Início » Destaques » Trilha do Escalavrado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Trilha do Escalavrado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
21 de novembro de 2017

Trilha do Escalavrado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Escalavrado é uma das formações rochosas mais bonitas da Serra dos Órgãos e possui 1.406 metros de altura, o início da trilha fica as margens da BR-116 (Rio-Teresópolis) em Guapimirim e é de fácil acesso de carro.

O Escalavrado é considerado uma trilha muito puxada e não é indicada para iniciantes, você vai encarar uma trilha estreita, íngreme e com muitos pontos de escalaminhadas, a trilha é quase toda nesse ritmo, hora você sobe pelas fendas das rochas, outra segurando em troncos, raízes e em alguns momentos é necessário o auxílio de corda para ter uma segurança melhor devido ao terreno íngreme, nas fotos abaixo você vai ter uma ideia do caminho a ser percorrido e do início da trilha.

Escalavrado visto da BR-116 (Rio-Teresópolis)Escalavrado Teresópolis

Início da TrilhaInício da trilha do Escalavradosubida do escalavrado

Como vimos nas fotos acima esse é o início da trilha, um trecho fácil de ultrapassar, não vai ser necessário o uso de cordas nesse primeiro momento e após superar esse trecho vamos caminhar até o primeiro mirante com uma vista muito bonita para o Dedo de Deus e parte das montanhas da Serra dos Órgãos.

vista do escalavrado para dedo de deus

Voltando para a trilha vamos encarar um paredão de aproximadamente 30 metros, nesse ponto vai ser necessário o uso de corda para ter mais segurança na hora de subir, esse ponto foi o que achei mais complicado para subir e para descer, mas indo com pessoas que conhecem o local e com os equipamentos corretos, você vai conseguir subir numa boa.

subida do escalavrado com cordasubida do escalavrado com corda

O Escalavrado é uma das poucas montanhas em formato de aresta, na qual a caminhada é feita pela crista da rocha, durante o longo percurso você vai caminhar por penhascos de ambos os lados, porém contemplando uma vista incrível da Serra dos Órgãos e ali perto de você o Dedo de Deus que é a formação rochosa mais famosa do Brasil e cobiçada por todos os montanhistas.

altura do escalavradodedo de deus teresopolis

Após quase 4h de caminhada chegamos ao cume do escalavrado, com seus 1.406 metros de altura vai te proporcionar uma vista incrível para toda Serra dos Órgãos, vai poder ver as famosas montanhas ali na sua frente como o Dedo de Deus, Pedra do Sino, Garrafão, o Dedo de Nossa Senhora, Portais de Hércules, Cabeça de Peixe entre outras.

escalavradoClique na imagem abaixo para ver a foto ampliada e ver as montanhas que podemos ver do cume do Escalavrado.montanhas da serra dos órgãos

Aproveitei e deixei minha assinatura no livro do cume para deixar no alto da montanha registrado que no dia 15/11/2017 eu estive lá econquistei o cume do Escalavrado com uma galera fantástica e super animada.

livro do cume do escalavrado

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

A trilha não tem uma placa informando a entrada, o início da trilha do Escalavrado fica no meio da rodovia BR-116 (Rio-Teresópolis), como mostro na foto do início da postagem, também não é de fácil acesso de ônibus, o mais indicado é ir de Carro e deixar o carro no estacionamento do Paraíso das Plantas ou no Restaurante Paraíso da Serra em Guapimirim, CLIQUE AQUI para ver o lugar no Google Street View.

O Escalavrado não é uma trilha simples, se você é montanhista e tem os equipamentos básicos vai conseguir numa boa chegar ao cume, agora para os iniciantes e aventureiros que gostam de fazer tudo sozinho não aconselho se arriscar nela, é uma trilha puxada e tem os seus riscos de acidente, sugiro que procure um Guia ou uma Agência para te auxiliar nessa pesada trilha com segurança.

Leve bastante água para beber no mínimo 2 litros se for na época de calor, vá de tênis ou bota apropriada para o terreno, leve algo para lanchar e repor as energias na hora de descer, como toda subida é bem exposta ao sol se proteja ao máximo, vá de óculos escuro, chapéu, protetor solar e o mais importante suba no seu ritmo sempre respeitando sua condição física.

Você também vai gostar dos Artigos abaixo:

Vinicius BragaVer todas as postagens

Sou um Cara que cansou de sua rotina diária e resolveu conhecer os lugares do estado do Rio de Janeiro onde moro, fiz o Blog e montei o Canal no YouTube para registrar os lugares que estou conhecendo em fotos e vídeos.

Comentários Facebook :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *