O acesso para a trilha das Torres de Bonsucesso se dá pelo município de Teresópolis no distrito de Bonsucesso e Pertence ao Parque Estadual dos Três Picos, o acesso para a trilha é gratuito a única taxa que se paga é do estacionamento que fica em uma área particular no valor de R$: 20,00 por carro.

As Torres de Bonsucesso formam um grande paredão vertical de quase 1 quilômetro de rochas lisas que se estendem por toda a cabeceira do Vale do Lúcio, formando uma linda cadeia de montanhas que chama muito atenção, as Torres de Bonsucesso ficam entre as cidades de Teresópolis e Friburgo, fazem parte do Parque Estadual dos Três Picos.

torres de bonsucesso teresopolis

As cadeias de montanhas das Torres de Bonsucesso são composta por 3 Rochas ou Torres principais com os seguintes nomes, a Torre Maior com 2.000 Mts de altura,  a Torre Central com 1.860 Mts de altura e o Ferro de Passar Roupa com 1.630 Mts de altura, Eu incluiria também a Torre Sul, mas me parece que ela não é muito popular embora tenha um mirante muito bonito, ela nunca é citada pela maioria das pessoas, na foto acima você consegue identificar elas.

A trilha tradicional tem aproximadamente 3 quilômetros até a Torre Central que fica a 1860 metros de altura, Antes de Chegar na Torre Central vamos passar pelo Ferro de Passar e a Torre Sul, vamos encarar uma trilha bem íngreme com desnível chegando a 800 metros de altura isso se seu destino for a Torre Central, caso o seu Destino seja a Torre Maior o desnível vai ser de 1000 metros, em um terreno bem irregular e íngreme, prepare o folego porque vai exigir muito dele, confira abaixo um pouco do trajeto pelas fotos.

estacionamento das torres de bonsucesso
Saída do estacionamento
trilha torres de bonsucesso
Passando pela porteira

A entrada da trilha fica a esquerda dos barracões
Porteira onde se inicia a trilha

trilha torres de bonsucesso

A trilha não é sinalizada e tem pouquíssimas marcações, ao longo do trajeto eu vi algumas sacolas amarradas nas árvores mas não estão em todos os lugares, a trilha está bem batida porém existem algumas bifurcações que podem te confundir, eu fiz o seguinte trajeto nas bifurcações e vou passar para vocês:

1º bifurcação seguir para a Direita e iniciar a subida;
2º bifurcação seguir para a Direita e continuar a subida;
3º bifurcação seguir para a Direita e continuar subindo;
4º bifurcação seguir para a Esquerda e caminhar até o Ferro de Passar.

Ao sair da mata e passar pela 4º bifurcação vamos continuar subindo e vamos dar de cara com o primeiro mirante, fique atento que antes de Chegar no Ferro de Passar tem alguns mirantes espalhados que rendem boas fotos como mostro abaixo.

torres de bonsucesso teresopolis

ferro de passar torres de bonsucesso
Ferro de Passar

Seguindo pela trilha vamos continuar subindo e na próxima bifurcação vamos pegar o caminho da esquerda e subir até a Torre Sul e contemplar a vista lá do alto.

mirante da torre sul
Mirante da Torre Sul

Após subir até o mirante da Torre Sul vamos descer e pegar o caminho da direita para chegar na Torre Central, esse caminho também passa pela famosa Pedra Entalada e nos dá uma vista muito bonita como podemos ver nas fotos abaixo.

torre central
Torre Central e no meio a Pedra Entalada
pedra entalada torres de bonsucesso
Pedra Entalada

Agora que passamos a Pedra Entalada vamos continuar subindo até o cume da Torre Central, e contemplar a vista lá do cume como podemos ver nas fotos abaixo.

cume da torre central

De fundo a Torre Maior com 2mil de altitude

Abaixo vou deixar o vídeo que coloquei em meu canal no YouTube dessa aventura, onde vai complementar esse artigo e vai ter uma noção melhor do trajeto e da vista.

Dicas e Informações sobre as Torres de Bonsucesso

A trilha para as Torres de Bonsucesso é considerada uma trilha semi pesada, a trilha tem por volta de 3 quilômetros para chegar até o cume da Torre Central e mais 3 quilômetros para voltar, totalizando 6km, levei por volta de 4h para chegar ao cume da Torre Central e umas duas 2:30h para descer toda a trilha.

Como falei no inicio do artigo o acesso a trilha é gratuito e passa por uma área particular, o carro não pode deixar na pequena estrada é necessário deixar no estacionamento particular que custa R$: 20,00 por carro.

A Trilha não tem sinalização, as torres ou mirantes também não tem identificação, mas seguindo as dicas que coloquei no artigo consegue fazer a trilha, indo em fins de semana e feriados vai encontrar alguns grupos fazendo a trilha, durante a semana o lugar fica deserto.

Parte do trajeto até chegar ao cume é bem fechado por causa da vegetação, em alguns trechos vai ser necessário empurrar o mato para passar, vá bem protegido para evitar cortes do capim, os mirantes são bem expostos ao sol, e como é uma trilha longa e íngreme sugiro levar uma boa quantidade de água, lanche e um bastão de caminhada vai ajudar muito na primeira1:30h de trilha.

Quer Contratar um Guia para te Acompanhar?

Eu não aconselho as pessoas iniciantes a irem sozinhas nas trilhas, caso queira uma Guia para te conduzir nas Torres de Bonsucesso eu te indico a Alice Moura para te guiar com segurança, caso queira contratar o Guiamento dela segue o Instagram dela para fazer contato:

Instagram: @vaicomalice

Como Chegar nas Torres de Bonsucesso

Para chegar nas Torres de Bonsucesso é necessário ir até o distrito de Bonsucesso no Município de Teresópolis, no Distrito de Bonsucesso não há placas indicando o caminho até o início da trilha, mas o GPS funciona muito bem para chegar, não tivemos problemas indo com o GPS, mesmo entrando nas áreas rurais, deve-se seguir pela rua José Manoel Rodrigues, entre o posto de gasolina e a igreja. Seguindo a rua até o final do asfalto existe um bar vermelho. Ao lado do bar, pega-se um curto trecho de rua do lado direito e seguir até chegar no estacionamento.

Dicas de trilhas para Fazer no Parque Estadual dos Três Picos

Eu já fiz  6 trilhas no Parque Estadual dos Três Picos até o momento, A Travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades, Pico da Caledônia, Pedra do ElefanteDois Bicos, Torres de Bonsucesso e Pico da Branca de Neve. Basta clicar em cada nome para ser redirecionado para os artigos.

Finalizando o Artigo das Torres de Bonsucesso

Bom Amigos, esse artigo sobre as Torres de Bonsucesso vai ficando por aqui, espero que o artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas, caso ainda tenha alguma dúvida use o campo de mensagem abaixo ou envie uma mensagem pelas minhas redes sociais, abraços e até o próximo artigo!