A Travessia da Neblina é um clássico das travessias do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para quem está planejando fazer essa aventura é bom se planejar, o trajeto não é sinalizado, tem por volta de 15km de extensão, todo o trajeto leva por volta de 10h em um terreno íngreme e muito irregular, é considerada uma travessia pesada não indicada para iniciantes.

Inicio da Travessia da Neblina

O Trajeto se inicia pela sede do Parnaso em Teresópolis, acessando a trilha tradicional para a Pedra do Sino e fazendo um desvio no meio do caminho sem sinalização passando pelo Paredão Paraguaio e subindo até a Pedra da Cruz que fica a 2130 metros de altura, do cume da Pedra da Cruz vamos ter uma visão incrível contemplando Várias formações rochosas da Serra dos Órgãos e teremos uma vista diferente do parque, confira nas fotos abaixo um pouco do trajeto.

trajeto travessia da neblina
Início da trilha
cachoeira véu de noiva de Teresópolis
Cachoeira Véu de Noiva de Teresópolis
cachoeira véu de noiva de Teresópolis
Cachoeira Véu de Noiva
trajeto travessia da neblina
No trajeto temos essa vista dos Três Picos de Friburgo
paredão paraguaio parnaso
Paredão Paraguaio

Para quem conhece a trilha da Pedra do Sino sabe que boa parte dela é coberta pela vegetação e não tem muita vista, praticamente andamos por umas 4h até a Pedra da Cruz que fica a 2130 metros de altura, ali paramos para descansar e curtir a vista, confira um pouco da vista da Pedra da Cruz.

pedra da cruz serra dos órgãos
Vista para Agulha do Diabo de fundo
pedra da cruz parque nacional serra dos órgãos
Vista para o Dedo de Deus e Escalavrado de fundo
pedra da cruz parnaso
Cidade de Teresópolis abaixo e de Fundo os Três Picos de Friburgo
pedra da cruz parnaso mirante
Mirante que originou o nome dessa montanha, tem uma Cruz na rocha

Eu já estive na Pedra da Cruz antes, quando fiz a Travessia Petrópolis x Teresópolis, porém o caminho que fiz foi outro, estava descendo a trilha da Pedra do Sino e antes das ruinas do “Abrigo Três” entramos em um caminho também sem sinalização e subimos a Pedra da Cruz, o caminho desse artigo da Travessia da Neblina é mais curto para chegar na Pedra da Cruz, caso queira ver o outro artigo CLIQUE AQUI.

Saindo da Pedra da Cruz vamos descer em direção a Verruga e Queixo do Frade, esse trajeto vai levar mais umas duas horas até o primeiro ponto de Rapel, o legal desse trajeto que vamos ter vários mirantes pelo caminho com vistas bem diferentes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, confira nas fotos abaixo.

verruga do frade parnaso
Verruga do Frade

descida da travessia da neblina

Trajeto da Travessia da Neblina
Trajeto da Travessia da Neblina

 

rapel travessia da neblina
1º Rapel da Travessia da Neblina
rapel travessia da neblina
Aqui não chega nem ser rapel, usa corda só para dar mais segurança na passagem do trajeto

Após passar por esse ponto de corda, vamos continuar descendo e vamos encontrar mais alguns mirantes pelo caminho, o trajeto requer calma e atenção para caminhar.

travessia da neblina
Verruga e o Queixo do frade visto de baixo
travessia da neblina na serra dos órgãos
Dedo de Deus do lado esquerdo
cidade de Teresópolis anoitecendo
Cidade de Teresópolis anoitecendo
descida da travessia da neblina
Descendo para o 3º ponto de rapel

Ao chegar nesse ponto da foto acima vamos iniciar o 3° Rapel e esse é o mais complicado, ele tem por volta de 25 metros de altura é necessário cadeirinha, corda, capacete e todos os equipamentos de segurança.

O rapel inicia com apoio na pedra e continua na vertical em um paredão reto e só passa uma pessoa por vez, não consegui filmar ou fotografar essa parte porque ao chegar na minha vez já estava escuro e por questão de segurança não quis arriscar descer segurando câmera, passando esse ponto de Rapel vamos caminhar até a porteira onde iniciamos a trilha e vamos encarar mais umas 3h de caminhada até chegar no estacionamento do parque na parte alta.

Vídeo da Travessia da Neblina

Abaixo vou deixar o vídeo de minha aventura na Travessia da Neblina, o vídeo vai complementar bastante esse artigo e vai ter noção melhor do trajeto.

Dicas de Agência para fazer a Travessia da Neblina:

Eu fiz essa aventura com a Four Adventurers, não tem como fazer sem Guia ou Agência, o local não é sinalizado, tem risco de acidente, se perder e ainda conta com os lances de Rapel que é necessário levar corda e equipamentos de segurança, vou deixar o Instagram da Four Adventures aqui caso deseje solicitar uma cotação ou ver a agenda deles de aventuras: @f4adventurers

Informações sobre o parque:

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique

Dicas de aventuras além da Travessia da Neblina:

Eu já visitei outras montanhas da Serra dos Órgãos e outras montanhas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, abaixo deixei listado caso tenha interesse em ler os artigos, basta clique nos nomes de cada montanha e vai ser direcionado para os artigos e conhecer essas outras montanhas.

Mirante do Inferno – Teresópolis

Travessia da Neblina – Teresópolis

Travessia Petrópolis x Teresópolis

Pedra do Sino – Teresópolis

Pedra da Cruz – Teresópolis

Portais de Hércules – Petrópolis

Trilha Castelos do Açu – Petrópolis

Escalavrado – Guapimirim

Pico da Bandeira – Minas Gerais (3º maior montanha do Brasil)

Pico das Agulhas Negras – Itatiaia (5º maior montanha do Brasil)

Finalizando o artigo da Travessia da Neblina

Bom amigos esse artigo vai ficando por aqui, espero que tenha esclarecido algumas duvidas sobre a Travessia da Neblina, o vídeo que deixei acima vocês tem uma visão melhor como é a trilha, caso tenha alguma duvida use o campo de mensagem abaixo ou faça contato pelas redes sociais, abraços e até o próximo artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui