O estado do Rio de Janeiro é repleto de atrações para todos os Gostos, nessa minha jornada de conhecer todos os pontos turísticos desse estado fantástico já me surpreendi com muitos lugares bonitos que eu desconhecia, uns de fácil acesso onde podemos chegar apenas com uma condução e outros que são necessários a contratação de guias para te levar para montanhas com vistas incríveis.

Cada lugar abaixo tem o seu próprio artigo aqui no Blog do Quebrando a Rotina, vou abordar de forma rápida cada lugar e deixar o link para o artigo completo caso queira ter mais informações como endereço, valores, como chegar, ver mais fotos e vídeo completo de cada lugar listado abaixo.

1) Lumiar em Nova Friburgo

Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo

Com temperaturas amenas e colonização Suíça, Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo, situada a 28 km da cidade e a 150 km do Rio de Janeiro, capital. Considerada um dos pontos turísticos do estado, localiza-se na região serrana do estado do Rio, e é próxima ao também distrito São Pedro da Serra, o 7° de Nova Friburgo.

Lumiar é cercado pela natureza, serra, belas cachoeira, ótimas pousadas… é um programa para que busca tranquilidade. (CLIQUE AQUI para Ler o artigo completo)

2) Sana 6º Distrito de Macaé

Sana 6º Distrito de Macaé

O Distrito de Sana de Macaé fica localizado entre os municípios de Casimiro de AbreuNova Friburgo e Trajano de Moraes. Permanece com temperaturas agradáveis durante o ano todo (entre 18° e 24°). Com legislação e conselho próprios, o 6° Distrito de Macaé é um local em franco desenvolvimento para melhor receber turistas e visitantes.

O Sana conta com várias cachoeiras espalhadas pelo distrito, pousadas aconchegantes e um clima de cidade de interior fantástico, um dos atrativos mais famosos do Sana é a trilha que leva ao Peito do Pombo, uma trilha bem puxada com uma vista sensacional. (CLIQUE AQUI para ler o artigo completo)

3) Parque Lage no Rio de Janeiro

Parque Lage no Rio de Janeiro

Parque Lage é originário de um antigo engenho de açúcar, o Parque Lage faz parte da memória histórica da cidade do Rio de Janeiro. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, o belíssimo jardim de estilo romântico europeu divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica. Destacam-se também as palmeiras imperiais, os lagos e ilhas artificiais, além das cavernas espalhadas pelo parque junto com os aquários fixados nas paredes com diversos peixes, e ainda conta com uma bela vista para o Morro do Corcovado com o Cristo Redentor de fundo. (CLIQUE AQUI para ler o artigo completo)

04) Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

No alto do morro do Corcovado está o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 à 1931, o ano de inauguração do monumento.

O Cristo Redentor Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O monumento é acessível via trem, van, trilha (que inicia no Parque Lage) ou carro. (CLIQUE AQUI para ler o artigo completo)

05) Parque da Cidade de Niterói

Parque da Cidade de Niterói

Parque da Cidade de Niterói foi inaugurado em 1976, é uma área de proteção ambiental localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, para ser mais preciso no Morro da Viração, cuja altura é de aproximadamente 270 metros.

A rampa principal voltada para a Baía de Guanabara, te dá uma vista para os principais cartões postais do Rio de Janeiro como, Pão de AçúcarCristo RedentorPedra da GáveaPico da TijucaMorro Dois IrmãosPedra Bonita entre outros, umas das atrações principais é ver o Pôr do Sol que é considerado um dos mais bonitos do estado do Rio de Janeiro. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

06) Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro

Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro

Morro Dois Irmãos fica na favela do Vidigal no Rio de Janeiro, tem 533  metros de altura, a trilha tem por volta de 1,5km e você consegue fazer ela por volta de 40 minutos, a trilha é considerada leve embora seja bem íngreme.

Morro Dois Irmãos é visível de vários pontos da cidade do Rio de Janeiro e nos Municípios vizinhos, a sua formação rochosa chama muito atenção, por serem dois morros próximos recebeu o nome de Dois Irmãos, e a trilha se faz no Irmão Maior. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

07) Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

Pedra da Gávea tem 844 metros de altura, a trilha tem uma extensão de 2.600 km, leva por volta de 3 horas para chegar ao cume, é considerada uma trilha pesada e  muito íngreme, tem vários trechos perigosos onde vai ser necessário fazer escalaminhadas nas pedras e não é indicada para iniciantes. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

08) Pedra do Macaco em Maricá

Pedra do Macaco em Maricá

A Trilha da Pedra do Macaco tem por volta de 235 metros de extensão, o ponto mais alto tem por volta de 246 metros de altura, a trilha fica no bairro de São José do Imbassaí, na rodovia Amaral Peixoto km 21, da cidade de Maricá no Rio de Janeiro. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

09) Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói conhecido por MAC – Niterói, fica localizado no Bairro de Boa Viagem na cidade de Niterói,  a obra foi inaugurada no dia 2 de Setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

O programa é perfeito para quem gosta de curtir uma vista de cinema, caminhar pelo calçadão de Boa Viagem até o MAC é uma ótima escolha, nos fins de semana o calçadão fica lotado de gente correndo e fazendo caminhada até o MAC. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

10) Cachoeira Véu da Noiva em Magé

Cachoeira Véu da Noiva em Magé

A Cachoeira Véu da Noiva, também conhecida como Cachoeira Grande, é uma das cachoeiras mais famosas do município de Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, muitos pensam que a cachoeira fica em Piabetá, bairro pertencente ao distrito Vila Inhomirim, mas na verdade ela fica no bairro da Cachoeira Grande no distrito do Rio do Ouro, na cidade de Magé. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

11) Bico do Papagaio no Rio de Janeiro

Bico do Papagaio no Rio de Janeiro

A Trilha do Bico do Papagaio tem 3km de extensão, está localizada no Parque Nacional da Tijuca, é a segunda maior montanha do parque com 989 metros de altura, perdendo apenas para o Pico da Tijuca que tem aproximadamente 1.021 metros de altura, a trilha conta com várias placas e marcações indicando o trajeto, embora o ponto mais alto da trilha tenha 989 metros de altura não é uma trilha pesada de se fazer (partindo do estacionamento da entrada da trilha), no decorrer do caminho vai encontrar uma trilha bem sinalizada e muito agradável de fazer. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

12) Pedra Bonita no Rio de Janeiro

Pedra Bonita no Rio de Janeiro

A Trilha da Pedra Bonita tem por volta de 1km de distância partindo do estacionamento, o Ponto mais alto do cume tem 696 metros de altura e está localizada no setor C do Parque Nacional da Tijuca. A trilha é uma das mais leves de se fazer no Rio de Janeiro, você vai encarar uma trilha íngreme, em alguns pontos exposta ao sol, porém curta de se fazer, do estacionamento até o cume leva em média 40 minutos, a trilha é indicada para iniciantes, é muito comum ver crianças e pessoas de idade fazendo essa trilha. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

13) Pedra do Sino em Guapimirim

Pedra do Sino em Guapimirim

A Pedra do Sino é o ponto culminante da Serra dos Órgãos com 2.275m e lá do alto a vista alcança toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba, no lado continental. O acesso feito por trilha é um clássico do montanhismo. São cerca de 11 km (cinco a seis horas) de caminhada desde a sede do Parque, em Teresópolis, a 1.100 metros de altitude, até o ponto culminante da serra. O primeiro trecho é mais leve, por dentro da mata, com calçamento da época do Império. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

14) Mirante do Caeté no Rio de Janeiro

Mirante do Caeté no Rio de Janeiro

Mirante do Caeté fica localizado no Parque Natural Municipal da Prainha, entre as praias da Macumba e de Grumari no Recreio dos Bandeirantes, para chegar até o mirante é necessário fazer uma trilha leve de no máximo 30 minutos, em um ambiente seguro, agradável e muito bonito. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

15) Escalavrado em Guapimirim

Escalavrado em Guapimirim

Escalavrado é uma das formações rochosas mais bonitas da Serra dos Órgãos e possui 1.406 metros de altura, o início da trilha fica as margens da BR-116 (Rio-Teresópolis) em Guapimirim.

O Escalavrado é considerado uma trilha muito puxada e não é indicada para iniciantes, você vai encarar uma trilha estreita, íngreme e com muitos pontos de escalaminhadas, a trilha é quase toda nesse ritmo, hora você sobe pelas fendas das rochas, outra segurando em troncos, raízes e em alguns momentos é necessário o auxílio de corda para ter uma segurança melhor devido ao terreno íngreme. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

16) Praia de São Francisco em Niterói

Praia de São Francisco em Niterói (Pôr do Sol)

Praia de São Francisco possui 750m de extensão, amendoeiras e gramíneas que ocupam parte da praia que fica localizada em um bairro residencial de alto padrão, com uma agitada vida noturna em seus badalados bares e restaurantes espalhados por toda orla, destaca-se por ser o mais procurado point jovem da cidade. Mas apesar de toda badalação a praia não é muito utilizada por seus moradores, por nem sempre estar apropriada para banho. Nela são praticados alguns esportes como o futebol, vôlei, corrida, caminhada e os esportes náuticos e a vela. Ao redor da praia existe um belo calçadão cercado de coqueiros que propicia uma linda paisagem, ótimas caminhadas e um belo Pôr do Sol. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

17) Pico da Tijuca no Rio de Janeiro

Pico da Tijuca no Rio de Janeiro

A Trilha do Pico da Tijuca tem aproximadamente 4km de extensão e está localizada no Parque Nacional da Tijuca, é a maior montanha do Parque e a segunda maior montanha da Cidade do Rio de Janeiro com 1021 metros de altura proporciona uma bela vista para o Rio de Janeiro. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

18) Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro

Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro

Para se chegar a Ilha de Paquetá é necessário pegar uma Barca na Praça XV no Centro do Rio de Janeiro, o trajeto leva por volta de 1:20h,  é uma passeio muito agradável de fazer, você navegara pelas águas calmas da Baía de Guanabara e terá uma vista sensacional do Rio de Janeiro abrangendo outros municípios como NiteróiSão GonçaloMagé entre outros, no vídeo que está no inicio do artigo mostro melhor o trajeto que a Barca faz.

Ilha de Paquetá tem 8km de extensão, conta com 24 pontos turísticos catalogados além de 11 Praias que ficam em volta dela com belas paisagens. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

19) Cachoeira de Monjolos em Magé

Cachoeira de Monjolos em Magé

Cachoeira de Monjolos é uma das cachoeiras mais bonitas do distrito de Santo Aleixo no Município de Magé, formada por três quedas d´águas de 45 metros de altura, acaba atraindo multidões em épocas quentes para se banhar e aproveitar esse belo momento com a Natureza. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

20) Portais de Hércules em Guapimirim

Portais de Hércules em Guapimirim

Portais de Hércules é considerado o Mirante mais bonito da Serra dos Órgãos, De lá, é possível ver toda a beleza e grandeza da Serra dos Órgãos de um ângulo completamente diferente, a cadeia de montanhas pontiagudas mais famosa do montanhismo nacional é considerada umas das mais bonitas do Brasil. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

21)  Castelos do Açu em Guapimirim

Castelos do Açu em Guapimirim

Os Castelos do Açu é formado por uma sequências de rochas gigantes, amontoadas umas sobre as outras e fica localizada entre os municípios de PetrópolisGuapimirim e Magé. Sua trilha é pesada de aproximadamente 8 quilômetros, tendo início na portaria do Parnaso em Petrópolis, a trilha é bem sinalizada e nos fins de semana e feriados é bem movimentada, porém a maior parte do trajeto é muito íngreme fazendo com que se torne uma trilha bem cansativa. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

22) Morro das Andorinhas em Niterói

Morro das Andorinhas em Niterói

O Morro das Andorinhas tem 196 metros de altura, fica localizada em Itaipu, na Cidade de Niterói, e faz parte do Parque Estadual Serra da Tiririca, a trilha é bem simples de fazer, não requer grandes esforços e em uma média de 40 minutos de caminhada consegue chegar ao cume. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

23) Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jardim Botânico do Rio de Janeirov

Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um passeio muito agradável de fazer, o lugar reserva para você vários atrativos com bio diversidades, com mais de 50 pontos catalogados entre jardins, estátuas, árvores e espécies de plantas,  chega ser difícil visitar todos os pontos em um único dia, mas se você gosta de caminhar por ruas arborizadas e contemplar espécies de plantas e árvores diferentes esse é o lugar certo para você. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

24) Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro

Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro

Pedra do Telégrafo se tornou sensação nas redes sociais, com seus 354 metros de altura e 40 minutos de trilha virou quase que ponto obrigatório para os amantes de aventura para tirar belas fotos dando a impressão de estar a beira de um abismo, situada em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro a Pedra do Telégrafo tem levado visitantes do mundo todo. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

25) Costão de Itacoatiara em Niterói

Costão de Itacoatiara em Niterói

Costão de Itacoatiara é uma das trilhas mais famosas na Cidade de Niterói, no Bairro de Itacoatiara, o Costão tem 217 metros de altura e não exige muito esforço para se chegar ao cume, em média você consegue fazer essa trilha em pouco mais de 40 minutos e vai ter uma vista surpreendente de toda região. (CLIQUE AQUI para ver o artigo completo)

Vídeo que mostra parte de cada lugar mostrado nesse artigo:

Dicas de Artigo:

Em nosso Blog existe um artigo de 17 lugares diferentes para conhecer da Cidade de Niterói, nesse artigo abordo mais lugares que não entraram nesse artigo sobre o estado do Rio de Janeiro, caso tenha curiosidade em ler esse artigo basta CLICAR AQUI.

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, sei que ainda tem muitos lugares do Estado do Rio de Janeiro que poderiam ter entrado nesse artigo mas não tive oportunidade de visitar para filmar ou fotografar ainda… Vai ficar para o próximo artigo que pretendo fazer, sugiro que assista o vídeo que deixei acima, ali mostro de forma rápida cada ponto mencionado nesse artigo e para ter informações mais completas acessem o link original dos artigos que deixei após a descrição, assim vão ter informações mais completas e vão poder se organizar.

Finalizando o artigo:

Caso tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato através das redes sociais, espero que tenha gostado desse artigo e te espero no próximo artigo, abraços…

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia meu caro amigo !
    Parabéns pelo seu trabalho,em demonstrar pontos positivos em nosso estado. O Rio oferece opções incríveis para os amantes da natureza. Existe inúmeras opções, como: mirante do Urubu e Sacopã na lagoa, Pedra do Proa e Pico da Agulhinha Floresta da Tijuca, Ilha Grande, Ilha de Itacuruçar etc… Pena os residentes do Rio não conhecer seu próprio estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui