Travessia Cobiçado x Ventania em Petrópolis Trilha Completa.

3.489 visitas
Travessia Cobiçado x Ventania em Petrópolis

A Travessia Cobiçado x Ventania é considerada uma das mais belas trilhas da região, fica localizada no bairro do Caxambu da cidade de Petrópolis, é considerada uma trilha pesada com 12 km de extensão, leva-se uma média de 7h para se fazer a travessia, não indicada para iniciantes.

Para chegar até o inicio da trilha é necessário chegar até a Igreja de Três Pedras no Caxambu em Petrópolis, ao chegar na igreja já vamos ver o Pico do Cobiçado, iremos seguir pela rua a direita e seguir ela até o final, onde iremos subir uma rua bem íngreme e passar por dentro de algumas propriedades até chegar ao inicio da travessia onde tem uma placa informando, como podemos ver nas fotos abaixo.

Rua atrás da Igreja de Três Pedras no Caxambu
Caminho que leva a Travessia Cobiçado x Ventania
Inicio da Travessia Cobiçado x Ventania

Após chegar na placa inicia-se a subida até o morro do Cobiçado, essa subida é bem íngreme tem por volta de 2km, leva-se uma média de 2h para chegar ao cume, essa primeira parte da travessia é a mais puxada, e é bem exposta ao sol, indo com tempo aberto vai contemplar uma bela vista durante a subida, como podemos ver nas fotos abaixo.

Subida para o cume do Cobiçado
Subido para o cume do Cobiçado
No fundo vista para o Morro do Açu da Serra dos Órgãos
Travessia Cobiçado x Ventania em Petrópolis
Pico do Cobiçado

O principal atrativo dessa travessia é a contemplação das espetaculares paisagens da Serra do Mar, podendo contemplar partes das cadeias de montanhas da Serra dos Órgão como a Maria Comprida, Alcobaça, Morro do Açu e Castelos do Açu, Pico Maior de Magé, Pedra Mãe e Agulha do Itacolomi, Torres do Morin e muitos outros, e passando por diversos picos como o Cobiçado, os Vândalos, Tridente, nas fotos abaixo você vai ver uma ideia de como é a vista do Cume do Cobiçado.

Cume do Cobiçado em Petrópolis
Cume do Cobiçado

Após curtir a vista no Morro do Cobiçado nossa próxima parada é no Morro dos Vândalos que é o ponto mais alto dessa travessia com 1742 metros de altitude, vamos passar por um terreno menos íngreme e caminhar pelas cristas das montanhas com um cenário muito bonito.

Morro dos Vândalos
Vista do cume do Morro dos Vândalos com a Pedra do Diabo a esquerda
Vista do cume do Morro dos Vândalos com a Pedra do Diabo a esquerda e a direita Agulha do Itacolomi
Morro dos Vândalos Petrópolis

Saindo do Morro dos Vândalos vamos contornar a Pedra do Diabo, como o tempo fechou e ficamos sem visibilidade não subimos, resolvemos passar direto, mas caso você vá é possivel subir o Morro do Diabo e aproveitar a vista de lá também, como não subimos contornamos o Morro do Diabo e saímos no Morro do Tridente, após algumas subidas e descidas íngremes.

Morro do Tridente
Vista do Morro do Tridente
Passagem pelo Morro do Tridente
Descida do Morro do Tridente
Passagem da crista que leva ao Alto Ventania

Seguindo pela crista da montanha após descer o Morro do Tridente, vamos chegar no morro do Alto Ventania que tem 1560 metros de altitude, no local existe uma placa informando o fim dessa travessia e teremos uma bela vista.

Após a saída do Morro do Ventania nossa trilha continuará por um caminho de pequenos córregos, cachoeiras e plantações locais até chegar na rua, esse trajeto leva mais uns 40 minutos, vamos passar também por baixo de algumas torres de transmissão com uma vista bonita como podemos ver nas fotos abaixo.

Fim da travessia Cobiçado x Ventania
Trajeto que leva até a rua

Vídeo de nossa aventura:

Como Chegar a Travessia Cobiçado x Ventania:

Para chegar ao inicio da Travessia Cobiçado x Ventania basta se dirigir para a rua Caminho do Cobiçado, em Caxambu na cidade de Petrópolis, usar como referência a Igrejinha de Três Pedras.

A melhor forma de ir é de carro, basta ajustar o GPS para o endereço acima e chegar na Igreja e deixar o carro próximo a igreja e subir a rua até o inicio da trilha a pé, e após finalizar a travessia voltar de ônibus para a igreja e pegar o carro, caso pretenda ir de ônibus a linha que roda até a igreja é a 470 Caxambu Santa Izabel.

Como fazer o Cobiçado x Ventania:

A travessia Cobiçado x Ventania é um pouco puxada e não é indicada para incitantes, mas se você já tiver o hábito de fazer trilhas acredito que vai conseguir, a trilha é sinaliza, com algumas estacas, placas e setas informando a direção, vai ter alguns trechos de escalaminhadas, mas nada difícil de superar.

Como a travessia é bem exposta ao Sol, Leve bastante água, só achei um ponto de coleta de água bem no final da trilha, se proteja ao máximo do sol e se for possivel vá bem coberto, em alguns pontos o mato está alto e pode lhe causar cortes pelo capim.

Dicas de Artigos para ler:

Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos como Castelos do Açu, Pedra do SinoEscalavradoPortais de Hércules, fiz a Travessia clássica de 3 dias a Petrópolis x Teresópolis e até encarei a 3º maior montanha do Brasil o Pico da Bandeira em Minas Gerais, clique nos nomes de cada montanha e seja direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas sobre essa travessia, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor da travessia Cobiçado x Ventania, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

Saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui