ano fizeste a trilha do portais de Hércules? Somos do sul e aqui é chuva o tempo todo. Queremos evitar chuvas caso formos fazer essas trilhas da serra dos órgãos. Desde ja obrigado
Olá Christian como vai? Vai adorar conhecer a Serra dos Órgãos e os Portais de Hércules…. Respondendo a sua pergunta: Normalmente de Maio a Setembro é aberta a temporada de montanhismo no RJ e no Brasil né?, devido o tempo ser mais estável sem as tempestades por causa do calor que ocorrem no Rio de Janeiro, mas é possível ir qualquer época do ano. (no perdido de inverno a chance de pegar tapetão de nuvens é maior…).
Fins de semana e feriados os agendamentos são quase que impossíveis.. indo durante a semana consegue agendar para fazer pernoite, caso vá fazer bate e volta não precisa agendar.
Qualquer dúvida estou a disposição e desejo uma ótima aventura….