Trilha da Pedra da Cruz – Teresópolis – Parque Nacional da Serra dos Órgãos

4
3.863 visitas
Pedra da Cruz Parque Nacional Serra dos Órgãos
Mirante da Pedra da Cruz com a Agulha do Diabo de Fundo

A Pedra da Cruz é um mirante natural com aproximadamente 2.000 metros de altura, o caminho para se chegar no mirante é quase o mesmo da Pedra do Sino, onde iremos começar a trilha pela sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) em Teresópolis.

Início da Trilha para a Pedra da Cruz

Nesse trajeto iremos passar a Cachoeira Véu da Noiva, as antigas Ruínas do Abrigo 3, andar por algumas horas e pegar um desvio até o mirante, essa trilha não é sinalizada, não tem nenhuma marcação, (TEM UM GRANDE RISCO DE SE PERDER CASO PEGUE A ROTA ERRADA)sendo importante um guia para te conduzir pelo caminho correto.

Inicio da Trilha Pedra da Cruz PARNASO
Inicio da Trilha
Cachoeira Véu da Noiva Teresópolis
Cachoeira Véu da Noiva Teresópolis
Ruínas do Abrigo 3 PARNASO
Ruínas do Abrigo 3 PARNASO

Esse percurso deve levar entre 4 a 6 horas para chegar ao cume, é considerada uma trilha semipesada com uma pequena escalaminhada até o cume, simples de superar, confira nas fotos abaixo um pouco do trajeto até o cume da Pedra da Cruz.

Trilha para a Pedra da Cruz
Trilha para a Pedra da Cruz
Escalaminhada Pedra da Cruz Serra dos Órgãos
Escalaminhada da Pedra da Cruz Serra dos Órgãos
Escalaminhada Pedra da Cruz Serra dos Órgãos
Escalaminhada Pedra da Cruz Serra dos Órgãos
Subida da Pedra da Cruz Serra dos Órgãos
Subida da Pedra da Cruz Serra dos Órgãos

Cume da Pedra da Cruz

Ao chegar no cume da Pedra da Cruz vamos ter uma visão em 360 de boa parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, de um lado o mirante voltado para a Agulha do Diabo, e do outro lado vamos ter a Cidade de Teresópolis com as montanhas de Nova Friburgo de Fundo, onde vamos poder ver os Tês Picos e o Pico da Caledônia.

Pedra da Cruz Parque Nacional Serra dos Órgãos
Mirante da Pedra da Cruz com a Agulha do Diabo de Fundo
Pedra da Cruz Parnaso
Cruz na Pedra que deu o nome do Mirante
Vista da Pedra da Cruz Parnaso
Vista da Pedra da Cruz Parnaso
Vista voltada para a Cidade de Teresópolis
Vista voltada para a Cidade de Teresópolis
Livro do Cume Pedra da Cruz Parnaso
Livro do Cume Pedra da Cruz

Vídeo de nossa aventura:

Eu já estive duas vezes na Pedra da Cruz, esse artigo eu escrevi em 2019 após fazer a Travessia Petrópolis x Teresópolis e fiz o trajeto até a Pedra da Cruz descendo pela Pedra do Sino.

Em 2021 eu fiz a Travessia da Neblina e passei pela Pedra da Cruz subindo a trilha da Pedra do Sino e pegando um desvio pelo Paredão Paraguaio, confira no vídeo abaixo o trajeto diferente que fiz.

Como Chegar na Sede do Parnaso?

Ônibus: Saem ônibus com muita frequência da Rodoviária Novo Rio, para Teresópolis (pedir para descer na Sede do Parque, um pouco depois da entrada da cidade – não confundir com a sub-sede, bem abaixo, antes mesmo de subir a serra).

Carro: A partir do Rio de Janeiro, o acesso é pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) até Teresópolis, após entrar na cidade seguir até sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na própria BR-116.

Se você entrar na BR-116 pela AV Brasil, zere seu hodômetro assim que entrar na BR-116, e depois de 74km você estará de frente para a entrada do Parque PARNASO em Teresópolis, o local possui estacionamento pago.

Dicas de aventuras além da Pedra da Cruz

Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos e outras montanhas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, abaixo deixei listado caso tenha interesse em ler os artigos, basta clique nos nomes de cada montanha e vai ser direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.

Mirante do Inferno – Teresópolis

Travessia da Neblina – Teresópolis

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Pedra do Sino – Teresópolis

Pedra da Cruz – Teresópolis

Portais de Hércules – Petrópolis

Trilha Castelos do Açu – Petrópolis

Escalavrado – Guapimirim

Pico da Bandeira – Minas Gerais (3º maior montanha do Brasil)

Pico das Agulhas Negras – Itatiaia (5º maior montanha do Brasil)

Finalizando o Artigo da Pedra da Cruz

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas sobre a Pedra da Cruz, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor como é a trilha e o mirante principal, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Marcos como vai? Fico feliz que tenha gostado do artigo. Respondendo a sua pergunta ao entrar no desvio que sai da trilha da Pedra do Sino se leva uns 50 minutos de caminhada até o cume da Pedra da Cruz, após entrar na trilha sempre pegando as rotas a direita… no dia que fui a trilha estava com muito mato, te aconselho ir com alguém que já tenha ido para não correr o risco de se perder, abraços e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para receber nossas dicas totalmente grátis no seu e-mail.

  1. Que show esse seu Blog. Sempre venho aqui pra pesquisa suas trilhas e fico maravilhada com tamanho espetáculo. Deus é maravilhoso e a natureza que ele fez é perfeita. Que privilégio podermos desfrutar de tamanha perfeição. Gosto muito de ver suas fotos, elas nos impulsionam a querer conhecer cada pedacinho dos lugar que vc já passou!!! Parabéns!!!

    • Oiii Rosilea, tudo bem? fico feliz que curta os artigos e fotos aqui do Blog, nossa Brasil é lindo e o estado do RJ tem uma beleza impar, adoro compartilhar com vocês essas aventuras… Grato pela visita e os Parabéns!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui