O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar com 2257 metros de altura e fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, no Parque Estadual dos Três Picos, no estado do Rio de Janeiro.

Do alto do Pico da Caledônia temos uma vista muito bonita para toda região e vamos encontrar a famosa pedra apelidada de “Coração de Boi” que é o ponto principal de onde tiramos as fotos clássicas com os Três Picos de Fundo (isso se o tempo colaborar…).

A caminhada para o Pico da Caledônia começa no bairro Cascatinha, ao chegar no centro do bairro vamos nos dirigir para Estr. São Lourenço, 261 usar como referência o Parque Municipal Juarez Frotté e subir a rua direto até a entrada do Caledônia, você pode subir andando e encarar os 7km até a portaria (uma média de caminhada entre 3h a 4h dependendo do seu ritmo) ou tentar subir de carro, mas aviso logo que a estrada é íngreme, estreita e carros de passeios tem muita dificuldade de chegar lá, o risco de acidente é alto, eu aconselho caso vá no seu carro particular deixar ele na rua do Parque Municipal Juarez Frotté e subir andando, Eu e uns amigos fomos de carro até o bairro e fizemos contato com um rapaz que mora na região e nos levou em uma 4X4 e chegamos em 30 minutos na portaria, no final do artigo vou deixar o contato dele, confira abaixo algumas fotos até a entrada do Caledônia.

rua para o pico da caledonia
Local onde indico deixar o carro

estrada para o pico da caledonia

Na Foto abaixo vamos ver o ponto onde as pessoas assistem o Nascer do Sol, fica antes da portaria na estrada, nesse local é permitido pernoitar, é muito comum ver fotos nas redes sociais do nascer do sol desse ponto.

area de camping do caledonia
Mirante no meio da estrada

Na foto abaixo vocês vão ter noção de como é estreita a rua e em alguns pontos só passa um carro por vez.

estrada para o pico da caledonia

Após 30 minutos de subida de carro, chegamos na portaria do Caledônia, iremos nos identificar e nos registrar para acessar a parte das escadas.

portaria do caledonia
Portaria do Caledônia

Após fazer a identificação na portaria e se registrar vamos andar por mais dois minutos e chegaremos nas escadas, que estão bem conservadas, tem corrimão além de ter uma vista muito bonita, vá subindo aos poucos no seu ritmo e contemplando a beleza do lugar, a subida é cansativa, tem mais de 600 degraus e um desnível bem alto, o corpo sente bastante mas subindo aos poucos você consegue, confira abaixo algumas fotos.

Escadas do Caledônia

escadas da trilha do caledonia

Agora que você passou pelas escadas, vai andar por mais uns 5 minutos, passar pelas antenas e chegar no marco zero, um bloco de concreto onde marca o ponto mais alto do Pico da Caledônia com 2257 metros de altura e de fundo vai ver o mirante com a pedra em formato de coração, confira nas fotos abaixo.

antenas da Petrobrás do pico da caledonia
As famosas antenas
ponto mais alto do pico da caledonia
Ponto mais alto do Pico da Caledônia

Ao chegar nessa parte agora basta usar a imaginação e explorar o local para tirar suas fotos e guardar de recordação, confira algumas fotos que tirei abaixo.

Pico da Caledônia

trilha pico da caledonia

Pico da Caledônia Friburgo

pico da caledonia nova friburgo

trilha pico da caledonia friburgo

escada do caledonia

Fala a verdade o lugar é bonito né? abaixo vou deixar o vídeo que postei em meu canal no YouTube dessa aventura ao Pico da Caledônia, para que você tenha uma ideia de como é o local por vídeo.

Dicas & Informações Sobre o Pico da Caledônia:

01- A portaria do Parque abre as 08:00h e a entrada é permitida até as 15h, se ao chegar lá estiver fechado espere! não invada o local, ali é uma área particular.

02- Não é necessário de guia para te levar, o trajeto é fácil de fazer após ultrapassar a portaria.

03- Leve seu documento de identidade, só é permitida a entrada após apresentar seus documentos.

04- No local e na estrada não tem onde comprar água nem lanche, apenas no centro de Cascatinha, então vá preparado.

05- O local é bem exposto ao sol e ao vento, vá bem protegido.

06- A entrada é gratuita, não precisa se preocupar em pagar nada na portaria.

07- A estrada no dia que fui boa parte estava bem conservada, em alguns trechos tinha uns buracos que podem danificar seu carro, são 7km de subida bem íngreme, carros de passeio tem muita dificuldade em subir, não é aconselhável subir, tem muitos relatos de acidentes de pessoas que perderam o controle e caíram nas ladeiras ao perder o controle do carro, se você não tem um carro com tração 4×4 não arrisque, melhor deixar o carro onde indiquei no inicio do artigo e subir a pé, nesse dia que fui vi várias pessoas fazendo isso.

08- Eu e uns Amigos fizemos contato com um rapaz da região que está acostumado a fazer o deslocamento das pessoas em uma Pickup e tem experiência no trajeto, ele nos cobrou no dia R$: 400,00 como estávamos em 5 pessoas, saiu a R$: 80,00 por pessoa, ele nos levou e esperou até a gente cansar de ficar lá e desceu com a gente, segue o contato dele: Junior (22) 99995-1252, Ele aceita pagamento em dinheiro ou via Pix e pode pagar na hora, chama ele no WhatsApp e faça uma cotação, subimos em 30 minutos no carro dele, caso tivéssemos ido a pé seria mais ou menos 3h ou 4h de caminhada até a portaria.

09- Se na região estiver chovendo, mesmo que seja chuva fraca não é permitido entrar pelos guardas que ficam na portaria, vai correr o risco de subir e ter que voltar, dê preferencia a dias que não tem previsão de chuva para não correr o risco de dá uma viagem perdida, tenho amigos que foram lá e não passaram da portaria porque estava com chuva fraca, os guardas não permitiram a entrada.

Como Chegar no Pico da Caledônia?

Para chegar no Pico da Caledônia é necessário ir até o Bairro de Cascatinha em Friburgo e se dirigir para a portaria do Pico da Caledônia, confira abaixo como ir de Ônibus ou de Carro.

De Ônibus: Ao chegar na Rodoviária em Friburgo (Rodoviária Nova Friburgo – Terminal Sul) pegar a linha 44 para Cascatinha, esse trajeto de ônibus saindo da Rodoviária leva em média 2:00h e não passa com muita frequência. (Confirme na internet se essa linha de ônibus está ativa antes de ir, pode ocorrer mudanças.)

De Carro: Basta ajustar o GPS para o Pico da Caledônia que funciona muito bem, não tivemos problemas indo com o GPS saindo do centro do Rio de Janeiro.

Dicas de trilhas para Fazer no Parque Estadual dos Três Picos

Eu já fiz  6 trilhas no Parque Estadual dos Três Picos até o momento, A Travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades, Pico da Caledônia, Pedra do ElefanteDois Bicos, Torres de Bonsucesso e Pico da Branca de Neve. Basta clicar em cada nome para ser redirecionado para os artigos.

Finalizando o Artigo do Pico da Caledônia:

Bom Amigos, esse artigo sobre o Pico da Caledônia vai ficando por aqui, espero que o artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou envie uma mensagem pelas minhas redes sociais, abraços e até o próximo artigo!